Nos últimos anos, as plataformas de streaming de jogos chegaram para revolucionar a maneira como os amantes de videogames, entusiastas da tecnologia ou simplesmente jogadores curiosos consomem esse serviço. A internet para streaming é parte fundamental desse processo.

A modalidade ganhou espaço no cenário de games e já conquistou muitos adeptos que desejam acessar dezenas de jogos na nuvem a qualquer momento, com qualquer plataforma e de qualquer lugar.

Para fazer parte dessa tendência e aproveitar o melhor da experiência de jogar online, é imprescindível o consumo de uma internet rápida e de qualidade. 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Se você quer escolher a melhor opção para realizar os streamings de jogos, precisa inicialmente entender a diferença entre as velocidades disponíveis no mercado. 

Continue lendo este artigo e confira essas e outras questões que devem ser analisadas antes da escolha do seu plano de dados.

 

O início do streaming de jogos na internet

A prática na verdade teve início no final dos anos 2000, quando surgiram os serviços Gaikai e OnLive. Na época, apenas as imagens eram transmitidas para os jogadores, já que os jogos rodavam em servidores externos.

No entanto, na última década o streaming de jogos ganhou força e já é uma realidade entre os usuários. 

A prática é dominada por centenas de jovens e adultos e recebeu maior representatividade nas plataformas onlines e digitais.

Hoje é bastante comum assistirmos a duelos de jogadores, campeonatos ou até mesmo disputas solitárias transmitidas via Twitch.tv, YouTube gaming ou Facebook gaming. 

São inúmeros os canais na internet que compartilham simultaneamente com seus espectadores as suas experiências pessoais com jogos de videogame. 

Agora que você já sabe um pouco de como tudo começou, vamos saber mais como podemos ter a melhor experiência de streaming na internet?

Qual a diferença entre as velocidades da internet?

Com o avanço da tecnologia, a capacidade de armazenamento e compartilhamento de dados precisou se adaptar de acordo com a necessidade de cada usuário. 

Desse modo, a velocidade da internet é definida a partir da quantidade de bytes oferecida pela operadora.

Para medir a velocidade da internet, por exemplo, utilizamos os termos Kbps e Mbps, que são a abreviatura de kilobit por segundo e megabit por segundo, respectivamente. Os termos são utilizados para expressar a taxa de transferência de determinado download.

Vale ressaltar que um mega equivale a 1.024 kilobytes, enquanto um giga equivale a 1.024 megabytes.

A internet fixa frequentemente utiliza o megabyte para medir a velocidade; já a internet móvel normalmente utiliza o gigabyte como unidade de medida. 

Como medir o consumo médio da minha internet?

É possível descobrir qual o consumo médio de internet do seu console por meio das configurações de cada aparelho. 

Para saber exatamente quanto o Playstation 4 está gastando da conexão, por exemplo, basta ir até as configurações do aparelho e exibir o status da conexão à internet.

Já no Xbox, você precisa acessar as configurações gerais do aparelho, logo depois acionar: Todas as Configurações; Rede; Configuração de Rede e, por fim, Estatísticas Detalhadas de Rede.

No desktop, se o sistema operacional for o Windows 10, há duas opções comumente adotadas: acessar o Menu Iniciar, Configurações e em seguida Redes e Internet; ou ainda utilizar o aplicativo Glasswire, que mede gratuitamente o consumo de dados do computador.

Quanto os principais jogos consomem de internet?

Entre as diversas opções que já encontramos na indústria de games, os títulos a seguir são os que mais se destacam entre os jogadores. 

Saiba agora quanto esses jogos consomem em média do pacote de dados da internet.

Média de uso de dados por hora (em Megabytes).

Quais outros fatores precisam ser considerados?

Quando o assunto é streaming de jogos, alguns fatores precisam ser levados em consideração para garantir a melhor experiência do usuário. 

Podemos imaginar, por exemplo, que somente a escolha dos jogos influencie na prática da modalidade.

No entanto, a escolha dos consoles também implicam a atuação do indivíduo, já que cada jogador conta com habilidades específicas. 

Além disso, a escolha da internet é outro fator determinante para que o jogador aproveite o melhor que o jogo em questão pode oferecer.

Escolher um pacote de dados de internet alinhado à necessidade do jogador é importante para que o usuário não interrompa o jogo durante a partida por motivos de falhas na conexão ou velocidade baixa de downloads. 

Nesse caso, podemos dizer que os principais aliados para uma melhor experiência na hora de encarar os games online são: 

  • escolha dos jogos;
  • escolha dos consoles;
  • conexão mais estável;
  • velocidade dos downloads;
  • tempo disponível para os jogos.

O que esperar dos streamings de jogos?

Este ano está sendo considerado o ano do streaming, uma vez que internautas passaram a consumir cada vez mais produtos em plataformas onlines e digitais, como é o caso das músicas, dos filmes, dos programas de podcast e, agora, dos jogos de videogame.  

Empresas como Sony e a Nvidia já oferecem opções robustas e inusitadas de serviços de streaming de jogos. Contudo, grandes companhias como Google, Microsoft e EA também anunciam o lançamento desses serviços, com suporte específico para cada plataforma. 

Confira:

Google Stadia

O streaming de jogos da Google pode ser acessado de qualquer navegador Chrome, assim como do sistema operacional da companhia, o Chromecast. O Google Stadia ainda conta com integração direta com o YouTube a partir de aparelhos móveis em geral.

Microsoft XCloud

A empresa tem como principal proposta fazer com que o jogador leve os jogos do Xbox para qualquer lugar, com isso, planeja disponibilizar o Microsoft XCloud para todos os modelos de smartphones, tablets, consoles do Xbox e também computadores pessoais.

EA Project Atlas

A organização que desenvolve jogos como o “FIFA” e o “Battlefield” também quer dinamizar a experiência dos seus jogadores. Por isso, a única exigência do Project Atlas da EA é que o usuário do serviço esteja conectado a uma rede de internet, seja qual for a plataforma.

Como você pode perceber, com o avanço da tecnologia, desenvolvedores de jogos podem apostar na excelência dos gráficos e em um catálogo extenso de opções que permitem ao jogador uma experiência única, diversificada e personalizada.

Se a finalidade é streaming de jogos, a operadora de internet precisa oferecer uma conexão estável e rápida para que o serviço de banda larga não seja interrompido no meio da partida e tampouco demore para responder aos comandos do jogador.

Leia também:Qual a melhor internet para games?

Qual o melhor plano de internet para streaming?

De acordo com um levantamento de dados realizado pelo portal Melhor Plano, a TIM garante os melhores resultados quando o assunto é internet mais estável e melhor velocidade de downloads.

Um dos planos que podem atender aos streamers de plantão é o plano TIM Controle Smart, que oferece 7,5 GB de internet no seu aparelho móvel, que podem ser completamente destinados para a execução de jogos online.

Isso porque o plano TIM Controle Smart conta com acesso ilimitado aos principais aplicativos de mensagem instantânea e redes sociais grátis por três meses, tudo isso sem descontar do seu pacote de dados, além de ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil. 

Isso significa que você conta com diversos benefícios por um valor fixo de R$54,99 mensais, sem custos adicionais no final do mês, e pode aproveitar o melhor que a tecnologia tem a oferecer!

Agora que você já sabe escolher a melhor internet para streaming de jogos e conhece o pacote ideal para atender suas necessidades, que tal garantir a próxima partida e contratar o plano TIM Controle Smart? Acesse maistim.com.br e saiba mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui