A evolução tecnológica que estamos vendo acontecer não para de surpreender. O conceito de aparelho inteligente – ou smart, na nomenclatura do segmento – vem se alastrando por espaços cada vez mais inesperados, sejam da casa, sejam do coletivo. Nesse sentido, a Google Nest Mini trata-se de uma ferramenta e tanto para quem quer ter dispositivos integrados à internet.

A caixa de som da gigante de buscas chegou o mercado com preço de R$ 349, apesar de já poder ser encontrada por menos do que isso em varejos nacionais. Pode até parecer muito para um aparelho tão pequeno, são apenas 9,8 cm de largura ou profundidade, porém dimensionar a sua inovação é um tanto quanto difícil, sobretudo de você não teve contato com dispositivos similares.

A Google Nest Mini está na sua 2ª geração e é capaz de responder a comandos de voz da Google Assistente, está repaginada no quesito qualidade de áudio em relação às suas antecessoras (Google Home Mini) e ocupa pouco espaço na sua decoração. Além disso, ela é elegante tanto na sua aparência quanto no seu comportamento.

Por acaso, você já testou comandos disponíveis para a Google Assistente? Seu leque variado de opções e instruções também está presente nela, mas sua integração a outros dispositivos inteligentes ganha papel de destaque. Tarefas como acender a luz, coordenar o ar-condicionado ou ligar a TV também entram na conta.

Vale dizer que toda essa comodidade é feita com muita facilidade. Os sensores da caixinha também evoluíram, por isso ela conta com um grande espectro de recepção sonora. Contudo, ela capta especificamente a voz de seu dono para seus comandos, pois ela atua com reconhecimento de voz para isolá-la do sou um ambiente. É bem legal!

Leia mais: Internet residencial: qual o plano ideal para casa?

REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? NA TIM TEM!

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Google Nest Mini: conhecendo seus detalhes

Entre os aparelhos que se popularizaram com a democratização tecnológica, as caixinhas de som com Bluetooth têm um lugar especial na lista. Isso, pois o brasileiro é apaixonado por música, e elas podem ser encontradas em praticamente qualquer loja, seja física, seja virtual. E os preços também atendem a todas as necessidades.

Nesse sentido, a Google Nest Mini até funciona como uma, apesar de suas funções irem muito além. Então, se você está pensando em comprar uma caixinha de som, deve saber que ela pode atender suas necessidades, sendo minimamente compatível com a concorrência na mesma faixa de preço (de marcas de destaque, pois não estamos levando em conta nada de qualidade duvidosa).

Porém, não é possível estabelecer uma comparação direta contra outros apetrechos dedicados à música, pelo menos em termos de volume. É preciso lembrar que, apesar de contar com uma boa sonoridade, o grande destaque aqui fica por conta da integração a outros dispositivos.

Se você quer entender um pouco melhor o que significa essa integração, vale a pena ler sobre a Internet das Coisas (IoT), pois o assunto é bem legal.

Voltando ao tema, é a partir dessa conectividade à internet que a Nest se destaca, sendo alçada ao posto de “caixa de som inteligente”.

A inteligência da Google Nest Mini

A Google Assistente chega a assustar no primeiro momento de interação com ela. Falando e entendendo português extremamente bem, a assistente virtual conta com um repertório de funções bastante variadas no seu portfólio. O legal aqui é que tudo o que você pode solicitar a ela em seu celular ou tablet pode ser solicitado à Google Nest Mini, somada a interação com outros dispositivos.

Se você ainda não está por dentro de o que isso significa, dê uma olhadinha, depois de dizer “OK Google”:

  • Me lembre de X às Y horas!
  • Qual a previsão do tempo para amanhã?
  • Acenda as luzes!
  • Aumente a temperatura do ar-condicionado!
  • Como foi o jogo do (seu time)?
  • Ouvir as notícias do dia!
  • Tocar minha playlist na hora da janta!
  • Aumente o volume!
  • Ligue a TV!
  • Tocar música de tal tipo!

Para qualquer uma das tarefas acima, basta dizer “Ok Google” e seguir com a instrução, tudo por comando de voz. Vale notar, porém, que a integração com outros dispositivos depende, logicamente, de esses dispositivos também serem inteligentes (smart).

Exemplo disso é que se você quiser uma integração com as luzes da sua casa, precisará contar com lâmpadas inteligentes, tais como a Philips Hue – um dos modelos mais avançados nesse sentido. Por outro lado, se você quiser que a TV seja ligada a partir de comandos de voz, ela também precisará estar integrada à Google Nest Mini.

Ou seja, torna-se possível gerenciar e monitorar remotamente todo o ecossistema tecnológico de uma residência, desde que haja suporte para tanto nos dispositivos.

A beleza dos detalhes

A Google Nest Mini tem alguns detalhes bem atraentes. Primeiro, sua saída de áudio é em 360º com driver de 40mm, o que faz com que o direcionamento do som seja em todas as direções, promovendo amplitude sonora para todo o ambiente. Ainda, em relação à sua antecessora, a Nest conta com uma melhora significativa da qualidade de áudio, a qual é dita como superior à do sua principal concorrente, a Echo Dot, da Amazon.

Além disso, seus botões iluminados por LED não são visíveis a partir de seu exterior. Ficando abaixo do tecido que a recobre, só são iluminados quando usuário aproxima sua mão do aparelho, o que é bem legal. Ainda assim, o controle por voz é mais acurado.

Google Nest Mini

Seu tamanho é outro atrativo bem legal, visto que ela tem apenas 9,8cm de largura e profundidade. Ou seja, ela é realmente pequena, pesando apenas 181g.

Google Nest Mini

Com relação ao desempenho, o dispositivo conta com um processador quad-core de 1,4GHz, como machine learning de alto desempenho. É justamente essa característica que faz com que o aparelho possa reconhecer os comandos de seu dono a partir de outro cômodo – ou pelo menos essa é a promessa da fabricante.

Para colocar o dispositivo em funcionamento, é preciso utilizar o aplicativo Google Home, disponível tanto para Android quanto para iOS.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Vale a pena comprar?

A Google Nest Mini é uma solução tecnológica bem inovadora. Se você está pensando em adquirir uma para promover integração aos dispositivos eletrônicos da sua casa, ela se qualifica como uma bela opção, e a marca Google geralmente não deixa pontas soltas nas suas soluções.

Vale dizer, porém, que se a sua pretensão é somente contar com uma caixinha de som, aí a coisa muda de figura. Isso, pois, apesar da sua qualidade sonora, ela não é capaz de animar uma festa. Talvez ela até seja compatível com concorrentes da mesma faixa de preço, algo em torno de R$ 349, mas pode te desapontar nesse quesito.

Isso, pois, investindo um pouco mais, caixinhas de som realmente mais qualificadas em termos de volume (para a opção balada) são encontradas.

Leia mais: Como melhorar a internet: saiba como usar melhor seu plano de dados

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui