Sabe aquela sensação de colocar a mão no bolso e não encontrar o celular? Ela deixa o clima tenso até para a pessoa mais tranquila do mundo. Porém, antes de se desesperar, saiba que localizar celular perdido ou roubado pode ser uma tarefa mais simples do que você pensa com uma função (semi) nativa de rastreamento.

Nos dispositivos Android, o serviço é operado pelo Google, no intuito de facilitar a vida de usuários que tiveram tablets ou smartphones roubados ou perdidos. Trata-se de um sistema de rastreio que opera o GPS do dispositivo móvel permitindo que ele seja encontrado. A função, chamada de Encontrar Meu Dispositivo, está disponível para todos os aparelhos com esse sistema operacional.

Para clientes da Apple, a ferramenta Buscar iPhone cumpre a mesma função. Usando do próprio sistema de navegação do aparelho, o apetrecho pode ser encontrado a partir de qualquer navegador, e sua localização pode ser descoberta imediatamente. O serviço é prestado pela própria empresa, e suas configurações são ajustadas pelo iCloud.

A função em ambos os sistemas operacionais é útil para casos de perda ou roubo do dispositivo móvel. Porém, ela também pode ser de grande valia quando o aparelho estiver somente desaparecido dentro de um ambiente seguro. Nesse caso, existe uma funcionalidade que o faz emitir um som, permitindo a você localizar celular que esteja simplesmente obscuro pela residência.

Quer saber como localizar seu celular perdido ou roubado a partir do navegador? Então, não perca a linha, basta seguir os procedimentos abaixo.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Leia mais: Qual o plano TIM mais barato para quem gosta de jogar no celular?

O que fazer em caso de perda definitiva do dispositivo

Em casos extremos, quando o dispositivo estiver realmente na posse indevida, também há funcionalidades que podem ajudar o usuário a proteger seus dados. A primeira delas é que seu bloqueio pode ser realizado a distância. Nesse caso, quem estiver com ele não conseguirá acessar seus dados, aplicativos ou arquivos sem que você o desbloqueie.

Quando não houver perspectiva no horizonte de você recuperá-lo, você também pode proteger seus dados e sua conta remotamente. Nesse caso, a ferramenta de limpeza do celular faz com que ele seja integralmente apagado protegendo arquivos pessoais ou sensíveis. Além disso, também são apagados os protocolos de login, tais como de redes sociais ou aplicativos bancários.

Quero saber como localizar seu celular perdido ou roubado a partir do navegador? Então, basta seguir os procedimentos abaixo.

Localizar celular com Android

Para localizar seu celular com a função Encontre Meu Dispositivo, antes de mais nada é necessário deixar o aparelho esteja rastreável. Vale observar que, se essa função não estiver ativada, o procedimento não funcionará. Então, siga os passos abaixo para que, quando precisar, tudo esteja funcionando corretamente.

Deixando o celular rastreável

Abra as configurações do seu aparelho e selecione a aba Google;

  1. Depois, vá até a entrada Segurança;
  2. Nela, entre na aba Encontre Meu Dispositivo, pois é ela que permite localizar seu celular;
  3. Para ativá-la, basta clicar no botão para acioná-lo;
  4. Para que o sistema operacional consiga rastrear, deixe ativado o GPS do seu dispositivo, tradicional mente indicado pelo botão Local na aba de ferramentas superior da tela;
  5. Por fim, mantenha também a sua conexão com a internet ligada. Isso, pois, no caso de você perder o seu aparelho longe de uma rede Wi-Fi, tal como na rua, a conexão 4G é necessária para que o procedimento seja bem-sucedido.

Leia também: Carregadores de celular portáteis: 8 opções para quem não se desconecta

Localizando o aparelho

Depois de realizado o procedimento acima para deixar o aparelho rastreável, você pode usar a função Encontre Meu Dispositivo através de um computador. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro você deve acessar a página do rastreador de dispositivos do Google;
  2. Depois, é necessário que você faça o login com a conta que estiver vinculada ao smartphone ou tablet (aquela que você usa no aparelho desde o primeiro contato com ele);
  3. Logo depois de você concluir o acesso, a própria plataforma já apresentará para você os seus aparelhos que estão vinculados, para o caso de você ter mais de um. Então, selecione aquele que está perdido ou roubado;
  4. Na sequência, você verá o último acesso do aparelho e a carga de bateria com que ele se encontra, além de três opções:
    • Reproduzir som: Serve para você encontrar o celular que está perdido no ambiente. Ao selecioná-la, seu dispositivo emitirá um toque continuamente durante 5 minutos, o quê permitirá que você o localize com facilidade.
    • Proteger dispositivo: Nessa opção, o aparelho é bloqueado e a sua conta do Google é desconectada. Além disso, é possível colocar um número de telefone para contato na tela de bloqueio, para o caso de alguém bem-intencionado encontrá-lo.
    • Limpar dispositivo: Essa é a opção mais radical, e você só deve selecioná-la quando não tiver mais esperanças de localizar seu celular ou tablet. Elegendo essa opção, todos os seus arquivos serão apagados e sua conta do Google será desconectada. Depois desse procedimento, inclusive a funcionalidade Encontrar Meu Dispositivo deixará de funcionar. Ou seja, só a selecione se você realmente for abrir mão do seu aparelho.

Localizar celular com iOS

Para localizar um celular ou tablet da Apple, também é preciso deixar o iPhone ou iPad rastreável antes de surgir a necessidade. Por isso, siga os passos abaixo:

Deixando iPhone ou iPad rastreável

  1. Primeiro, abra os Ajustes do aparelho;
  2. Depois, clique em Buscar iPhone;
  3. Na sequência, selecione a entrada que ativa a funcionalidade.

Localizando o aparelho da Apple

Para localizar o celular, o procedimento é bem semelhante ao apresentado para o Android. Você pode fazê-lo a partir de um navegador na página do iCloud, a qual mostrará basicamente as mesmas informações. Confira o passo-a-passo:

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

  1. Primeiro, acesse o site Buscar iPhone, da iCloud;
  2. Depois, faço login com o seu ID Apple registrado no dispositivo;
  3. Feito isso, será apresentado um mapa com a localização do aparelho em tempo real, além de três opções:
    • Tocar som: Essa opção é para o aparelho que estiver perdido dentro de um ambiente conhecido e somente precise ser achado com rapidez ou facilidade.
    • Modo perdido: Nesta opção, o seu dispositivo enviará o histórico da sua localização para sua conta da Apple. Além disso, ele será bloqueado, impedindo que terceiros o utilizem. Por fim, seu display apresentará uma mensagem informando a perda e solicitando sua devolução com um telefone para contato.
    • Apagar iPhone: Essa é a opção mais radical, indicada somente para quem tem a certeza de que não recuperará seu dispositivo. Selecionando-a, seu aparelho será integralmente apagado, tornando impossível que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais ou aos seus arquivos particulares.

Já sabe como localizar seu celular?

Viu como é fácil localizar seu celular? Desse modo, você se previne contra transtornos geralmente causados pela perda do aparelho. Porém, vale ressaltar mais uma vez que o procedimento só funciona se você o tiver tornado rastreável antes de surgir a necessidade. Então, fica a dica!

Leia mais: TIM Internet: conheça as facilidades para quem ama ficar online

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui