Os grupos do Telegram têm feito cada vez mais sucesso por conta da sua comunicação ágil e eficiente. Apesar de ser um mensageiro tradicional, as ferramentas com que o aplicativo conta para a distribuição de informações em massa o torna a escolha certeira de grande parte das empresas que se dedicam ao mobile marketing atualmente.

Principal concorrente do WhatsApp para mensagens instantâneas, o serviço já conta com mais de 400 milhões de usuários na sua plataforma. Sua popularização se dá em parte pela possibilidade de personalização do app. Além disso, o grande alcance com que ele conta é outro diferencial e tanto.

Só para se ter uma ideia, um grupo comporta até 200 mil pessoas. Numa comparação direta, o Whats aceita “míseros” 256 participantes, o que evidencia a potencialidade do Telegram quando o objetivo do usuário é distribuir informações sobre o seu negócio ou empreendimento.

Porém, muitas vezes o que se pretende é encontrar um determinado grupo para ter acesso a informações sobre um determinado tema. Nesse caso, é possível encontrá-lo, mas somente quando ele está no modo público. Se assim for, ele poderá ser encontrado nos resultados das buscas disponíveis no aplicativo.

Por outro lado, os grupos do Telegram que tem a seleção privada não podem ser encontrados, apesar de poderem ser distribuídos por meio de indexação por terceiros. Assim, o compartilhamento por um interessado se torna uma opção.

Há outras particularidades que tornam esse tipo de solução uma excelente opção para os usuários do mensageiro, e descobrirá todas elas a partir de agora.

Leia também: Reconhecimento facial é a nova tecnologia de impressão digital

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Grupos e Canais do Telegram

O Telegram conta com duas modalidades distintas quando o assunto é distribuição de conteúdo em massa.

  • Grupos do Telegram

A primeira, e foco deste texto, são os grupos. Neles, o funcionamento é de uma espécie de chat, no qual é possível discutir assuntos variados com pessoas diferentes onde quer que elas estejam localizadas. Aqui, é possível contar com até 200 mil membros, o que, num comparativo, coloca a opção como muito superior à do seu principal concorrente, o WhatsApp.

Além disso, algumas funcionalidades dessa modalidade são bem interessantes. É possível, por exemplo, mudar o histórico do grupo. Desse modo, novos participantes ficam habilitados a ler as mensagens anteriores ao seu ingresso, o que é bem legal quando os grupos são dedicado a discussão de temas.

Outra particularidade é o fato de poder haver administradores com benefícios granulares, o que facilita o controle e a gestão daqueles que são muito numerosos. Os administradores podem fixar mensagens essenciais no início da tela, fazendo com que uma determinada informação seja de fácil acesso a todos, inclusive aos novos integrantes.

Tradicionalmente os grupos do Telegram são privados, o que dificulta encontrá-los via buscador do aplicativo. Alguns poucos grupos públicos podem ser vistos por aí, mas são exceção à regra.

Leia mais: Quer descobrir o Telegram desde o início? Então, clique aqui!

  • Canais do Telegram

Os canais possuem uma mecânica um pouquinho diferente, sendo que sua principal função é a de ser um distribuidor de informação ou notícia. A partir deles, seus participantes recebem um determinado conteúdo de maneira automatizada. Aqui, mensagem, fotos, vídeos, posts, tudo pode ser transmitido, lembrando que seu funcionamento é unidirecional: o canal transmite e seus participantes recebem.

Como não há interação, mas somente o repasse automático, os canais não contam com limitação no número de membros. E, do mesmo modo que acontece com os grupos do Telegram, podem ser públicos ou privados, dependendo da configuração adotada pelo seu administrador.

Como achar os grupos do Telegram

Conforme já antecipamos, os grupos do Telegram que sejam determinados por seus administradores como públicos podem ser encontrados no próprio buscador do aplicativo, quando indexados por terceiros ou quando seus administradores solicitam sua divulgação em plataformas específicas.

Esse último caso funciona da seguinte maneira: plataformas centralizadoras de listas de grupos são solicitadas pelos administradores de seus grupos que divulguem seu grupo. Assim, é possível encontrar diversos numa única página, a partir de pesquisas simples.

Separamos dois sites que cumprem muito bem essa função:

1. TelegramGroup

telegramgroup indexador de grupos do telegram

O TelegramGroup permite localizar tanto grupos quanto canais e bots, a depender dos filtros selecionados pelo usuário. As listas são grandes, os assuntos são variados, e há grandes chances de você encontrar por lá o que procura.

2. TeleGroups (Telegram Index)

O TeleGroups é outro indexador bastante eficiente, o qual conta com listas bem diversas e numerosas. Com funcionamento semelhante à opção anterior, a ferramenta também permite que o usuário selecione filtros específicos, entre grupos, canais ou bots.

3. Achando canais pelo Telegram

Diferentemente dos grupos do Telegram, os canais tradicionalmente contam com a configuração “público” ativada. Logicamente, sua função principal é distribuir conteúdo relevante para um determinado público, o que faz com que seja do interesse dos próprios administradores que eles sejam encontrados com a maior facilidade possível.

Uma diferença primordial nesse sentido é que, então, eles podem ser localizados diretamente pelo buscador do próprio aplicativo. Ou seja, os canais são encontrados dentro da própria interface de busca aos montes. Basta você pesquisar aquele por que está procurando.

No próprio app, faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo do Telegram no seu celular e toque no ícone de busca (a lupa);
  2. Em Buscar, digite o nome do canal pelo qual está procurando ou um tema de canal que você deseje encontrar;
  3. No campo Busca global, o aplicativo irá exibir os canais listados como públicos com nomes ou temas equivalentes, facilitando a sua vida.

Como criar seu grupo ou canal no Telegram

Se você deseja criar um grupo ou canal, basta fazer o seguinte:

  1. Na página inicial do aplicativo, selecione Nova Mensagem;
  2. Depois, selecione Novo Grupo ou Novo Canal;
    criar grupo do telegram
  3. Se a opção seleciona for canal, você, antes, inserirá o nome dele e a imagem que deseja no perfil;
    grupo telegram
  4. Na sequência, selecione os contatos que deseja colocar dentro do que está criando, para que esses usuários tenham acesso às transmissões.

Grupos de marketing digital no Instagram

Você está se aventurando na onda do marketing digital, mobile marketing e por aí vai, pensando em impulsionar seus negócios? Se sim, então alguns canais sobre o assunto podem te ajudar a extrair o melhor que as ferramentas atualmente disponíveis oferecem. Confira esta seleção:

  • Like a Boss: o grupo é destinado a notícias sobre inovação, startups e tecnologia;
  • EmpreendaCast – Podcast: grupo voltado para o mundo dos negócios, sobre empreendedorismos, dicas e informações relevantes na área;
  • Rapadura Tech: outro grupo voltado para novidades sobre as áreas de tecnologia, startups e empreendedorismo;
  • Ferramentas Digitais: um grupo exclusivo para discussão sobre as melhores Ferramentas Digitais para Negócios;
  • NegociosDygitais: um canal de informação que oferece dicas de cursos, produtos, lançamento de produtos digitais.

Quer uma dica adicional sobre empreendedorismo? Vale a pena fazer uso dos chatbots. Os robozinhos otimizam a condução dos chats da sua empresa, desoneram a carga horária de funcionários dedicados nesse sentido (sobretudo para negócios que estão começando), e realizam a triagem do que for necessário quando informações iniciais são suficientes para um direcionamento correto do cliente. Vale a pena!

Leia mais: Qual o melhor plano de internet para youtubers? Confira dicas!

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui