Você já ouviu falar sobre o Mobile Marketing? Essa estratégia recente de interação com clientes vem ganhando cada vez mais força no mundo moderno, sobretudo em razão da democratização das tecnologias móveis. Trata-se de um conjunto de estratégias voltadas à visibilidade de empresas e negócios com um grande potencial de alcance de público-alvo via dispositivos móveis, tais como tablets ou smartphones.

Por meio dele, empreendimentos expõem marcas e produtos por canais que contam com grande facilidade de acesso por potenciais clientes. O mensageiro WhatsApp Corporativo, por exemplo, permite interagir de maneira simultânea, impulsionando a relação com clientes.

No Brasil, existem mais de 215 milhões de conexões móveis. No mundo, os espaços digitais são acessados por 3 bilhões de pessoas, e, em termos de potencialidade, segundo resultados da Digital in 2019, há 5 bilhões de smartphones ativos mundialmente.

O grande diferencial dessas técnicas é que contam com um poder de penetração de 42%, e esse fato vem sendo percebido por diversos segmentos, independentemente do tamanho do negócio. Somente no WhatsApp Corporativo, mais de 3 milhões de empresas já estão cadastradas. E, como o brasileiro usa cada vez mais smartphone, tornou-se indispensável que seu empreendimento adote tecnologias para se destacar na interação com clientes.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Mobile Marketing? Então, veio ao lugar certo. Confira!

Leia também: Empreendedorismo digital: como começar um negócio pela internet?

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Interação com clientes otimizada pelo Mobile Marketing

A interação com clientes rápida e facilitada sempre foi um diferencial para destacar o atendimento das empresas em seus nichos de mercado. Porém, com a revolução dos smartphones, esse aspecto vem ganhando uma dinâmica cada vez mais acentuada. Como as ligações andando perdendo força na vida dos usuários, as interações por mensageiros tornaram-se uma obrigação na atuação profissional corporativa.

O grande destaque do segmento fica por conta do WhatsApp Corporativo. Essa versão do mensageiro é identificada sempre que um usuário entra em contato com outro e recebe uma informação que esclarece tratar-se de uma conta comercial. Com ela, usuário ganha algumas funcionalidades que não estão disponíveis na sua versão pessoal, a mais tradicional. E, vale destacar, sua versão Desktop é outro diferencial.

Só para que você tenha uma dimensão do alcance dessa ferramenta, ela está presente em mais de 120 milhões de smartphones no Brasil. São 99% dos celulares nacionais com a aplicação instalada, e 98% das pessoas usam-na diariamente. Logo, pode-se dizer que essa forma de interação já se solidificou como o principal meio de comunicação do país.

Então, o marketing digital via mobile provê o estabelecimento de uma relação entre empreendimentos e seu público-alvo de maneira otimizada. Além disso, é possível, inclusive via WhatsApp, alcançar divulgação e notoriedade de seus produtos, desde que essa publicidade seja feita na medida certa. Nessa esfera, a prudência é o melhor caminho.

O potencial do Mobile Marketing é digno de nota

Usuários de smartphones modernos estão conectados praticamente 24 horas por dia em seus dispositivos. O que vale ser ressaltado é que uma grande parcela desse público acaba se tornando consumidora na internet.

Os mercados mundiais estão cada vez mais migrando para plataformas digitais. Nesse sentido, realizar compras online tem se tornado uma prática cada vez mais comum. E o melhor de tudo é que 40% dessas compras têm sido feita via dispositivos móveis, segundo dados do Google. Ou seja, o número de transações realizadas longe de lojas físicas só apresenta uma curva crescente

Praticidades como evitar deslocamentos, se ausentar de aglomerações e ter facilidades com a devolução dos produtos podem ser fatores-chave nessa conta. Porém, também há outra vantagem para os consumidores: os preços tradicionalmente são mais em conta porque o custo da operação é menor para os vendedores ou prestadores de serviços.

O uso de dispositivos móveis é tanto que existe até uma designação para a doença do vício em celular, chamada de nomofobia. Afinal, eles se tornaram uma extensão do nosso próprio corpo e estão permanentemente presentes. Porém, vale ressaltar, o importante é que aqui nos preocupemos com a conversão de potenciais clientes em efetivos consumidores.

Por isso, a presença no marketing digital se torna uma obrigação tanto quanto oferecer canais atualizados de interação com clientes.

WhatsApp Business: interação com clientes fortalecida

O WhatsApp Corporativo, também chamado de WhatsApp Business, trata-se de um aplicativo gratuito dedicado a melhorar a interação com clientes e potenciais consumidores. Com ela, seu negócio obtém funcionalidades específicas destinadas a relação vendedor-consumidor.

O aplicativo surge para liberar contas pessoais de uma utilização plural. Assim, contar com uma conta comercial passa ares de credibilidade para a comunicação com seus clientes e esse fato se reflete no sentimento de segurança no outro polo da transação.

A aplicação é muito parecida com o WhatsApp tradicional, no sentido de que é possível enviar mensagens de texto, de áudio, vídeos ou imagens. Desse modo, não é preciso nenhum tipo de treinamento para desfrutar de seus benefícios. Além disso, a ferramenta também conta com as mesmas tecnologias de segurança, sobretudo a de criptografia ponta-a-ponta, ou P2P, a qual garante que somente os interlocutores tenham acesso às conversas trocadas.

Em termos de experiência, o que faz valer a pena usar o WhatsApp Business são suas funcionalidades adicionais em relação à versão normal. Entre elas, destacam-se a organização dos contatos, a função de automatização dos diálogos e a possibilidade de transmissões em lista. Essa última serve para mensagens direcionadas a múltiplos contatos, sem que seja necessária a utilização de grupos.

Pagamentos pelo app

Outra novidade recente é a possibilidade de os usuários do WhatsApp Business utilizarem a ferramenta Facebook Pay para receber. Assim, no caso de você converter uma venda via WhatsApp, é possível que o consumidor realize pagamentos pela plataforma do Facebook (proprietário do Facebook Marketplace e também da marca WhatsApp) dedicada a pagamentos, facilitando a conclusão do negócio.

Na visão do consumidor, interagir com uma conta comercial promove credibilidade, profissionalismo e maior segurança para a troca de dados.

Interação com clientes via mobile depende de internet de qualidade

Agora que você já sabe mais sobre marketing digital e interação com clientes no mundo virtual, vale a pena notar que contar com uma internet de qualidade é indispensável para que não haja falhas na sua atuação. Por isso, manter bons planos de internet se torna ferramenta mais primordial inclusive do que entender a mecânica da própria atuação online.

Então, contar com uma internet fixa como a TIM Live Internet pode te ajudar estar sempre conectado sem se preocupar com velocidade ou franquia de dados consumida. Se você quiser ter uma internet realmente poderosa, vale notar que a TIM Live internet Ultrafibra consegue alcançar a impressionante velocidade de 2 Gigas por segundo de transmissão de dados.

Como a bola da vez, porém, é o celular, é preciso contar com planos de celular que sejam robustos ou pelo menos que contem com aplicativos liberados. Nesse sentido, uma excelente opção é o TIM Controle Redes Sociais, o qual conta com Facebook, Messenger, WhatsApp e Twitter liberados sem que eles descontem dados da sua franquia de internet móvel. Esse plano é ideal para autônomos!

Ainda assim, assumindo que a sua expectativa seja a de realizar muitas vendas, planos mais robustos podem ser o melhor investimento. Nesse caso, a etiqueta TIM Black, a modalidade pós-paga da TIM, é a preferência para relações profissionais. Além de contar com as principais redes sociais do país liberadas sem descontar da franquia de internet, é possível contar com o poderoso volume de 25GB de franquia. Nada mal, não?

Leia mais: Como empreender na internet: 9 dicas para quem vai começar do zero

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Agora que você sabe tudo sobre interação com clientes, só falta investir nela!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui