Você já se perguntou qual o melhor processador de celular? Pois aqui respondemos a exatamente esta pergunta. Afinal, quando compramos um novo aparelho, muito se confunde acerca dos atributos que cada modelo apresenta.  

Da mesma maneira que um computador, o celular contém uma série de componentes de hardware que são fundamentais para seu funcionamento. No entanto, nem sempre eles são levados em conta no momento da compra. Um deles é o processador.  

Neste artigo, faremos um tour pelo universo dos processadores, marcas, modelos, especializações, entre outras características. Ao final, depois de ter uma base sobre eles, você poderá verificar qual o melhor processador de celularassim como um ranking de outros modelos. 

Se você está pensando em trocar de celular, dar um de presente ou simplesmente tem curiosidade sobre o tema, este texto pode te ajudar. Confira! 

Leia também: Veja quanto custa um chip da TIM e saiba com cadastrá-lo

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

O que faz um processador de celular?

Para entender o que faz um processador, partiremos do fato de que qualquer celular é, em essência, um minicomputador. Sendo assim, um aparelho celular precisa deste componente essencial a todos os computadores, sejam notebooks ou desktops.  

O papel do processador em um dispositivo é receber informações (dados) e emiti-las novamente em sinais processados. Na verdade, essa função é desempenhada por qualquer chip. Placas, pen-drives e até jogos de cartucho possuem pequenos processadores.  

No caso de um computador ou dispositivo móvel, o processador é uma espécie de “chip principal” que recebe praticamente todos os dados das atividades desempenhadas pela máquina. Sendo assim, sua potência determina a capacidade que a máquina tem de realizar atividades, sobretudo simultaneamente. 

Quanto melhor o processador para celular, mais programas e ações podem ser realizados ao mesmo tempo. Para termos um parâmetro do que é melhor ou não, é importante considerarmos algumas características.  

A frequência, a capacidade de armazenamento e processamento gráfico, por exemplo, são algumas delas. A seguir, veja especificamente sobre duas, que são determinantes ao examinar em uma compra, por exemplo. 

Quantidade de núcleos

Entre os processadores de celular, existem as seguintes opções: 

  • Single-core – tem um núcleo (unidade central do processador) 
  • Dual-core – tem dois núcleos 
  • Quad-core – tem quatro núcleos 
  • Octa-core – tem oito núcleos 

Mas o que significam esses núcleos? Como isso pode me ajudar a saber qual o celular com o melhor processadorBom, vamos explicar.

A quantidade de núcleos de um processador está muito atrelada a seu desempenho. A regra geral é que, quanto mais núcleos ele tem, mais capaz ele é de executar várias atividades ao mesmo tempo. Isso quer dizer que, se você vai fazer um uso básico de seu celular, como receber mensagens e ligações, um processador single-core já vai dar conta do recado.

À medida que o número de núcleos aumenta, espera-se que o celular execute mais ações simultaneamente. Um celular Octa-core, por exemplo, de oito núcleos, geralmente é o preferido dos gamers.  

Esses núcleos de processamento são muito importantes para que o uso do celular como um todo seja satisfatório. Por isso, deve-se prestar muita atenção a esta medida, pois se não, você corre o risco de adquirir um celular que não serve para o objetivo que você deseja almejar com ele. 

Saber o melhor processador para jogos, por exemplo, é indispensável para que você possa jogar tranquilamente e sem problemas, e com um bom desempenho gráfico. O processador octa core é bom para estes fins. 

Frequência do melhor processador de celular

Outra especificação importante de processadores de celular, a frequência é sempre indicada em valores com unidade de medida em Herz (Megaherz ou Gigaherz). Esses valores mostram a capacidade do processador em relação ao tempo. Ou seja, determinam o quanto ele pode estar ocupado (quantas instruções e processamentos ele recebe) dentro de um certo período de tempo. 

Naturalmente, quanto maior for a capacidade do processador em Herz, melhor será o seu desempenho. No caso da busca por um bom processador para jogos, sem dúvida você vai precisar recorrer às frequências em GigaHerz (GHz). 

Dessa maneira, quando temos uma noção de alguns atributos importantes, estamos mais perto de responder a pergunta: qual é o melhor processador de celular? 

A seguir, veja um pouco mais sobre as principais marcas de processador de celular. As marcas são do mundo todo, com diversas características diferentes em seus processadores. Veja abaixo. 

Melhor processador de celular: as principais marcas

  • Nvidia Tegra – Começando por essa que é super indicada para quem procura o melhor processador de celular para jogosAlém de processadores de celular, a marca também desenvolve processadores para videogames. Um bom exemplo é o console Nintendo Switch, que usa um processador Nvidia Tegra. 
  • Apple AX – Processador da multinacional norte-americana Apple. E por esta razão, assim como todos os produtos Apple, seu processador também é exclusivo para uso em aparelhos da marca. O Apple AX já é tradicional, sendo presente no iPhone desde sua primeira versão, lançada em 2007. 
  • Atom Intel – Provavelmente a marca mais famosa e tradicional do mundo no que diz respeito a processadores de desktops, a Intel também investe fundo no ramo de processadores de celular. No entanto, eles estão presentes (por enquanto) apenas em modelos da marca Motorola. 
  • Qualcomm Snapdragon – Assim como a Intel, a Qualcomm também é tradicional no ramo. Em relação a celulares, a marca produz tanto processadores básicos quanto os mais avançados, de alto desempenho. Seus modelos podem ser usados em celulares Android, em geral.

Leia também: Como bloquear anúncios de aplicativos no celular: descubra já!

Top 4 do melhor processador de celular

Agora que você já tem um bom panorama de processadores para celular, é possível ter mais clareza ao observar o ranking de processadores de celular que preparamos para você.

Como já demonstrado, as marcas são muitas e a diversidade de usos e capacidades também. Ademais, existem processadores específicos, como os para jogos. 

1 – Apple A13 Bionic

Comecemos com o melhor processador celularEste processador é, sem dúvidas, o que tem a mais alta performance, em todos os quesitos: velocidade, economia de bateria e capacidade de processamento. 

Ele está presente no iPhone 11 Pro Max. Estima-se que o Apple A13 Bionic execute 1 trilhão de operações por segundo. Além disso, o processador também utiliza Inteligência Artificial. 

2 – Snapdragon 855+

Outro processador com recarga bastante rápida e Inteligência Artificial, esse modelo da Snapdragon trouxe bastante inovação em 2019, com sua capacidade de conexão por 5G.

Ele foi o primeiro a apresentar este atributo. Ele está no modelo de celular ROG Phone II, da marca ASUS.

3 – Huawei Silicon Kirin 9000

Este é o último modelo da Huawei. Trata-se de um processador octa-core (oito núcleos). Sem dúvida, é um dos processadores mais rápidos do mundo, e pode competir facilmente com os modelos Apple e Snapdragon mencionados acima. É também um dos menores do mundo (5 nanômetros).  

4 – Exynos 9810

Modelo da marca Samsung, este processador é bastante veloz quanto à velocidade de downloads, desde que haja uma boa conexão de internet. Ou seja, se você usa aplicativos como Spotify, Netflix, entre outros, nos quais se faz bastante downloads, esta é uma ótima opção.

Melhor custo-benefício entre processadores de celular

Por fim, sabendo mais sobre os principais modelos, é possível ter uma ideia de qual o melhor processador de celular. Estes processadores têm alto desempenho e certamente terão prosseguimento com modelos mais velozes e potentes ainda.  

Em relação ao custo-benefício de um processador de celular, é preciso saber que tudo depende do uso que você quer fazer dele. Ou seja, não adianta querer saber qual o melhor processador para celular se você não imagina um uso específico para ele. 

Ou seja, um processador com apenas um núcleo pode ser o melhor possível se você só precisa realizar e receber chamadas ou mensagens. Sendo assim, é preciso se perguntar qual o melhor processador para celular em uma certa categoria.  

Entre tanto, no geral é o Snapdragon 855+ que apresenta o melhor custo benefício entre a maioria dos modelos do mercado. É o segundo de nosso ranking, e com sua conexão por 5G, este modelo atinge ótimos resultados, sem que haja um custo exorbitante.  

E então, gostou de conhecer dicas para escolher o melhor processador de celular? Conte para a gente a sua opinião. Esperamos ter lhe ajudado. Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o blog Mais TIM.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM FEITOS PARA VOCÊ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui