O isolamento social impôs uma nova dinâmica na forma como nos relacionamos com nossos colegas, amigos e familiares. Chegadas as proibições para encontros físicos, a população precisou encontrar novas formas de contornar a distância e a solidão. Nessa seara, então, a tecnologia se mostrou primordial para a manutenção dos relacionamentos interpessoais.

Embora o uso da modernização e da internet não sejam novidade para encurtar distâncias, a popularização de algumas ferramentas foi acometida por curvas de crescimento astronômicas. Plataformas como Google Meet e Zoom Hangouts para videoconferências tornaram-se presentes – e seguem se tornando – num número cada vez maior de dispositivos móveis, sobretudo.

Tais ferramentas já estavam presentes no ambiente profissional, proporcionando reuniões online nos ambientes corporativos. Porém, agora elas estão satisfazendo todos os tipos de necessidades de comunicação. Seja para ligar para um amigo, para falar com um familiar, agora todos se encontram virtualmente na salas que permitem um encontro a distância. Há quem, inclusive, promova festas nesses ambientes virtuais.

E todo mundo está aproveitando essa onda. Popularizaram-se as transmissões ao vivo, ou lives, e elas vêm arrastando multidões por onde passam. Numa estimativa ainda de maio, o Brasil já despontava como  “o” especialista nesse tipo de transmissão. Oito das 10 mais populares do mundo ostentavam a bandeira verde e amarela.

Apesar de passarmos por um momento difícil, vale a pena considerar que a democratização tecnológica e a popularização de ferramentas as quais mantém as pessoas conectadas durante o isolamento social florescem como o “novo normal”. Logo, implemente-as na sua rotina e esteja mais próximo de quem você gosta.

Leia mais: Instagram impulsiona vendas de pequenos negócios. Então, veja o que fazer!

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Isolamento social reflete em todas as esferas sociais

O isolamento social acabou por impactar diversos segmentos da sociedade. Primeiro, podemos destacar o Home Office, que vem se tornando cada vez mais comum e se popularizando como uma alternativa real mesmo para depois da pandemia. Segundo profissionais e empregadores, o trabalho longe dos escritórios acabou tornando as pessoas inclusive mais produtivas.

Além disso, esse isolamento social profissional também evidenciou os benefícios de quando o trabalhador presta seus serviços remotamente com seriedade. Cumprindo sua rotina laboral na jornada estabelecida, é possível desfrutar de até 3,5 semanas em horas livre a cada ano somente por evitar o deslocamento até a empresa.

A pandemia de Covid-19 também teve um impacto significativo na vida de crianças e adolescentes. Presume-se que 1,5 bilhão de alunos ao redor do mundo tenham suas rotinas de aula afetadas nesse período. Nessa batalha, a tecnologia vira a principal arma contra a desescolarização e o aprendizado falho. Porém, a vitória ainda está longe de ser alcançada.

Esse momento conturbado do planeta evidencia que um dos objetivos da nossa sociedade deveria se tornar o alcance do acesso universal à banda larga por um custo acessível para as mais diversas faixas econômicas da população mundial. Porém, apesar de haver iniciativas nesse sentido, a materialização dessa utopia ainda é discreta.

Leia mais: Durante o isolamento social, dedique-se a novos hobbies! Veja indicações!

A tecnologia promove a conexão necessária

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. Analisando, por exemplo, a cronologia do smartphone, esse dispositivo ainda nem dançou a valsa, pois recém comemora os seus 13 anos de idade. E, há duas décadas, realizar uma chamada telefônica na qual se pudesse ver o interlocutor era coisa futurista dos filmes de ficção científica.

Apesar disso, fomos acometidos por um boom tecnológico que, apesar de previsto por alguns, era impensável para muitos. Atualmente há relógios smart que fazem as vezes de celular, carros autônomos que prescindem de motorista e dispositivos caseiros que atendem instruções por comando de voz. Eles são inclusive capazes de responder.

Nessa evolução desenfreada, outro aspecto tecnológico que chama atenção é a Internet das Coisas (IoT). Com ela, cada vez mais vemos objetos e utensílios se tornarem conectados à internet e desobrigarem o ser humano das suas práticas mais tradicionais. Hoje, uma geladeira é capaz de preparar a sua lista de compras com base no que está ausente dentro dela.

O isolamento social contornado por ferramentas

Apesar de toda essa modernização que estamos vendo, nada veio mais a calhar do que as videoconferências proporcionadas por aplicações Hangouts (Google Meet e Zoom). Com elas, é possível realizar um encontro virtual vendo a outra pessoa tal como se ela estivesse na sua frente. E, salvo melhor juízo, já estamos nos acostumando com essa modalidade de interação.

No caso do WhatsApp, uma das redes sociais mais usadas no Brasil, aparentemente o grande destaque ficou para a sua funcionalidade de videochamada. Ainda que as mensagens sejam o carro-chefe desse mensageiro, as chamadas de voz se tornaram cada vez mais frequentes. Porém, as chamadas de vídeo passaram a entrar no radar de todo e qualquer usuário, inclusive dos mais imprevistos.

Aquilo que antes parecia coisa de filme e depois se tornou coisa de jovens acabou virando uma funcionalidade democratizada. Sentindo a necessidade de encurtar as distâncias impostas com maior peso sobre a terceira idade e os doentes crônicos, o grupo de risco para a Covid-19 passou a desfrutar ainda mais das interações audiovisuais simultâneas. Assim, quem nunca recebeu uma chamada de vídeo da avó?

Conexão ideal para manter isolamento social ativo

Já deu para perceber que estamos cada vez mais fazendo uso de aplicações que demandam de uma grande quantidade de dados de internet, certo? Por isso, para que você não fique sem rede no momento de “encontrar” seus amigos e familiares, é bom garantir uma conexão de qualidade.

No caso de você fazer o uso do wi-fi, a melhor conexão pela qual pode buscar é aquela que conte como uma franquia ilimitada de dados. Nesse caso, a TIM Live Internet é a melhor opção, pois leva até a sua casa via cabo de fibra ótica ou modem 4G uma das melhores conexões do país. Inclusive para lugares remotos, visto que a TIM tem a maior cobertura 4G entre as operadoras nacionais.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Para desfrutar de seu celular com liberdade, é preciso entender primeiro do que você precisa. No caso de você ser adepto das redes sociais, o plano TIM Controle Redes Sociais garante que você tenha WhatsApp, Facebook, Messenger e Twitter sem descontar da sua franquia de dados. Além disso, você conta com uma quantidade significativa de Gigas para usar outras aplicações.

Se você, porém, quer desfrutar de tudo que a telefonia móvel pode proporcionar, então deve dar preferência às opções do TIM Black. Com elas, é possível contar com muita internet, redes sociais liberadas, uma assinatura do TIM Music by Deezer além de muitos outros benefícios. O grande destaque fica para o roaming internacional, para usar o seu telefone no estrangeiro quando as viagens estiverem permitidas novamente.

Gostou? Então, veja aqui as ofertas do TIM Black e compare. São tantos benefícios que vai ser difícil você não se sentir atraído.

Leia também: Aplicativos de emprego: 7 apps para encontrar recolocação no mercado

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui