Os smartphones estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Abrangendo um número cada vez maior de funcionalidades, vêm, inclusive, dominando o espaço de outros gadgets. Então, nessa seara de mil e um utilidades, você já pensou em dedicar o seu melhor amigo aos jogos educativos para celular?

Esse tipo de ferramenta está entre as preferidas das stores, as lojas de aplicativos, quando os usuários são crianças e jovens. Esse movimento parece acontecer porque pais e cuidadores perceberam no smartphone a possibilidade de ter um auxílio sem que houvesse somente “mais um conteúdo” que não contribuísse, mas só preenchesse o momento ou chamasse a atenção deles.

Como crianças e jovens têm uma potencialidade muito alta para manter a sua concentração naquilo que lhes atrai, desenvolvedores de aplicativos encontraram aí um novo nicho de mercado, porém educacional.

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Entre relatos de usuários na Play Store para o app Meu Celular Educativo, por exemplo, pais assumem que entregam o celular a bebês entre 1 e 2 anos de idade. Espantaria a precocidade, não fossem os agradecimentos, pois estes aprendem cores, alfabeto, números e formas geométricas. E tudo isso a partir de um mundo visualmente muito colorido, propício para manutenção do foco infante.

Se você não quer ser aquela mãe ou aquele pai que somente entrega o celular ao filho para ocupar o tempo dele, pois já leu que o uso excessivo dos gadgets nessa fase prejudica o sono, o desempenho escolar e, inclusive, pode desencadear mudanças biológicas, está de parabéns. E veio ao lugar certo!

Nós, da TIM, vamos te indicar alguns jogos educativos para celular que são super-recomendados, os quais, de alguma maneira, vão agregar conhecimento ao seu pequenino! Desde os bem pequenos, extasiados por um mundo de cores, aos mais grandinhos, brincando de Comissão de Valores Imobiliários, tem aplicativos variados para todos.

E a Comissão de Valores Imobiliários não é brincadeira! Pois, sabia que o Ministério da Fazenda desenvolveu um aplicativo para ensinar educação financeira desde a primeira fase? Para a fase adulta, você pode contar com o TIM Finanças, uma excelente ferramenta!

Lembre-se, porém, de que pode haver aplicações que demandem o uso da internet para o melhor funcionamento. Então, dê um upgrade na sua para contar com os melhores recursos!

CELULAR COM 7,5GB + LIGAÇÕES ILIMITADAS = R$49,99? 

Jogos educativos para celular

Jovens são atraídos por tudo o que é novo, colorido, visualmente chamativo e sonoramente doce! Essa é a premissa da maioria dos aplicativos – e programas – dedicados ao público infantil.

Então, vamos começar nossa lista por uma ordem de idade, tudo bem? Primeiro, os para bebês, depois os mais grandinhos! No fim, algumas referências educativas para adultos como brinde!

  1. Formas e Cores

Dedicado aos primeiros anos de vida, Formas e Cores estimula o entendimento e a diferenciação de objetos de uma maneira bem colorida e dinâmica.

Imagem da captura de tela

A única parte ruim é que ele está disponível apenas para Android! Sorry, iPhones!

  1. Meu Celular Educativo

Esse aplicativo está entre os jogos educativos para celular preferidos dos pais, segundo os comentários da Play Store! Merece uma estrelinha na sua lista, hein!

Imagem da captura de tela

Tratando de projetar uma interface de celular antigo com conteúdo educativo, a ferramenta brinca com cores, números, alfabeto, sons e por aí afora!

Há quem diga que bebês de dois anos aprendem uma série de formas geométricas em apenas um dia, mas não podemos assegurar a veracidade da informação! Vai que seja o Bebêristóteles a referência… não sabemos!

Again, só está disponível para Android! Sorry, iPhones!

  1. Alfabeto Melado

Entre os jogos educativos para celular, só chamamos o Alfabeto Melado de jogo porque ele precisa estar na lista. Mas, na verdade, trata-se de uma sala de aula móvel, no celular, no melhor estilo EAD para crianças.

O aplicativo faz associação entre letras e objetos, estimula a caligrafia, além de apresentar todo esse conteúdo de alfabetização em uma pegada bem lúdica! Adjetivo que anda em alta no meio educacional!

Disponível para Android e iOS, não é necessário pagar nada para contar com ele! Iei!

Leia mais: TIM 5G: a nova tecnologia já está sendo testada!

  1. TIM Kids

A referência aqui vai ficar bem curtinha, mas vamos te remeter a outros dois posts aqui do blog!

Os serviços do TIM Kids estão disponíveis para alguns clientes da TIM e abrangem uma série de ferramentas e recursos que auxiliam no desenvolvimento cognitivo do seu filho.

Além disso, há tarefas que acompanham a rotina dos pequenos, com tarefas divididas por momentos do dia, e tudo separado por uma série de especialistas da área.

Então, você pode conferir tudo nestes links o que o TIM Kids Brincar pode fazer por você com os mais pequenos, e o que o TIM Games for Kids pode fazer pelos um pouquinho maiores.

  1. Lingokids

No melhor estilo Duolingo, famoso aplicativo para adultos aprenderem outras línguas, o Lingokids crava seu espaço entre os melhores jogos educativos para celular com folga sobre seus concorrentes.

jogos educativos

É difícil estabelecer a melhor idade para que ele seja utilizado com os pequenos, mas saiba que tanto a Linguística quanto a Pedagogia já afirmam que quanto mais cedo melhor! E mais inteligente o Júnior vira!

Visualmente agradável e com uma disposição sóbria de informações, a aplicação relembra o estilo recompensa por respostas certas!

E o melhor de tudo: tanto iOS quanto Android o têm à disposição!

Apesar de gratuito, existe a possibilidade de fazer compras dentro do aplicativo! Então, não libere o app se houver um cartão de crédito na sua carteira virtual, hein?!

  1. CVM Educacional

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Fazenda e promove às crianças educação financeira ao estilo Comissão de Valores Imobiliários. É intenso, mas há informações de sobra para serem pescadas!

Jogos educativos

Para ensinar os brasileiros a lidarem com seus dinheiros desde cedo, o app traz uma grande sacada: tratar tipo um banco imobiliário bonitinho e fofo a educação financeira real.

Ele só está disponível para Android e, a bem da verdade, parece estar em fase de manutenção! Mas, promete voltar – esperamos!

  1. Math Jumps

Math Jumps merece estar entre os jogos educativos para celular porque combina a parte científica da escola com o melhor estilo corrida de um boneco de Lego! Ou seja, o útil e o agradável correm juntos, só que quem corre mesmo é o cérebro! E malha, ficando mais sarado.. Sacou, né?

jogo educativo de matemática

Avançar no jogo é impossível sem saber a boa e velha tabuada, então o estímulo à aprendizagem matemática está garantido!

A ferramenta só está disponível para Android, infelizmente!

TIM BLACK? SÃO ATÉ 34,5GB DE INTERNET NO CELULAR

  1. TIM Finanças

O TIM Finanças não é exatamente um jogo, mas pode ensinar você, adulto, a controlar um pouco melhor o seu balanço financeiro.

Elaborado para dar suporte a quem anda sentindo uma ponta de descontrole financeiro, permite a identificação de em quais “gastos” esse descontrole pode estar surgindo. Além disso, ensina alguns truques para essa lida mais sóbria com o dinheiro.

Se você se interessou, clique neste link para saber detalhadamente tudo o que a ferramenta pode fazer por você e como contratá-la!

  1. TIM Ensina

O TIM Ensina é um dos jogos educativos para celular que não é exatamente um jogo, sendo mais uma forma de aprender de uma maneira mais leve e descontraída do que a tradicional. E mais uma referência para adultos, afinal!

Entre o que você pode aprender na plataforma, tem o seguinte:

  • TIM desenvolvimento pessoal
    • Independência financeira.
    • Automotivação na prática.
  • TIM estilo de vida
    • Fotografia e vídeo com celular.
    • Como ser um YouTuber.
  • TIM tecnologia
    • Desenvolvimento de app Android.
    • Design digital.

Com todas essas referências, não há por que não aprender uma nova habilidade, seja ela para o seu filho, seja para você e suas questões de vida adulta! Incrementar o repertório é sempre uma ótima pedida! Seja Mais!

Leia mais: Veja quais são os melhores celulares de 2019!

Se você gostou das nossas referências, então acompanhe o Blog Mais TIM! Publicamos diariamente pois você merece estar sempre bem-informada(o)! Além disso, estamos muito felizes em te ver por aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui