Segurança digital tem se tornado uma preocupação cada vez maior entre os usuários. Isso pois nossos dispositivos eletrônicos carregam mais e mais informações pessoais, muitas vezes sensíveis. Nesse sentido, fazer uso de programas especializados em proteção virtual vem entrando a passos largos no radar de quem pretende se precaver. Se for o seu caso, você pode instalar um antivírus grátis, e há muitas opções no mercado.

Vírus, cavalos de troia, phishing e malwares são algumas das modalidades de atuação dos mal-feitores digitais que podem ser barradas com tais aplicativos. Ainda que cada uma delas tenha uma “finalidade do mal” específica, geralmente todas elas estão abrangidas pelo bojo de serviços que os antivírus entregam. Alguns ainda vão além, ofertando serviços específicos para preservar a navegação na internet.

Os principais desenvolvedores oferecem uma parcela do pacote completo nas suas versões de demonstração. Com elas, usuário pode ter algum nível de segurança excedente em relação às próprias defesas do seu sistema operacional e experimentar seus principais recursos. A versão completa, porém, geralmente depende de assinatura.

O interessante é que tais aplicativos geralmente mostram um histórico de eventos acontecidos na sua máquina. Ou seja, permitem que se saiba exatamente quantos programas, páginas ou downloads mal-intencionados passariam desapercebidos antes de você instalar um antivírus grátis. Depois, cabe a você decidir se valeram a pena ou não.

Mas fica uma ressalva: há opções gratuitas que não trabalham com a noção de prazo “free”, podendo ser suficientes para suas necessidades. Apesar disso, as contrapartes pagas dos serviços são sempre mais completas, contendo um portfólio de soluções mais abrangente.

Leia mais: Quer ter um celular protegido? Então, conheça o TIM Live Protect!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

O que avaliar ao instalar um antivírus grátis

Ainda que pareça que instalar um antivírus depende unicamente de escolher uma marca e realizar o procedimento de instalação, a situação não é tão simples assim. Primeiro, porque é preciso avaliar a compatibilidade da sua máquina com as últimas versões do software, o qual é atualizado constantemente.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Depois, há um aspecto que é realmente mais importante, que é o fato de computadores mais antigos poderem ter limitações de desempenho. E, aqui, há a parte chata da discussão: mesmo que você queira instalar um antivírus grátis, pode ser que ele impacte significativamente a velocidade com que você processa informações.

Algumas dessas aplicações são realmente pesadas e, como um bom sistema de proteção depende de atuação constante, saiba que esse tipo de software passa o tempo inteiro atuando em segundo plano. Ou seja, ele consome boa parte da memória RAM da máquina justamente para manter ativos todos os protocolos de segurança.

Nesse sentido, há softwares que são, além de pesados, mais atuantes do que outros. Por isso, podem transformar seu computador em uma carroça caso você deixe essas especificações de lado. E, em vez de ele estar protegido, se tornará causa das suas irritações enquanto estuda ou trabalha.

Tentamos fazer uma lista com aplicativos leves ou que, pelo menos, sejam menos impactantes no desempenho da sua máquina. Porém, há aqueles que são destinados, exclusivamente, a quem possua hardwares mais avançados, sobretudo em termos de memória RAM, aquela que permite múltiplas tarefas simultaneamente.

Melhores antivírus grátis para você instalar

1. Avast Free Antivirus

O Avast Free Antivirus é uma opção badalada, a qual estará presente em todas as listas de antivírus que você encontrar por aí. O software conta com grande aplicabilidade, tendo versões para Windows, Mac OS X, Linux, Android e iOS.

O aplicativo cumpre de maneira ótima todas as tarefas convencionais do gênero, mas também promove seguranças especializadas. Entre elas, a de navegação na internet, de varredura de downloads, de análise de comportamentos maliciosos e, de quebra, de um escudo para proteção de e-mails.

Um aspecto positivo é que ele roda bem mesmo em máquinas mais antigas, pelo menos nas suas versões gratuitas. Caso o usuário pretenda desfrutar de uma segurança ainda maior, as versões pagas custam entre R$300 e R$400 anuais.

Vale a pena experimentar!

2. Ad-Aware Free Antivirus+

O Ad-Aware Free Antivirus+ é uma excelente opção para quem deseja ter proteção antivírus e antispyware. Ainda que tais soluções estejam presentes em outras etiquetas, aqui o usuário pode conjugar num único software essa dupla proteção com uma única instalação.

A proteção em tempo real é bastante eficiente contra programas maliciosos, além do que ele busca automaticamente as últimas atualizações disponíveis para si, de maneira a melhorar a experiência do usuário. Ou seja, ele está constantemente atualizado e não demanda pesquisas por parte do usuário.

Sua interface foi completamente remodelada recentemente, o que a deixou simples e intuitiva. Ou seja, é possível desfrutar de suas ferramentas com facilidade, mesmo para quem não está habituado com esse tipo de programa. Além disso, a aplicação também é relativamente leve, o que permite sua instalação mesmo em máquinas mais desprovidas de hardwares potentes.

3. AVG AntiVirus

Se você pretende instalar um antivírus grátis, a versão Free do AVG é provavelmente uma das opções mais certeiras disponíveis no mercado. A marca é sinônimo de qualidade em proteção, pois atua em muitas frentes contra atividades maliciosas.

Entre suas muitas funcionalidades, vírus, spyware, trojans e worms disseminados tanto online quanto offline, oriundos da internet ou de uso de pendrives e HDs externos serão combatidos constantemente. Atualizado com frequência, o software está sempre “por dentro” daquilo que há de mais recente em termos de violação digital.

Sua interface é simples e de fácil manuseio, o que conta como um ponto a favor dele aqui na lista, assim como o seu nível de proteção.

Em termos de desempenho, o AVG é um tanto quanto pesado, fazendo com que máquinas defasadas tenham certa “lerdeza” decorrente da sua atuação em segundo plano. Trata-se, porém, de um nível intermediário de sobrecarga, e máquinas modernas garantem sua permanência desapercebida com facilidade.

Caso o usuário queira evoluir para a versão Pro, algumas ferramentas merecem destaque. A principal, porém, deve ficar por conta da criptografia para arquivos presentes na máquina. Ou seja, o usuário pode “embaralhar” arquivos que deseja e protegê-los com senha. Então, um passo a mais de segurança que não é encontrado com facilidade em seus concorrentes.

4. Kapersky Security Cloud Free

O Kaspersky é outro grande nome quando o assunto é proteção digital. Com ele, usuários podem desfrutar tanto de versões pagas quanto gratuita, e ambas são altamente recomendadas por especialistas em segurança.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

O que fica como benesse dessa referência é que suas ferramentas vão além daquilo que é encontrado tradicionalmente em versões Free. Entre elas, podemos destacar a verificação de dispositivos externos, tais como aqueles plugados à sua máquina, e a capacidade de agendar verificações, o que libera o usuário dessa preocupação constante.

Também fazem parte do pacote gratuito um gerenciador de senhas da própria Kaspersky e a VPN de conexão segura. Essa, conta com um limite de uso de dados de 300 MB por dia, mas já está valendo.

Na sua versão paga, os recursos de proteção de privacidade vão mais longe. É possível, por exemplo, impedir o uso não autorizado da sua webcam, utilizar uma área restrita de navegador para realizar operações financeiras, e utilizar um limpador de arquivos antigos.

Se você quer instalar um antivírus grátis no seu PC, fica aqui uma excelente dica!

Vai instalar seu antivírus grátis?

Agora que você já conferiu diversas opções de antivírus grátis, vai instalar algum deles? Proteger sua máquina é muito simples, bastando que você escolha uma opção que não te cause problemas de desempenho. As aqui descritas são as melhores e as mais bem avaliadas, então basta realizar o download e ficar despreocupado.

Leia mais: Quer ter o plano Deezer Premium de graça? Saiba como!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui