No mundo atual, fala-se cada vez mais em home office, ou trabalho remoto. O home office online já é uma modalidade de trabalho bastante conhecida dos pequenos empreendedores, dos freelancers e de alguns profissionais liberais, como profissionais de tradução, por exemplo.

Mas graças aos avanços da tecnologia e à internet ultraveloz, hoje profissionais de muitos setores podem optar por montar um home office online e trabalhar à distância boa parte do tempo. Isso gera diversas economias e traz vantagens para a empresa e para o colaborador. Mas, também pode ser acompanhado de alguns desafios, como veremos abaixo.

Em países como EUA, Inglaterra e Índia, o home office já faz parte do cotidiano e traz benefícios para milhões de empresas e trabalhadores. Neste artigo, traremos as principais diferenças entre o home office tradicional e home office online.

Vamos apontar ainda algumas das principais vantagens e desafios de quem decide fazer de um cantinho da sua casa o seu escritório. E, por fim, traremos alguns planos da TIM para montar o seu home office online. Confira!

CONTRATE SEU PLANO DE CELULAR AQUI! 

O que é o home office

Traduzido para o português, home office significa “escritório em casa”. Entretanto, o conceito de home office é um pouco mais amplo e geralmente é aplicado para todos aqueles que trabalham em suas próprias casas ou em espaços alternativos. Isso pode incluir cafés e locais de coworking, por exemplo.

O home office também é chamado de teletrabalho, trabalho à distância, trabalho portátil e trabalho remoto. Algumas pessoas trabalham assim todos os dias, mas também é comum que parte da jornada seja feita em escritório e outra em casa, dependendo do estilo da empresa.

É um método muito utilizado por freelancers, ou seja, todos aqueles que não possuem um vínculo empregatício com o contratante. Também é uma excelente alternativa para aquelas pessoas que estão começando seus próprios negócios e buscam por um modelo que fuja da fórmula tradicional utilizada por grande parte das empresas.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Algumas empresas utilizam o home office para contar com colaboradores que não precisam estar inseridos no escritório central para desenvolverem suas tarefas. Isso gera economia para o negócio com a redução do espaço físico (aluguel) e diminuição de outros custos, como contas de energia e água, compra de equipamentos, entre outros fatores.

Home office x home office online

Existem muitas maneiras de trabalhar à distância. Milhares de profissionais atuam em home office prestando serviços. São pessoas que que possuem uma expertise específica e que é desejada dentro de um mercado mais amplo.

Normalmente o prestador de serviços é um profissional liberal. Quem vai definir a forma de trabalho é a própria pessoa. Ela oferece o serviço e os clientes acabam se adequando a preços praticados e prazos de entrega.

Já outros profissionais atuam em home office trabalhando para uma empresa. Nesse caso, é um trabalho fixo como qualquer outro, mas a pessoa não precisa sair de casa para ir até o escritório. Com sistemas específicos e próprios de cada empresa, o funcionário precisará ficar à disposição durante seu turno de trabalho ou fazer entregas específicas em determinados prazos.

Dependendo do tipo de trabalho, o profissional deverá montar um home office online: ter um local silencioso para executar as tarefas e também a infraestrutura necessária, como computador e acesso à internet ultraveloz.

Vantagens do home office

Trabalhar em casa permite que a pessoa esteja em um ambiente conhecido e no qual ela se sente confortável. Também possibilita maior flexibilidade de horário ao adaptar a jornada de trabalho conforme os compromissos profissionais e a disponibilidade do trabalhador.

Além disso, quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. Com o trabalho remoto evitam-se as várias horas e o stress causados pelo trânsito no trajeto entre casa e trabalho.

O tempo que o colaborador ganha escapando dos congestionamentos pode ser utilizado para praticar esporte, acompanhar um filho no médico, relaxar, ou até mesmo adiantar as tarefas para garantir tempo livre em outro momento.

Desvantagens do home office

Se por um lado as vantagens são bastante atrativas e prometem uma rotina profissional mais saudável, por outro lado, o home office possui também o seu lado negativo. Trabalhar em casa pode gerar uma sensação de isolamento, problemas familiares e queda de concentração por conta de ruídos domésticos, distrações, demandas de filhos e cônjuges.

Caso a pessoa não estiver preparada para encarar esse novo estilo de vida, é possível que acumule os seguintes prejuízos à sua carreira:

  • Aumento do fluxo de trabalho
  • Tendência ao isolamento social
  • Falta de atualização profissional
  • Redução do networking
  • Ambiente de trabalho confinado e com pouco relacionamento interpessoal
  • Distrações com os assuntos domésticos
  • Baixa produtividade devido às distrações da casa

Home office online é pra todo mundo?

Algumas pessoas acham que se começarem a trabalhar em home office vão poder dormir até as 11 horas da manhã, passear no shopping quando bem entender, beber uma cervejinha com os amigos no meio da tarde. E trabalhar quando sobrar um tempinho.

Mas para funcionar com produtividade, o home office exige um grande autocontrole e uma dose extra de disciplina. Ou seja, disciplina para lidar com “tentações” como a geladeira e a TV a dez passos de distância. Disciplina para saber a hora de começar e de terminar o expediente. Disciplina para organizar o espaço de trabalho e para gerenciar o andamento de suas tarefas e não se perder nos prazos.

Ambiente de trabalho, família e colaborador devem possuir as características necessárias para que o home office seja realizado de forma adequada e producente. Um profissional que é movido a chefe, montou seu home office na cozinha ou não tem uma família colaborativa, por exemplo, terá dificuldade para trabalhar remotamente.

Trabalho remoto no Brasil

Um levantamento divulgado pelo Ibope em 2018 mostrou que o número de pessoas trabalhando remotamente no Brasil cresceu muito nos últimos 3 anos. De acordo com o estudo, o home office já é rotina para, pelo menos, 20% dos profissionais brasileiros. Ou seja, esses profissionais trabalham pelo menos uma parte da carga horário de trabalho em home office.

Além disso, a pesquisa mostra que grande parte dos trabalhadores gostaria de poder trabalhar à distância. Cerca de 60% dos entrevistados consideram que o ambiente de trabalho moderno não existe sem a chance de ter uma jornada de casa.

O que você precisa para fazer home office

A qualidade da rede de internet afeta diretamente a produtividade do trabalhador e, por esse motivo, deve ser uma preocupação quando o home office é uma possibilidade. Afinal, prazos e exigências de resultados não mudam quando as atividades são feitas fora da organização — pelo contrário, elas tendem a aumentar.

Para pessoas que trabalham conectados e dependem da internet para realizar suas atividades, é importante que a velocidade de navegação seja sempre alta. Além disso, a qualidade da rede deve ser boa, ou seja, não apresentar instabilidade frequente.

Essas condições são necessárias para que o profissional não perca tempo esperando páginas carregarem, programas iniciarem ou recomeçando atividades. Elas também evitam a perda de materiais e trabalho feito, que acontece quando a internet é instável e interrompida constantemente.

Além disso, é importante contratar um plano de internet adequado para as funções que serão realizadas. É interessante ainda considerar opções que são tendência no mercado e, normalmente, oferecem melhor custo-benefício para os consumidores. Entre essas novidades, estão a fibra óptica — modelo de internet mais rápido, estável e seguro que os tradicionais.

Planos TIM

Segundo a pesquisa de satisfação anual da Anatel, o TIM Live fica em 2º lugar no quesito satisfação geral, somando uma pontuação de 7,54. O destaque da TIM é a velocidade da banda larga. Segundo o Ranking do MinhaConexão, a TIM ocupa o 3º lugar, com uma velocidade média de 29.6 Megas. Com o TIM Live Ultrafibra, é possível contratar planos de até 2 Gigas de velocidade.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

A TIM oferece um bom custo-benefício, com planos de alta velocidade de internet por preços vantajosos. Entretanto, por focar em grandes velocidades, a TIM não oferece planos básicos, perdendo no quesito acessibilidade de preço em comparação a outras operadoras.

Além da velocidade, os benefícios do TIM Live incluem o consumo ilimitado, sem franquia de uso; e o modem Wi-FI, sem pagar nada a mais. Entre as opções de planos TIM Internet estão o Pré-Pago, Pós-Pago, 4G, internet para casa e planos para clientes TIM.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em planos e tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões!

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui