A modalidade home office passou a ter grande destaque desde o início da pandemia do novo coronavírus. Porém, aquilo que prometia ser um novo modelo de trabalho, confuso para muitos, gerou resultados tão positivos que pode-se dizer que chegou para ficar. Junto a outros grandes nomes empresariais, a TIM integra a lista que passou a considerar a possibilidade para depois de finda a crise sanitária.

Entre colaboradores da operadora, por exemplo, 98% desejam continuar trabalhando remotamente depois que a pandemia de Covid-19 passar. Na TIM, inclusive, as interações de equipe foram consideradas boas e satisfatórias, ainda que as medidas de isolamento social dificultem um pouco suas dinâmicas. Nelas, 38% das opiniões foram favoráveis ao home office.

Apesar do pessimismo inicial geral que acompanhava essa modalidade de trabalho, os números reais de avaliação se mostraram bastante promissores. Aqui na operadora, por exemplo, 72% dos funcionários acabaram se tornando mais ativos do que quando atuavam dentro do escritório. Além disso, gestores e gerentes destacaram que o engajamento no mínimo foi mantido, podendo inclusive ter melhorado muito.

Essas vantagens podem ser um reflexo direto do aumento na qualidade de vida dos colaboradores das empresas em geral. Primeiro a proximidade da família pode impactar positivamente o humor do funcionário. Depois, as horas que tradicionalmente se perdem nos notórios congestionamentos brasileiros são agregadas ao tempo livre do funcionário.

Vale lembrar que o home office exige alguns fatores para funcionar bem, como organização, um bom computador e internet de qualidade. Nessa última você pode contar com a TIM. Confira!

Leia mais: Como montar um home office sem gastar muito? Confira dicas!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

O home office chegou para ficar

Como a sociedade é permeada por um modelo de trabalho mais tradicional, no qual as práticas laborais são prestadas de dentro do escritório, o home office ainda está em estágio de recepção e avaliação por parte de empresas e empreendimentos. Porém, a crise sanitária do coronavírus evidenciou vantagens para ambos os lados, tanto empregadores quanto empregados.

O melhor de tudo é que, numa avaliação objetiva, ambos os polos dessa relação saem ganhando. São perceptíveis os benefícios de logística, de despesas, e sobretudo de tempo. E, como todos sabemos, Time is money!

Vantagens para o empregador

Com relação aos contratantes, o home office é acompanhado de algumas desonerações que são bastante significativas. Primeiro, a gestão de espaço para o corpo de funcionários acaba sendo facilitada. Nesse sentido, torna-se desnecessário contar com um grande espaço físico uma vez que não se recebem tantos funcionários nas sedes.

Além disso, passa-se a ter uma economia com relação às despesas relacionadas com essa gestão. Alguns exemplos são vistos na conta de luz, na conta de água e nos gastos fixos com materiais de cozinha e sanitários.

A limpeza de grandes espaços físicos também acaba tornando-se desnecessária, assim como a aquisição de mobília para escritórios, caso o empreendimento seja realizado integralmente à distância desde o início.

Vantagens para os colaboradores

Com relação aos colaboradores, as vantagens parecem se tornar ainda mais atrativas. Primeiro, já imaginou poder incluir novas atividades na rotina sem precisar fazer grandes gestões logísticas relacionadas a seu tempo? Isso acontece sobretudo porque o funcionário passa a ganhar tempo que antes era dedicado ao seu deslocamento.

E saiba que a matemática desse aspecto é realmente impactante positivamente em prol do Home Office. Numa média geral, o funcionário pode ganhar até 3,5 semanas em horas livre por ano.

Ou seja, aquele tempo que antes era passado dentro de ônibus, metrôs ou carros de transporte privado agora pode ser dedicado a um novo Hobby. Um dos xoós dos brasileiros tem sido se exercitar online diariamente para manter o corpo em dia. E sobejam as possibilidades disponíveis nesse sentido.

Outro aspecto relevante do trabalho a partir de casa é que é possível estar mais próximo da família e desfrutar de mais momentos com ela. Esse é um aspecto destacado por funcionários a distância, os quais indicam que passar mais tempo em casa pode ser um grande fator para a melhora do humor diário.

É claro que há casos e casos, e lares com filhos pequenos, por exemplo, podem demandar um pouco mais de trabalho. Porém, levando em consideração algumas dicas, como deixar claro o horário laboral e montar um home office num espaço adequado, isolado do resto da casa, pode-se chegar à configuração ideal para trabalhar remotamente com tranquilidade.

Vantagens para o meio ambiente

A diminuição da poluição das cidades mundiais tem sido um grande destaque da pandemia do coronavírus. É claro que seria impossível manter o ritmo atual, visto que muitos comércios, fábricas e carros estão parados, e não seria possível mantê-los fechados indeterminadamente.

Porém, só para se ter uma ideia, na Europa a poluição reduzida já evitou cerca de 11.000 mortes por problemas cardiorrespiratórios relacionados à sujeira da atmosfera. E, como forma evidenciar todo o potencial dessa benesse, no mundo existem anualmente cerca de 7 milhões de vítimas fatais por esse tipo de situação.

Na região do distrito industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, centros meteorológicos indicaram uma queda de 77% no nível de dióxido de nitrogênio (NO2) da região. No estado carioca, essa redução foi de cerca de 30%.

Assim, além de beneficiar os polos da relação trabalhista, o planeta também agradece a implementação do home office. Tudo está presente para que ele seja considerado o “novo normal” das relações de trabalho mundiais.

Exigências do home office

Se você está pensando em mudar para o home office ou se sua empresa anda ofertando essa possibilidade, então saiba que é preciso ter algumas atenções para não deixar a sua produtividade em baixa.

Contratar uma internet de qualidade

Para trabalhar remotamente, é indispensável que você conte com dispositivos conectados constantemente para não perder o vínculo de comunicação com a empresa. Nesse sentido, contar com uma internet residencial de qualidade, com velocidade e segurança, é requisito primordial.

Uma excelente opção é a TIM Live internet, a qual com a tecnologia da fibra ótica garante estabilidade e velocidades bem avantajadas. Além disso, essa modalidade também conta com um modem 4G para localidades de difícil acesso de cabeamento.

A opção mais robusta do TIM Live é definitivamente a Ultrafibra, a qual pode garantir à sua casa uma internet com velocidades de até 2GB por segundo de conexão. Trata-se da mais avantajada do mercado, porque leva a fibra ótica até o modem do cliente, diferentemente do modelo tradicional, que leva a fibra ótica até o poste somente.

Vale lembrar que, nesse caso, outras pessoas compartilharão da sua banda de internet. Se houver outros moradores em casa ou também em home office, eles também demandarão uma fatia da sua rede, e velocidades maiores podem ser uma solução para isso.

O dispositivo móvel também faz parte do home office

Quando você está em Home Office, o smartphone também passa a ser uma peça fundamental do seu trabalho. Isso, pois é ele que te permite remotamente, afastado da sua estação, receber mensagens, e-mails, ligações ou acessar a plataforma empresarial. Por isso, é importante contratar um plano de celular de qualidade.

Então, vale a pena considerar planos mais robustos para se manter conectado o tempo inteiro sem se preocupar com franquia de internet. A partir do momento que o funcionário entra em Home Office, o celular pode passar a ser conjugado para a vida social e a profissional. Ou seja, é preciso lembrar que sua jornada será dupla.

Leia mais: Meu plano TIM é a minha estação de trabalho em home office

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui