As redes sociais têm se tornado grandes aliadas de quem deseja realizar vendas online. Devido ao seu grande alcance em termos de público, é possível tornar o seu negócio mais próximo de seus clientes e, de quebra, angariar alguns mais criando uma rede ainda maior, consequentemente aumentando seus lucros. Nesse sentido, o Instagram tem papel de destaque e você pode considerá-lo como uma ferramenta no seu planejamento.

Para ter sucesso na plataforma, é preciso seguir algumas regras de ouro, indicadas em todos os manuais de quem se dá bem nesse ambiente. Primeiro, você precisa produzir conteúdo para que consiga manter seu público engajado em seus produtos. Depois, precisa oferecer formas de pagamento que garantam segurança aos compradores.

Além disso, é indispensável que você crie uma galeria com imagens bem elaboradas para apresentar seus produtos. Vale ressaltar que a própria rede social preparou perfis profissionais para que houvesse macetes que otimizassem a comunicação e a apresentação de produtos. Por isso, transforme a sua conta em uma do tipo business.

Por fim, como já era de se esperar, é bom que você tenha um bom plano de internet, e, se ele tiver a rede social liberada, como na TIM, melhor ainda. Gostou das dicas? Confira nesse post muitas outras alternativas para impulsionar suas vendas no Instagram.

Leia mais: Quer vender online? Use também o WhatsApp como ferramenta auxiliar!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Dicas de ouro para vender muito com o Instagram

1. Faça uma conta do Instagram Business

O primeiro passo para que você comece a fazer muitas vendas pelo Instagram é tornar a sua conta em um perfil profissional. Para que a empresa possa desfrutar de todas as vantagens em termos de informações e layout para vendas, essa transformação é indispensável.

Outra vantagem significativa nesse tipo de perfil é que o usuário passa a ter acesso a métricas que podem contribuir com o planejamento do negócio. Nesse sentido, é possível avaliar em números o engajamento do seu público. Além dela, anúncios interativos chegam como brinde.

Para realizar o procedimento, faça o seguinte:

  1. Vá até Configurações;
  2. Escolha a opção Alternar para Conta Comercial;
  3. Sincronize a sua fan page do Facebook (você precisa criar uma antes, e sem ela não é possível realizar a troca);
  4. Insira os dados empresariais nas entradas correspondentes na aba Configurar seu perfil comercial.

2. BIO: dedique-se a construí-la de maneira satisfatória

BIO é como usuários do Instagram chamam a descrição da página. Nela, você deve colocar uma frase de efeito, que faça o leitor entender um pouco sobre a marca, sobre o produto, sobre como você pode ajudar seu cliente a preencher uma lacuna com o que você oferece.

  • Capriche na foto do seu perfil: Quer que seu cliente se sinta atraído pela sua empresa? Então, faça bonito na foto de seu perfil e crie identidade com ela!
  • Insira na bio um hiperlink (clicável): Na bio do Instagram é um dos poucos lugares na rede social onde você poderá inserir um link clicável. Se você, por exemplo, tem o hábito de fechar as vendas em outra plataforma, ou somente usa a rede como publicidade e redireciona seus clientes a sua página de vendas, então não deixe de aproveitar esse espaço.

3. Crie uma loja no Instagram

O Facebook Inc. (dono do Instagram) vem lançando cada vez mais soluções dedicadas a perfis empresariais que passam por suas plataformas. O WhatsApp conta com soluções bem interessantes, o Facebook Marketplace é uma plataforma do tipo mercado virtual, e agora há um sistema de pagamentos da própria rede social, o Facebook Pay.

Como a integração em suas ferramentas é cada vez mais aparente, não deixe de criar uma loja no próprio Instagram. Esse recurso diminui o caminho que o cliente precisa percorrer para encontrar a página na qual se fecha o negócio. Por isso, diminuem as chances de ele perder aquele ímpeto consumista que acontece num lampejo.

Para contar com uma loja, é preciso cadastrar seus produtos na loja do Facebook, o Marketplace, e depois marcá-los nos seus posts.

4. Produza conteúdo de qualidade regularmente

Quer saber um dos principais fatores que leva seu público a ser engajado? Ler conteúdos relacionados ao produto que está sendo oferecido. É tipo quem é visto é lembrado, só que nesse caso a pessoa vê sua empresa na medida, criando no seu imaginário a noção de uma marca sólida e realmente engajada a outras tarefas que não a somente venda, tal como informar seus clientes da melhor maneira possível sobre o segmento.

5. Capriche nas imagens que vão para o seu perfil

O Instagram sempre foi uma rede social que se amparou na noção de fotografia para validar seu conteúdo. No ano de 2016, porém, o seu algoritmo teve alguns princípios implantados. Assim, há uma preferência por publicações que contem com alguns requisitos bem particulares.

Primeiro, a temporalidade, que dá maior visibilidade a conteúdos mais recentes. Segundo, o engajamento, afinal posts com maior número de curtidas e comentários merecem destaque pela chance de serem agradáveis a seu público. Por fim, o relacionamento, sendo que as contas mais interativas acabam ganhando maior relevância.

Se você pretende fazer sucesso no Instagram, então o ponto central é sabidamente criar imagens que consigam servir de isca para a sua conta. Aquilo que é visualmente atraente poderá influenciar nos seus resultados, o que pode levar a uma melhor avaliação dos princípios por parte do algoritmo, o que te garante maior visibilidade, o que, consequentemente, aumenta o seu caixa com as conversões.

6. Teste as publicações para verificar o engajamento por horário

Imagine que publicações mais recentes estão sempre mais visíveis, certo? Já falamos sobre isso. Agora imagine que seu público-alvo entra no Instagram uma vez ao dia e não tem fôlego para olhar toda a timeline. Por isso, se você estiver em destaque, com certeza terá maiores chances de converter esse cliente a uma venda.

Então, é importante que você teste publicações em diferentes dias da semana e horários a fim de entender e compreender como o seu público se comporta em termos de navegação na internet. Pode ser que ele seja bastante homogêneo, no sentido de interagir primariamente num determinado horário, como no fim do expediente laboral.

Se esse for o caso, é melhor que suas publicações se norteiem por esse horário, para que você alcance o maior número de pessoas possível.

E, lembre-se, nada de publicar enlouquecidamente. Ser muito ativo é tão desagradável que ganhou até nome, flood, e faz com que usuários deixem de seguir páginas simplesmente por se sentirem incomodados com essa abundância.

7. Contrate um plano de celular com Instagram liberado

Hoje em dia está cada vez mais fácil produzir posts onde quer que você esteja. Por isso, dependendo do seu ramo de empreendedorismo, pode ser que você publique mesmo quando está na rua, porque um determinado conteúdo merece ser compartilhado. E todo mundo sabe que aquilo que acontece com espontaneidade tende a ser atraente.

Por isso, a melhor alternativa para que seu negócio possa estar sempre presente no Instagram quando te der na telha é você contratar um plano de internet com redes sociais liberadas.

Como o marketing digital via celular está cada vez mais tomando espaço no planejamento publicitário, inclusive de grandes empresas, a TIM preparou planos especiais, que acabam sendo perfeitos para autônomos ou marqueteiros, que andam sempre vinculados aos respectivos perfis profissionais.

Primeiro, você pode contratar um plano na modalidade Controle chamado Redes Sociais mesmo. Com ele, você tem até 9GB de internet, porém toda a navegação em redes sociais não desconta da sua franquia. Ou seja, tudo o que for feito nos aplicativos Instagram, WhatsApp, Facebook, Messenger, Twitter e Telegram não computará consumo de internet.

Depois, você pode escolher um plano com a etiqueta TIM Black. Nesse caso, os planos são realmente poderosos, começando em 24,5 GB de franquia e chegando até 34,5 GB, além de terem muitos outros benefícios.

Entre os destaques, assinatura do Deezer gratuita, TIM Banca de Jornais, Pacotes de proteção e Gigas dedicados exclusivamente a aplicativos de vídeo. Além disso, aqui o WhatsApp não consome internet mesmo durante as videochamadas, tão populares nos atuais tempos de distanciamento social.

Leia mais: Empreendedorismo Digital: como começar um negócio na internet?

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL COM A TIM

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui