Em tempos de isolamento social, o mobile learning é uma opção para que crianças, jovens e adultos sigam estudando sem precisarem frequentar uma sala de aula. Essa é uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente. Ela permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à internet.

Ou seja, mobile learning nada mais é do que usar seu celular ou tablet para aprender. O modelo acompanha a tendência de adoção de smartphones e tablets no dia a dia das pessoas, permitindo que esses dispositivos sejam usados como canais de aprendizado. São recursos que nos ajudam a aprender novos conteúdos de uma forma muito mais fácil e atraente.

Tudo isso é possível graças ao rápido desenvolvimento tecnológico que está acontecendo sobre o potencial dos telefones móveis (Wi-Fi, 4G e 5G). Juntamos a isso suas potencialidades originais já reconhecidas como recursos técnicos para o aprendizado: portabilidade, interatividade, sensibilidade ao contexto, conectividade e individualidade. Esses dois pontos sinalizam as condições favoráveis para que os educadores estudem e desenvolvam abordagens de ensino que incluam aplicações destes dispositivos.

Por isso, não deixe de conferir abaixo o que é mobile learning e as principais diferenças entra essa modalidade e os termos e-learning e EAD, que já são mais conhecidos e utilizados. Em seguida, falaremos sobre o uso do mobile learning no mundo corporativo. Pra fechar, abordaremos as metodologias e tendências do mobile learning. Confira!

ENCONTRE AGORA SEU NOVO PLANO DE CELULAR! 

O que é mobile learning

O mobile learning pode ser traduzido literalmente como “aprendizado móvel”. É uma metodologia de ensino que proporciona um novo ambiente para alunos e professores, usando dispositivos móveis como plataformas para viabilizar o aprendizado a distância.

Ou seja, mobile learning nada mais é que utilizar do seu laptop, celular ou tablet na aprendizagem. Esta é uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo também a atualização mais rápida de conteúdos em relação aos métodos mais tradicionais de ensino.

Em geral, o uso de tablets também é considerado mobile learning, mas tem aspectos chave, como o tamanho da tela, que os aproximam dos computadores comuns. Por isso, em geral, quando falamos em mobile learning estamos nos referindo às atividades de treinamento produzidas para smartphones.

O mobile learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que abre um leque de novas oportunidades para o futuro. Permite levar a educação a locais de difícil acesso, onde não existem escolas ou professores, e onde a educação e formação é ainda considerada um privilégio de apenas alguns indivíduos.

Mobile learning x e-learning x EAD

Mas, primeiro, vamos ajudá-lo a navegar nesse universo de termos diferentes. Um erro comumente cometido ao se considerar o uso do mobile learning é achar que essa metodologia é igual ao e-learning ou o Ensino a Distância (EAD).

Na prática, apesar de parecidas, elas apresentam características distintas que devem ser consideradas para a criação de um projeto de sucesso. O e-learning nada mais é que o processo de aprendizado feito por meio de dispositivos eletrônicos, conectados à internet, como os computadores.

Por outro lado, o mobile learning é feito apenas por dispositivos móveis, podendo usar aplicativos e materiais didáticos. Podemos entender daí que o mobile learning é uma opção dentro do e-learning.

Dessa forma, ambas as tecnologias podem ser usadas em conjunto, mas não da mesma maneira. Isso porque outra diferença entre elas é o tipo de treinamento adequado para cada ambiente.

Basicamente, o e-learning é indicado para assuntos mais extensos, específicos e que demandam muita contextualização. Seu material pode ser pensando para estudos que tenham entre 20 e 30 minutos de duração. Já o mobile learning é indicado para materiais mais rápidos, em treinamentos contínuos, com conteúdos que tenham entre 3 e 10 minutos.

Por isso, no mobile learning os conteúdos são pensados diretamente no tamanho das telas de smartphones e outros dispositivos móveis. Ou seja, não são cursos que foram adaptados para os diferentes tipos de telas, mas sim criados desde o início neste formato.

Metodologias do mobile learning

Para que o mobile learning seja efetivo, podem ser usadas algumas metodologias, como:

Gamificação

A gamificação é uma tendência que usa elementos de jogos para a criação de estratégias de ensino, tais como rankings de tarefas e desafios em etapas. É importante para aumentar a motivação e a interação dos usuários, gerando melhores resultados nos treinamentos. O conceito pode ser usado para desenvolver soluções mobile, criando o mesmo efeito nesses dispositivos.

Microlearning

Outra tendência importante na educação é o microlearning, também conhecido como pílulas de conteúdo. Trata-se de quebrar o conteúdo de um treinamento ou de uma capacitação em pequenas partes, de modo que os usuários possam se dedicar ao aprendizado em momentos rápidos no seu dia a dia. A técnica é ideal para estratégias que envolvem mobile learning, uma vez que facilita seu uso pelos colaboradores em diversos locais.

Mobile learning no mundo corporativo

O mobile learning permite acompanhar as mudanças de comportamento dos usuários e incentivar o aprendizado por meio da adoção de dispositivos cada vez mais usados no dia a dia.

A metodologia contribui ainda para o sucesso de um projeto de educação corporativa ao:

  • apresentar mais flexibilidade para os colaboradores, que podem acessar os conteúdos de onde e quando quiserem
  • incentivar o envolvimento dos participantes, uma vez que o formato se adapta a seu comportamento e a suas necessidades de ensino
  • apresentar melhores taxas de retenção e envolvimento dos colaboradores
  • poder ser usada em conjunto com outras metodologias, ampliando sua eficiência
  • facilitar a adaptação para diversos tipos de treinamentos e capacitações
  • permitir a criação de uma cultura de aprendizado contínuo
  • atender às demandas do novo comportamento das pessoas — principalmente dos Millennials

Mobile learning em outros países

O projeto Yoza, na África do Sul, é uma das muitas das histórias de sucesso na inclusão social baseada em envolvimento tecnológico e educação à distância – o que resultou em mobile learning.

Este projeto, de Steve Vosloo, era inicialmente para incentivar adolescentes sul-africanos a ler histórias através de seus celulares. Ele acredita que mobile learning são as ferramentas para modificação social e baseia suas ideias no sucesso das histórias voltadas para aplicativos móveis lançadas no Japão.

Afinal de contas, o que se tem notado é que o celular é uma forte ferramenta de aprendizado e comunicação. Ao invés de ser visto como uma distração, o celular pode ser uma forma de integração entre o jovem estudante e o assunto em discussão.

Numa plataforma de mobile learning, com fácil acesso e na qual que a publicação de comentários é simples, a discussão sobre o texto acontece online e pode ser compartilhada entre amigos na rede. Da mesma forma podem trabalhar instituições de ensino, disponibilizando material para uso mobile.

Garanta um plano TIM para o seu mobile learning

Se você é do tipo de pessoa que está sempre conectada e faz tudo o que é possível por meio da internet, então com certeza precisa do conforto de ter uma boa conexão com a internet no celular.

Hoje isso se tornou uma necessidade para muitas pessoas que buscam a comodidade de estarem conectadas 100% do tempo independentemente de onde estiverem.

Com os planos da TIM isso é possível. Você pode se conectar por meio da melhor tecnologia existente no Brasil disponível em todas as opções de pacotes. Inclusive em alguns deles há a possibilidade de contratar o serviço de internet ilimitada com o qual você não fica na mão!

Então visite o site da operadora, escolha o plano que mais combina com você e faça parte do grupo de pessoas conectadas com o melhor da internet no celular.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui