Se seu chip parou de funcionar, há diversas razões que podem estar afetando o funcionamento. Desde falta de recargas até inutilização física do periférico, é preciso seguir alguns procedimentos no sentido de descartar hipóteses. Isso é importante pois, a depender do caso, situações extremas podem se mostrar desnecessárias.

A pior parte é ficar sem poder utilizar o celular. Como o cartão SIM é basicamente o cérebro do seu telefone, quando o chip para de funcionar não é possível utilizar nenhum serviço prestado pela sua operadora. Entre elas, falar ao telefone, navegar na internet ou mandar SMS.

Se você quer descobrir o que aconteceu com seu chip, siga o passo a passo abaixo e desvende o mistério!

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Seu chip parou de funcionar mesmo?

O primeiro passo que vale ser notado é que, apesar de parecer tosca, a pergunta acima tem um fundo de validade. Será que seu chip parou de funcionar mesmo ou você somente está sem serviços?

O que pode evidenciar a sua resposta aqui é se seu telefone está totalmente inativo ou se ele “funciona e para”.

Se ele estiver nesse movimento de “funciona e para”, então a primeira coisa que você precisa observar é se ele não “para” sempre nos mesmo lugares. Isso, pois a cobertura de telefonia móvel é limitada geograficamente, e depende da localização de antenas para os serviços de telefonia móvel.

Ainda que a TIM conte com a maior cobertura 4G do país, ela não atende ao Brasil inteiro. E, se você estiver tentando usar seu smartphone ou celular em lugares remotos, pode ser o caso de simplesmente não ter sinal disponível.

Por isso, se ele “vai e volta”, é o caso de observar onde ele vai e onde ele volta, ok? Se você souber responder, provavelmente seja uma falta de sinal. Mas, ainda assim, vale a pena você dar uma conferida, e as barrinhas da sua aba de tarefas podem confirmar o fato.

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Meu chip parou de funcionar definitivamente

Se você já percebeu que seu chip parou de funcionar, e isso não depende de local, então passamos ao caso de tentar reinseri-lo na rede ou, definitivamente, descartá-lo. A solução é radical, pois demanda a aquisição de um novo chip para a mesma linha, mas ainda assim não é tão incomum.

Visto isso, você pode tentar seguir os procedimentos abaixo para verificar se, antes da opção radical, seu chip não volta à ativa. Há casos, e não são raros, de simples panes temporárias.

Se assim for, você economizará o tempo de trocar o periférico definitivamente, pois isso leva custa você ir até uma loja física ou esperar uma troca de chip remota da TIM, já que o envio é feito pelos Correios.

Os testes abaixo seguem uma lógica de descarte de hipóteses. Ou seja, vão do mais simples para o mais complexo. Então, quanto antes você encontrar uma resposta, melhor.

1. Reinicie seu celular

Apesar de a solução parecer óbvia demais, em muitos casos ela contorna seus problemas. Ainda que a tecnologia tenha avançado muito recentemente, ela não é imune às falhas temporárias ou repentinas, e, nesse caso, pode ser a melhor solução.

2. Verifique se há sinal de rede

Se houver sinal de rede e, mesmo assim, você não estiver conseguindo usar seu celular, há sinais de que o chip está bom, e o problema pode ser outro.

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Isso acontece, pois o cartão SIM é como um cérebro com identidade digital-virtual. Suas informações são indispensáveis para fazer a própria vinculação à rede da sua operadora, e é ela que mostra que você tem sinal.

Por isso, se seu chip parou de funcionar, ele provavelmente não concluirá essa vinculação, o que consequentemente não te deixará saber quanto sinal há na região.

3. Teste seu chip sem o adaptador

Para ter certeza de que se trata de problema no chip ou não, você pode simplesmente testar a parte menor do chip (o nano, se for esse) em algum aparelho que o aceite diretamente. Assim, pode, de quebra, descartar que seu chip tenha mal funcionamento.

4. Troque o adaptador do cartão SIM

Se seu cartão SIM usa adaptadores, pode ser que ele simplesmente esteja desalinhado. Isso acontece em razão do uso e do desgaste natural do objeto, e ninguém está imune a isso acontecer.

Quando o tamanho do chip precisa ser adaptado, é justamente o adaptador que permite o alinhamento perfeito da parte relevante do chip (o chipset) com as respectivas entradas que tocam a gaveta.

Talvez, trocá-lo seja uma solução rápida e fácil.

5. Confira a cobertura da sua operadora

Apesar de 80% da área urbana dever estar coberta por sinal, segundo a Anatel, é impossível mapear todos os pontos de sombra que existem na cobertura. Por isso, você pode conferir um mapa de cobertura da TIM para ter certeza de que não está fazendo confusão entre falta de sinal e “meu chip parou de funcionar”.

Esse contexto pode ser traiçoeiro no caso de você testar outro chip no seu aparelho, de outra operadora, e ele demonstrar cobertura.

Isso não deve acontecer na TIM, visto que se trata da maior cobertura 4G do país. Mas, fica a ressalva.

6. Teste outro chip em seu aparelho

A fim de descobrir se o problema está no seu aparelho, teste outro chip na bandeja. Se o aparelho apresentar sinais normais de funcionamento, então o problema pode estar no seu cartão SIM. Em sendo, será necessário efetuar uma troca, via troca remota da TIM ou indo até uma loja física (o procedimento mais rápido).

Porém, se a outra linha também apresentar falhas, provavelmente o problema esteja no seu aparelho.

7. Verifique a rede da operadora

Os telefones contam com ajustes de seleção de operadora (rede) nas suas configurações do sistema operacional. Por isso, ative e desative a sua novamente, a fim de realizar uma nova vinculação à rede.

Apesar de o telefone realizar um procedimento semelhante quando reiniciado, pode ser que ele haja se desajustado em algum momento. Assim, você pode resolver a situação selecionando a sua prestadora de serviços.

8. Roaming de dados

A maioria dos planos de celular atuais, sobretudo os pós-pagos (Controle e pós), garantem uma navegação de dados a partir da utilização das antenas de outras operadoras, que não a sua, quando você está fora da sua região de origem (seu DDD). Por isso, há um caso particular para você não conseguir acessar sua rede.

Se você estiver fora do seu DDD, tradicionalmente não há problemas quando dentro do mesmo estado, mesmo que seu telefone seja pré-pago.

Porém, se você tiver cruzado uma fronteira estadual, pode ser que seu telefone precise de alguns ajustes:

  • Pré-pago: se ele for dessa modalidade, você pode necessitar de créditos tanto para efetuar quanto para receber ligações. E, consequentemente, pode estar sem internet. Ou seja, no pior cenário, nenhum dos seus serviços funcionará normalmente.
  • Pós-pago (Controle ou Black): se sua linha for pós-paga, qualquer que seja a modalidade, atualmente o roaming nacional é uma solução disponível para quase todos. Ainda assim, pode ser que o roaming de dados esteja desativado.

meu chip parou de funcionar

Apenas para fins de certeza, independentemente de qual seja o seu plano, vá até as Configurações do seu aparelho, encontre as opções sobre o próprio telefone e ative a opção roaming de dados.

9. Redefina seu celular

Se seu chip parou de funcionar, porém em alguma das referências acima você verificou que o problema não é com seu chip, então o celular pode ser a causa, certo?

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Redefinir o celular significa trazê-lo às configurações de fábrica, o que o fará retornar ao sistema operacional original e aos ajustes de rede de quando ele foi adquirido. Aqui, vale notar que o iPhone conta com uma entrada específica, a qual reinicia somente as configurações da sua rede. Use dela antes de redefinir todo o aparelho.

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Isso pois essa solução é radical e demanda que você faça backup dos seus arquivos antes decidir por ela. Apesar de haver alguns recursos que se mantêm, a maioria do seu smartphone será perdida, ok?

10. Verifique o IMEI do seu celular

Sabia que cada smartphone tem um código de identificação tal como um RG pessoal? O que acontece é que é através desse número que as operadoras podem bloquear um aparelho furtado, roubado ou perdido, por exemplo.

Por isso, se você adquiriu um aparelho recentemente, mas ele é usado, é bom conferir se não houve algum bloqueio desse tipo anterior à sua aquisição, ou mesmo posterior.

Para fazer essa consulta, faça o seguinte:

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  1. Acesse o discador do seu smartphone, tal como se fosse fazer uma ligação;
  2. Então, digite *#06# e chame;
  3. Na sequência, você verá o seu código IMEI na tela;
  4. Com o código em mãos, entre no site de consulta para aparelhos perdidos (neste link) e selecione Consultar IMEI. Na entrada, digite o seu código exibido na tela no passo anterior;
  5. Por fim, você descobrirá se o seu celular está bloqueado ou não. Caso a resposta seja positiva, será necessário contatar sua operadora para regularizar a situação do aparelho.

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