Se você também é uma pessoa que está sempre buscando aproveitar bem o seu tempo e não quer gastar horas indo até uma agência bancária para fazer transações financeiras e efetuar pagamentos, então o internet banking é perfeito para você! Os benefícios são inúmeros, pois você consegue fazer praticamente tudo que o seu banco oferece através de poucos cliques. E o melhor, sem sair de casa!

Entretanto, você já deve ter escutado que usar os serviços do seu banco através da internet pode ser um tanto quanto perigoso. De fato é necessário tomar alguns cuidados na hora de usar o internet banking, para que você não cair em golpes de pessoas mal intencionadas e acabar tendo uma certa dor de cabeça.

Mas não se preocupe, trouxemos aqui várias dicas que irão te ajudar a usar os serviços online do seu banco sem precisar se deslocar. Continue a leitura e descubra tudo que você precisa para acessar seus dados com segurança!

Leia também: Como descobrir a senha do celular: tudo que você precisa saber!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

O que é internet banking?

O internet banking é um serviço que os bancos oferecem para que seus clientes possam acessar todas as informações de sua conta através do seu computador ou do seu celular. Lá você pode consultar saldos, extratos e realizar suas transações financeiras com o uso da sua assinatura eletrônica. Em outras palavras, o internet banking é o seu banco virtual.

Se você possuir outros produtos do mesmo banco, como empréstimos, financiamentos, seguros, títulos de capitalização, consórcios e cartão de crédito, você também conseguirá acessar as informações destes produtos através do seu Internet Banking.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Quais os benefícios do internet banking?

As vantagens de possuir um banco na palma da sua mão ou na tela do seu computador são inúmeras! Além de poupar o seu tempo, evitando que você tenha que se deslocar até uma agência ou caixa eletrônico para efetuar suas transações, ele também facilita sua rotina, pois você pode efetuar qualquer tipo de pagamento ou transferência de onde estiver.

Inclusive, com a chegada do PIX, você consegue efetuar transferências que chegam no destino em poucos segundos.

O número de clientes que optam por acessar seus dados e serviços bancários no internet banking é maior que o número de usuários que preferem ir presencialmente até o banco. Durante a pandemia esse número só aumentou, pois ao usar o internet banking você evita colocar-se em risco em ambientes fechados de agências.

Cuidados para não cair em golpes

Apesar de possuir tantos benefícios, é preciso ter alguns cuidados na hora de usar o internet banking, para manter a segurança dos seus dados e da sua conta bancária. Afinal, existem grupos especializados em descobrir senhas, hackear contas, clonar cartões e praticar diversos golpes na internet.

Por isso, separamos dicas valiosas para garantir que você faça suas transações online de forma segura.

Evite senhas muito fáceis e usadas em mais plataformas

A dica número um para garantir a segurança dos seus dados é em relação às senhas que você usa para acessar o internet banking. Evite escolher senhas muito fáceis de serem descobertas, como datas de aniversário, placas de carro, números de telefone, números de documentos ou informações que são facilmente relacionadas com você. Evite também usar senhas sequenciais, como 12345 ou 654321, por exemplo.

Usar qualquer data em senhas também facilita o trabalho dos hackers. Como o número de meses só vai até 12 e o número de dias só até 31, elimina bastante o número de possibilidades e acaba facilitando consideravelmente a tarefa para os robôs usados pelos golpistas.

Outra dica valiosa é evitar de usar as senhas bancárias em outros locais, outros sites e plataformas. Pois há uma estratégia entre os hackers que se baseia em invadir sites com pouca segurança, descobrir as senhas que você costuma usar e invadir sua conta bancária. Se uma das senhas for a mesma, eles facilmente obterão o acesso que desejam.

Leia também: Cartão virtual: como pedir e usar? Conheça todos os detalhes

Salvar sua senha no navegador

Se você costuma usar o cofre de senha do seu navegador, ou seja, caso seu navegador salva suas senhas automaticamente, é importante que você desabilite essa função para o site do seu banco. Pois, mesmo que seu banco não permita que o acesso seja realizado através da senha salva no navegador, há o risco de alguém hackear seu computador e roubar seu diretório de senhas. Desta forma basta ele digitar seus dados para ter acesso livre à sua conta.

O ideal é que você grave sua senha na sua própria cabeça. Mas se você realmente quiser anotar em algum lugar, opte por anotar em alguma agenda que fique em um local seguro e escreva de forma discreta, sem mencionar que aquele é a senha do banco. Não carregue com você essa anotação para onde for, pois as chances de você perder e alguém encontrar são altas.

Usar rede pública de internet sem fio

Os sites bancários costumam ter HTTPS, o que traz mais segurança nos acessos. Porém, quando você acessa um site de uma rede wi-fi pública, mesmo que você esteja acessando um site HTTPS, esse acesso não é seguro. Essa falta de segurança se dá pelo fato das redes públicas estarem mais vulneráveis à propagação de vírus entre os dispositivos conectados.

Portanto, se você estiver fora de casa e precisar usar o seu internet banking, procure usar as redes 3G ou 4G para evitar que algum software implantado por uma pessoa mal intencionada obtenha acesso livre aos seus dados bancários.

Usar internet banking no seu celular

Atualmente, a maioria das pessoas que usam a internet para acessar sua conta bancária possui um smartphone. Portanto, sempre que precisar acessar o internet banking, procure fazê-lo pelo aplicativo do seu banco, através do seu celular. Desta forma você estará obtendo mais segurança no acesso, pois os aplicativos costumam ser atualizados com mais frequência e, portanto, são mais seguros.

Também procure atualizar o aplicativo do banco sempre que houver uma nova versão. Pois as atualizações geralmente acontecem para agregar mais segurança aos usuários do aplicativo. Caso você não costume olhar com frequência as atualizações recentes disponíveis, vale a pena configurar seu celular para lhe notificar sobre as novas versões disponíveis.

Saiba mais: Pacotes de internet TIM para celular: conheça as melhores opções

Links e aplicativos suspeitos

A maneira mais comum de cair em golpes é acessando links e aplicativos falsos e fornecendo seus dados preciosos aos golpistas. Portanto, para evitar de cair nesse tipo de situação, nunca clique em links recebidos por e-mail ou SMS dizendo ser do seu banco. Os bancos não costumam enviar esse tipo de mensagem!

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Tome muito cuidado também quando você for baixar o aplicativo do seu banco, pois pode haver aplicativos falsos, criados justamente para roubar dados de acesso às contas dos usuários. Por isso, antes de baixar o app, leia os comentários e se certifique de que é o aplicativo oficial do banco.

Vincular seu celular ao acesso

Praticamente todos os bancos oferecem a opção de autenticação em duas etapas, ou seja, você pode vincular seu celular à sua conta e usar a ferramenta de SMS para confirmar o seu login ao internet banking sempre que for usar. É uma ferramenta muito interessante e que proporciona uma etapa a mais de segurança. Entretanto, caso o celular for clonado, esse código pode ser interceptado pelo hacker.

Os melhores bancos já disponibilizam uma opção de QRcode para efetuar essa segunda fase de verificação e você só terá acesso ao aplicativo se informar seu PIN do celular ou a impressão digital. É a maneira mais segura de acesso.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM FEITOS PARA VOCÊ

Pronto para usar o seu internet banking?

Agora que você já sabe como se precaver de golpes, fique à vontade para usar o internet banking e aproveitar essa facilidade. Aproveite também outras funcionalidades que essa ferramenta oferece, como o cartão virtual, que lhe permite efetuar compras de maneira segura na internet.

Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de todas as dicas e novidades sobre o mundo da telefonia e tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui