Trabalhar em casa se tornou rotina para muita gente no ano de 2020. A crise sanitária oriunda da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, impôs que milhões de pessoas no mundo trabalhem em regime de quarentena. Por isso, ter uma internet para home office do tamanho das necessidades de um escritório está cada vez mais virando uma obrigação residencial.

A difusão da banda larga no país proporcionou a ferramenta ideal para que profissionais migrassem seus ambientes laborais para dentro de suas casas. Com conexões estáveis, velocidades cada vez mais elevadas e preços competitivos, a contratação de internet fixa transforma espaços residenciais em empresas caseiras – ou, pelo menos, em extensões de outras empresas.

Curiosamente, o número de colaboradores nessa modalidade pode ser maior do que você pensa por aqui. Ainda em 2015, segundo dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt) e da International Telework Academy (ITA), cerca de 12 milhões de profissionais já exerciam suas funções desde casa, revelou a Folha. Com a pandemia, o número parece difícil de mensurar com exatidão.

Vale ressaltar que existe uma diferença entre home office e trabalho remoto, alerta a advogada trabalhista Gisela Freire. Home office é a situação eventual, tal como no momento de crise sanitária vivenciada, e a casa se torna uma extensão da empresa por tempo determinado. Trabalho remoto, porém, é aquele em que há vínculo profissional para trabalhar desde casa como padrão.

Fato é que, em qualquer uma dessas situações, você precisará de ferramentas que garantam a boa prática das suas atividades. Por isso, vamos te apresentar os melhores planos de conexão fixa, para que você possa ponderar a melhor internet para seu home office.

GARANTA AQUI UM PLANO COM MUITA INTERNET PARA SEU CELULAR

A melhor internet para seu home office

A melhor internet para home office é, sem dúvida, a banda larga fixa. Nessa modalidade, há algumas tecnologias para a entrega da conexão, porém só duas nos interessam. Primeiro, a mais tradicional e eficiente, via fibra ótica.

O avanço que a fibra ótica representou para o desenvolvimento e a promoção das conexões de alta velocidade merece destaque. Atualmente, planos básicos em algumas localidades podem ser considerados aqueles com 100 Megas de conexão. Tendo em conta que há cinco anos estávamos próximos de 8 Megas na média, segundo a plataforma Minha Conexão, a situação mudou muito de figura.

Nessa modalidade, a internet TIM Live pode garantir ao usuário uma conexão via fibra ótica estável, com altas velocidades por preços competitivos, às vezes abaixo do mercado. O serviço está cada vez mais ampliado, e já chegou à maior parte do Brasil. Saiba tudo sobre ela neste link.

Home Office com ultravelocidades

Há um nicho bastante particular chamado TIM Live Ultrafibra, dedicado às ultravelocidades. A diferença na prestação desse serviço é a de que a fibra ótica segue viagem até dentro da casa do usuário, chegando ao modem, enquanto tradicionalmente ela vai até o poste e depois continua por outro tipo de cabo, FTTC.

Nesse modelo de transmissão, as velocidades da internet podem chegar a impressionantes 2 Gigas por segundo. Ou seja, seria possível baixar um filme inteiro em alta resolução em menos de 5 segundos. Numa comparação com os melhores planos Controle do mercado, a franquia inteira do mês poderia ser gasta em menos de 10 segundos, qualquer que seja o plano ou a operadora.

Quando o home office é de difícil acesso

Para lugares remotos, a TIM Live conta também com o modem 4G, o qual recebe o pacote de dados pela rede de celular. Nesse caso, o modem funciona como um celular vinculado à rede, porém tem pacotes bem mais robustos para uma internet “semifixa”, por assim dizer.

Internet auxiliar para seu trabalho

Quem trabalha em casa pode depender bastante de uma conexão auxiliar, além da internet já contratada para home office. Isso, pois a liberdade que se ganha nesse tipo de atuação só é garantida quando é possível estar constantemente online, ainda que não se esteja em frente ao computador ou notebook.

Portanto, é importante investir na sua internet móvel e garantir que não faltarão dados até o fim do mês na sua franquia.

Nesse caso, os melhores planos são, definitivamente, os pós-pagos, que na TIM levam a etiqueta TIM Black. Eles garantem um pacote robusto de internet, ligações ilimitadas, além de garantir benefícios exclusivos para o dia a dia. Exemplo disso são o acesso a jornais e revistas diariamente, pacotes de segurança, Deezer para músicas ou, em alguns casos, roaming internacional gratuito para uso do celular no exterior.

Quer conhecer os planos do TIM Black? Então, clique neste link e encontre o mais adequado para você.

Configurações da internet para trabalhar em casa

Configurações adequadas na internet de casa são bem importantes, e existe uma particular que deve ser avaliada a partir da sua modalidade de trabalho.

Lembra de quando dissemos que há diferença entre home office e trabalho remoto? Pois bem, se você está em home office ou trabalho remoto, porém mantém vínculo com uma empresa e precisa acessar à rede que é dela, você provavelmente dependa de acesso a uma intranet, uma rede particular, fechada, com camadas extras de segurança.

Nesse caso, é bastante comum que esse tipo de rede exija um IP estático, sendo que esse número específico de IP funciona como uma chave de acesso ela. Então, é preciso configurar a sua para a manutenção de um IP assim.

No caso de você atuar em home office por conta própria, com empreendedorismo digital, por exemplo, então você pode desfrutar da rede tal como a sua operadora a instalou. Nessa situação, o default é que o IP seja dinâmico, sendo alterado a cada conexão, e a identidade do PC frente ao servido é variável.

Segurança da conexão no home office

Ao contratar internet para home office, é importante também dedicar alguma atenção à forma como você vai navegar nessa rede, sobretudo em caso de acesso a intranet empresarial. Isso, pois, agora, você funciona como uma porta de acesso para a rede da empresa, e, em épocas de cibersegurança em voga, toda prevenção é bem-vinda.

Se não for o caso, é bom prevenir porque o empreendimento, então, é todo seu, e a sua base de informações pessoais e profissionais precisa estar segura.

Por isso, siga algumas dicas bem objetivas:

  1. Primeiro, dê preferência ao uso profissional em equipamentos fornecidos pela empresa, pois eles garantem a instalação de programas atualizados e oficiais;
  2. Tenha maior cautela, a partir de agora, no fornecimento da senha de seu Wi-Fi a estranhos;
  3. Não use máquinas ou equipamentos empresarias em redes Wi-Fi públicas;
  4. Redobre seus cuidados com o acesso a links suspeitos, pois eles podem afetar diretamente a segurança da sua rede profissional;
  5. Faça backups rotineiramente, para manter seus arquivos sempre atualizados para restauração. Nesse sentido, o pacote de segurança do TIM Live Protect pode ser de grande valia.

Agora que você já sabe tudo sobre a melhor internet para home office, quem sabe não dá uma olhada nos planos da TIM e garante aquilo que há de melhor também para o seu celular? Clique aqui e confira!

QUER PLANO CONTROLE COM REDES SOCIAIS LIBERADAS? CLIQUE AQUI!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui