Com certeza você já ouviu falar da TIM, não é mesmo? Mas você já ouviu falar do Instituto TIM? 

O Instituto TIM é uma instituição criada pela operadora para contribuir de forma positiva para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Aqui você vai conhecer mais sobre o instituto e como ele funciona, além de entender mais como você pode aproveitar os benefícios que ele oferece

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET 

Além dos planos incríveis e cheios de vantagens que a TIM oferece, a operadora também contribui para um impacto positivo na sociedade.

Afinal, a TIM tem consciência do seu papel como empresa inserida na sociedade, em seu contexto histórico, cultural, político e econômico.

Confira mais sobre o Instituto TIM com a gente e conheça os projetos, cursos e editais que ele oferece.

O que é e qual a função do Instituto TIM?

Fundado em 2013, o Instituto TIM busca utilizar a tecnologia como fator transformador da sociedade, por meio de programas de incentivo. 

O Instituto TIM tem como função contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da oferta de oportunidades para diversos setores e milhares de pessoas.

O objetivo é oferecer e potencializar recursos para a democratização da ciência e da tecnologia. 

Isso acontece por meio de diversos cursos, editais, financiamento, aceleradores e muito mais.

Os projetos do Instituto TIM são divididos em quatro estratégias com foco em diferentes objetivos e resultados. 

Além disso, a instituição também apoia organizações sem fins lucrativos, ONGs, contribuindo para que cada uma delas continue a realizar o trabalho que é tão importante na sociedade. 

Entre essas ONGs estão o Instituto Ayrton Senna, a Fundação Amazonas Sustentável, a Fundação Abrinq e muito mais. Também vale a pena destacar a Bateria do Instituto TIM, fortalecendo a educação musical de cerca de 45 crianças e adolescentes.

Nesse projeto, estão inclusos jovens com deficiência auditiva e outras que aprendem a tocar diversos instrumentos com ajuda de um mestre de bateria, músicos e intérprete da Língua Brasileira de Sinais. 

O instituto já criou diversos projetos que ganharam destaque e ajudaram muitas pessoas pelo Brasil. Veja quais são:

  • TIM Música nas escolas;
  • Ajuda Região Serrana do Rio de Janeiro;
  • Projeto Guri;
  • Reciclo Asmare;
  • TIM ArtEducação;
  • Canarinho da Amazônia.

São diversos projetos e incentivos ofertados pelo Instituto TIM. 

Projetos do Instituto TIM

O instituto gira em torno de quatro diretrizes principais, nas quais são criados projetos específicos, voltados para objetivos e resultados de cada visão.

Ensino

O Instituto TIM investe em projetos inovadores, contribui para a formação de professores da rede pública, apoia museus e centros tecnológicos, além de lutar pela democratização de estratégias e recursos didáticos para o ensino. 

A TIM acredita na educação com o caminho para o desenvolvimento sustentável da sociedade e das pessoas. 

Leia também:Tim Finanças: aprenda a controlar suas finanças com a TIM

Trabalho

Além do ensino sobre novas tecnologias, a TIM também acredita que a democratização das tecnologias e recursos é essencial para incluir pessoas em busca de colocação no mercado de trabalho. 

Por isso, ela oferta diversos cursos profissionalizantes para que os alunos possam adquirir habilidades e atualizar os seus conhecimentos.

Aplicações

O instituto investe em soluções tecnológicas e aplicações que possam trazer melhorias para instituições em prol do desenvolvimento humano. 

Plataformas para gestão de serviços, mapas culturais, plataformas de cursos online e software para busca de crianças fora da escola são apenas algumas das soluções que receberam o apoio do Instituto TIM. 

Inclusão

O Instituto TIM trabalha para que todos tenham acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, aprendam sobre elas e saibam como elas podem influenciar seu cotidiano. 

Assim, o instituto busca ofertar uma inclusão digital e tecnológica para as mais variadas pessoas, de diferentes regiões, faixa etária e classes. 

Como fazer os cursos do Instituto TIM?

O Instituto TIM oferta diversos cursos por meio de uma plataforma criada para democratizar a tecnologia e os recursos. 

Trata-se do Tim Tech, plataforma do tipo MOOC desenvolvida em software livre e que traz os cursos profissionalizantes para o público, cursos abertos e gratuitos. Para fazer algum dos cursos, você deve acessar o site e fazer o seu cadastro. 

MOOC, ou Massive Open Online Courses, é uma plataforma de cursos online, abertos e massivos. Ou seja, oferta a possibilidade de um grande público fazer o curso ao mesmo tempo.

Os cursos são gratuitos e de diferentes áreas, abrangendo o maior número de pessoas possível. 

Leia também: TIM livros: títulos para você ler e ouvir sempre que quiser

Como funciona?

Os cursos são divididos em aulas com capítulos de até cinco minutos cada. O aluno assiste aos vídeos e faz as atividades solicitadas para receber o atestado de 40 horas. 

Além das aulas, o aluno tem acesso ao material complementar do curso e também ao fórum de discussão com outros alunos do curso.

Cursos disponíveis no TIM Tech

O Instituto TIM, como dissemos anteriormente, oferta diversos cursos de diferentes áreas, voltados para o desenvolvimento na área de tecnologia da informação.

Um dos diferenciais do Instituto TIM é oferecer de forma gratuita cursos voltados para um mercado crescente no mercado tecnológico, em que se mais se cria demandas.

Os cursos vão desde os níveis básicos até os mais avançados. Qualquer pessoa pode fazer e aproveitar essa onda de democratização do conhecimento.

Além disso, o Instituto TIM também pensa no lado empreendedor, com dicas e cursos que vão transformar o profissional em todos os níveis.

Confira alguns desses cursos:

  • HTML5 – Introdução ao front-end
  • Desenho de jogos
  • 7 lições para produção de textos
  • Publicação digital para dispositivos móveis
  • Edição e tratamento de imagens
  • Empreendedorismo
  • TIM Faz Ciência
  • JavaScript: Conceitos e bibliotecas
  • Desenvolvimento front-end
  • Arquitetura da informação e projeto de sistemas
  • Produção de vídeos educacionais para Web
  • Programação de games
  • Desenvolvimento Web com AngularJS
  • Programação Android
  • Boas práticas em desenvolvimento de software
  • MOOC e novas formas de aprendizagem
  • Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket
  • Design de interfaces com CSS3

Muita variedade de cursos, não é mesmo?

São diversos cursos que vão ajudar você a se profissionalizar na área que deseja, além de ofertar um certificado para que você insira em seu currículo. 

Além de ter uma vasta opção de cursos, você ainda recebe um certificado que comprova a sua realização. Assim, fica muito mais fácil enriquecer seu currículo.

Como participar?

  • Clique no curso que você deseja fazer.
  • Clique em fazer curso e faça o seu cadastro.
  • Comece o curso.
  • Conclua e receba uma declaração.

Viu como é fácil? Qualquer pessoa que tenha acesso à internet poderá fazer o curso online e garantir qualificação profissional. 

Editais

Além de todos esses cursos, projetos e iniciativas, o Instituto TIM criou uma espécie de aceleradora de startups. Tudo isso pensando no desenvolvimento sustentável do mercado. 

O Instituto TIM inspira jovens empreendedores e fomenta um novo mercado, proporcionando novas formas de fazer negócio, oxigenando o mercado com novas ideias e contribuindo significativamente para a sociedade. 

A instituição divulga editais para novos empreendedores que estão buscando capitalizar o seu negócio. 

Os editais oferecem diversas oportunidades para os jovens que buscam desenvolver o seu produto. A ideia é torná-lo mais atraente e muito mais comercializável. Dessa forma, o Instituto TIM amplia as chances dos novos players.

Além disso, os editais também contemplam a criação de projetos culturais para museus e outros. Afinal, fomentar a cultura é uma forma de manter vivas as diversas formas de expressão de toda a sociedade.

Como você viu, além de uma operadora que oferece diversos serviços de alta qualidade e padrão, a TIM também contribui para o desenvolvimento humano, por meio de um programa eficiente e com muitos resultados. 

Então, nada melhor do que ser cliente de uma empresa que contribui de forma positiva para a sociedade, não é mesmo?

Se você ainda não é cliente TIM, que tal conhecer os nossos combos e mais? Acesse nosso site e escolha o plano ideal para suas necessidades e desfrute dos serviços da maior operadora do país. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui