As velocidades oferecidas nos planos de internet foram significativamente incrementadas nos últimos tempos e já há ofertas que alcançam a casa dos Gigas por segundo para download. Como cada vez mais temos aplicações que demandam de banda larga, aproveitar essa evolução está entrando no roteiro dos usuários. Sobre isso, é possível que você queira saber se está mesmo recebendo aquilo que contratou, e aqui você vai descobrir o melhor medidor de internet para você.

Há diversas opções disponíveis atualmente, mas todas cumprem a mesma função. Basicamente, esse tipo de ferramenta verifica sua velocidade de download, de upload e de latência. Em resumo, a sua capacidade de baixar arquivos da rede, de subi-los para ela – o envio de arquivos -, além do tempo de resposta que leva para o servidor atender aos seus comandos, respectivamente.

Entre as soluções mais tradicionais, existem aquelas que rodam a partir do próprio navegador, ideais para computadores e notebooks, e aquelas em forma de aplicativo, ideais para smartphones ou tablets. Assim, qualquer rede wireless pode ser testada com facilidade. Além disso, é possível testar, também, a velocidade do seu plano de celular, ainda que essa finalidade seja menos empregada porque essa não é posta à prova.

Esses testes são bem intuitivos, mas você deve ter atenção a alguns aspectos. Por exemplo, é bom minimizar o consumo de dados no momento da testagem para não causar ruídos nas métricas de avaliação. Além disso, é importante entender que há causas naturais para diminuição dos Megas contratados, como a geografia do local. Por fim, vale a pena entender que os Megas (Mbps) que você contrata de velocidade não equivalem aos megas (MB) que descrevem o tamanho de um arquivo.

Leia mais: Planos da Netflix: quais são e quanto custam?

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

O melhor medidor de internet está nesta lista!

1. Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga  é um serviço provido pela Anatel. Nele o usuário tem acesso rápido a todas as informações necessárias sobre sua internet e pode ver com facilidade se a sua velocidade está sendo entregue tal qual o contratado. Para testar, basta apertar o botão Iniciar.

2. Minha Conexão (Internet Speed Test)

O Minha Conexão é um dos testes mais comuns do segmento. Com ele, basta acessar a página que o teste iniciará automaticamente. Por isso, vale a pena, então, dar uma olhada nas informações mais abaixo sob pena de ter seus resultados afetados por não preparar o teste.

O Minha Conexão também está disponível em forma de aplicativo, tanto para Android quanto para iOS.

3. Speed Test by Ookla

No Speed Test by Ookla, basta apertar o botão iniciar e aguardar seus resultados. Este também é um dos serviços mais badalados do gênero, e, de largada, ele já indicará seu IP, sua operadora e sua cidade.

4. nPerf

Quer testar a velocidade da sua internet a partir do seu celular? Então, o nPerf é outra excelente referência. Com ele, é possível verificar o tempo de carregamento de sites, a taxa de desempenho de vídeos em plataformas de streaming, e ao final receber uma pontuação para a sua internet de um modo geral. É claro, download, upload e latência também estarão presentes nos resultados.

O serviço também está disponível para na Play Store e na Apple Store.

Os resultados do medidor de internet

O que você vai descobrir no teste e como interpretar os resultados:

  • Download: significa a quantidade de dados que você consegue baixar da internet por segundo. Por isso, o valor deve ser aproximado do volume nominal contratado, tal como 10 Mega, 50 Mega, 100 Mega, e por aí adiante. Lembrando, aqui são Mbps.
  • Upload: significa a quantidade de arquivos que você consegue enviar para a internet por segundo. Tradicionalmente, usuários comuns não se preocupam com esse resultado, e seu contrato deve informar esse dado para que você possa comparar. Então, se o quiser, basta procurar por ele no sumário da sua oferta.
  • Ping ou latência: é a quantidade de tempo (geralmente fica na casa do milissegundo) que o servidor leva pra responder um comando enviado pelo testador. Vale a pena observar esse tipo de informação quando se é gamer, modalidade de usuário que tem a vida impactada quando não há cumprimento do que é contratado (sobretudo se houver contratação de ping otimizado).

Como usar o medidor de velocidade

É difícil considerar qual seja o melhor medidor de internet para que você teste sua velocidade. Em termos gerais, todos cumprem a mesma função, mas há alguns contratempos. Há casos, por exemplo, de regiões que não são abrangidas por servidores de alguns testadores. Ou seja, se logo que você acessar o serviço não for encontrado um, passe ao próximo. Via de regra, porém, esse problema é voto vencido, sendo raro hoje em dia.

Dito isso, depois de você acessar a lista com os principais medidores, é importante também que você saiba como usá-los. E, aqui, é indispensável que você saiba os principais fatos que podem influenciar nos resultados tanto quanto saiba que a velocidade da sua internet não tem relação direta com o tamanho do arquivo de que esteja tentando fazer download.

  • Arquivo que demora para baixar

Antes de mais nada, saiba que a velocidade da sua internet não guarda correlação, pelo menos direta, com a capacidade de realizar download que sua operadora te garantirá. À parte das oscilações naturais que o contrato prevê, e que também são previstas pela Anatel, existe um quê de incorreção numa avaliação que leve em conta a palavra “Mega” nesse momento. Isso, pois a abreviação representa duas unidades diferentes, a depender do caso.

Quando você contrata um plano de internet, os Megas previstos na oferta são a tradução de Megabits, tradicionalmente representados pelo acrônimo Mbps. Porém, os megas que determinam o tamanho de um arquivo são a tradução de Megabytes, com y, representados pelo acrônimo MB.

O que vale notar aqui é que os megabytes são 8 vezes maiores do que os megabits. Ou seja, a depender do tamanho do arquivo, você poderá levar bastante tempo para realizar o download dele, ainda que ele se enquadre exatamente nos Megas previsto na sua oferta de internet.

Mais ou menos assim: num plano de 1 Mega (Mbps), um arquivo de 1 MB (dito 1 mega) levará 8 segundos para ser baixado. Você até pode baixar 1 megabit por segundo, mas é preciso considerar, então, que o megabyte é 8x maior do que isso.

Por isso, se você pensa que sua internet está boa, mas não entende o porquê de o download de um determinado arquivo demorar tanto, pode ser que aqui esteja a sua resposta. E, vale dizer, muita gente procura o melhor medidor de internet justamente por pensar que há incorreções nas avaliações já realizadas.

Fatores ambientais que afetam o resultado

  • Obstáculos

Assumindo que você esteja tentando avaliar, sobretudo, a sua internet Wi-Fi, saiba que alguns fatores ambientais podem prejudicar o resultado da sua avaliação. O primeiro deles é haver muitos obstáculos entre você e o modem ou muitos dispositivos eletrônicos por perto. Isso, pois eles podem diminuir a distribuição do sinal, que acontece via ondas de rádio.

  • Distância do modem roteador

Outro fator que deve ser levado em consideração é a distância entre você e o modem roteador. Assim como tudo na vida, o sinal de Wi-Fi também é afetado pelas leis da física. A dispersão é o fato em questão, e quanto mais longe você estiver do ponto distribuidor, maior será a perda de sinal. Ou seja, a cada metro mais distante, menor a quantidade de Mbps que você alcançará.

  • Desligue aparelhos ligados à rede

Como a banda larga é fatiada entre os dispositivos móveis ou estáticos vinculados à rede, o que acontece é que, para que você verifique toda a potencialidade da sua rede, você precisará minimizar os captadores de banda.

Nesse sentido, desligue os smartphones ou tablets, os notebooks ou computadores excedentes, feche abas que consumam internet no momento e desligue os aparelhos da chamada Internet das Coisas.

Encontrou o melhor medidor de internet?

Agora que você já sabe como usar o medidor de internet, basta acessar o pretendido. Via de regra, eles são inicializados automaticamente ao acessar a página. Em outros casos, assim como em aplicativos, a regra passa a ser o botão: basta apertar Iniciar ou Começar para rodar o teste!

Leia mais: Internet de bairro: como funciona? É segura? Entenda aqui!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui