Os smartphones estão mudando a maneira como as pessoas se comportam e se envolvem com as marcas. O que antes dependia de um computador, agora pode ser feito na palma da mão. Os aparelhos de celular já são quase uma extensão do nosso próprio corpo. Por isso, se a sua empresa quer se destacar no mercado, é crucial investir em ações de mobile marketing. Ou seja, com uma estratégia voltada para os dispositivos mobile.

Por meio dessas ações, você pode atingir seu público-alvo exatamente onde ele está e da forma mais eficaz possível. Você sabia que já existem mais celulares que pessoas no Brasil? Isso quer dizer que muita gente possui mais de um aparelho. O número de dispositivos móveis usados atualmente alcançou níveis nunca imaginados em décadas passadas.

As estratégias de marketing das empresas precisam levar esse dado em conta se quiserem disputar de igual para igual com seus concorrentes. Assim, o mobile marketing surgiu na década passada, quando os celulares passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, e foi se consolidando como uma plataforma cada vez mais abrangente e interativa. Descubra a seguir como funciona o mobile marketing e aprenda a usá-la a favor de sua empresa!

CONTRATE AQUI O MELHOR PLANO DE CELULAR! 

Mas o que é mobile marketing?

Há mais ou menos 20 anos, o mundo conheceu os primeiros smartphones. Há cerca de 10 anos, eles se popularizaram. Enquanto o número de pessoas com celulares só aumenta, os usuários de computadores “tradicionais” estão diminuindo. Mobile marketing ou m-marketing é uma estratégia de marketing digital que busca alcançar o público-alvo onde ele mais está hoje: em seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Para isso, usa e-mails, mensagens SMS, redes sociais e aplicativos.

Dessa forma, o mobile marketing procura interagir, relacionar e influenciar um determinado público por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile. São ações cujo objetivo se volta à divulgação de produtos, serviços, marcas e empresas. O mobile marketing pode ainda ser utilizado para construção de uma imagem positiva, reforço de reputação ou de autoridade em determinado assunto.

O principal objetivo desse tipo de marketing é melhorar a experiência dos leads e dos clientes nos dispositivos móveis por meio de ações pensadas ao adaptadas especialmente para esse tipo de ambiente. Uma experiência melhor nos celulares e tablets significa mais engajamento e, por consequência, um aumento no número de leads, das vendas e da fidelização de clientes. Uma vez que as pessoas tenham uma experiência de qualidade, suas campanhas e ações de marketing terão um impacto muito maior.

Design responsivo x Design mobile

Agora que já sabemos o conceito de mobile marketing, podemos entender a diferença entre design responsivo e design mobile. Para melhorar a experiência dos clientes e dos leads nos dispositivos móveis, precisamos de um design específico para esses aparelhos, certo? Ou seja, de nada adianta ter uma página que funcione bem no desktop, mas que apareça totalmente desconfigurada no celular.

O design responsivo usa as linguagens de programação para adaptar o layout do seu site em diferentes tamanhos de tela. Com ele não há necessidade de uma nova hospedagem. No caso do design mobile, as coisas são um pouco diferentes.

Para fazer um design mobile, você precisa planejar duas versões diferentes para o mesmo site. Isso quer dizer que você precisará criar dois layouts diferentes, um pensando na navegação por meio do computador e outro direcionado ao mobile. Sendo assim, na maioria das vezes o design responsivo é o mais indicado, visto que o design mobile demanda um investimento maior.

As vantagens do mobile marketing

Confira abaixo uma lista com as principais vantagens de se investir em mobile marketing:

  1. As compras via celular estão crescendo e já representam 14,3% de todos os pedidos, segundo o relatório WebShoppers;
  2. O mobile marketing permite segmentar os anúncios de acordo com a localização do usuário, o que é de extrema importância para negócios locais, como bares e restaurantes;
  3. O uso de aplicativos está cada vez mais popular – eles podem ser uma ótima oportunidade para que o seu negócio construa um relacionamento próximo com seus clientes e, com isso, aumente a visibilidade da sua marca;
  4. Os aparelhos móveis permitem uma comunicação mais rápida com o público, já que as pessoas ficam ao lado dos seus aparelhos celulares boa parte do dia, o que pode aumentar a eficiência das suas mensagens.

As ações de mobile marketing

São várias ações que sua empresa pode realizar na construção de sua estratégia de mobile marketing. Entre as ações mais populares podemos destacar:

Criação de páginas responsivas

Como já vimos, garantir que o usuário de smartphones e tablets consiga visualizar corretamente a página de sua empresa é indispensável. Isso porque, além de facilitar a navegação de seu usuário, este é um critério usado pelo Google para garantir um melhor posicionamento de seu site nas buscas. Portanto, você deve ter um site responsivo, que possa ser acessado facilmente por qualquer aparelho, seja ele um celular, tablet ou computador de mesa.

SMS marketing

Essa é uma das primeiras estratégias de mobile marketing a ser explorada pelas empresas e ainda é uma das mais importantes. Consiste no envio de mensagens de texto para as pessoas previamente cadastradas nas listas de contato. Ela é muito útil para manter o relacionamento com os clientes, seja para lembrá-los de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções, informações sobre últimos lançamentos ou até mesmo para efetuar cobranças.

A principal vantagem do SMS marketing é que ele possui uma taxa de abertura de mensagens muito grande, chegando próxima dos 98%. É um número impressionante, principalmente se compararmos com a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing, que é próxima dos 20%.

Bluetooth marketing

O Bluetooth marketing, que também é chamado de marketing de proximidade, é uma estratégia que usa da funcionalidade do Bluetooth dos aparelhos mobile para compartilhar arquivos multimídia. Esses arquivos podem ser uma lista de produtos de uma empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo promovendo o estabelecimento.

É uma estratégia muito usada por negócios locais, tendo em vista que o alcance do sinal bluetooth é relativamente pequeno. A grande vantagem é que esta é uma estratégia de marketing totalmente gratuita, que não exige nenhum custo de manutenção para sua empresa distribuir arquivos para seus clientes.

Porém, é preciso lembrar que a maior parte dos usuários deixam a funcionalidade Bluetooth de seus aparelhos celulares desligada, principalmente para poupar bateria. Por isso, mesmo que seja uma ótima estratégia para se comunicar com as pessoas próximas de sua empresa, possui um alcance pode ser muito limitado.

QR Code marketing

O QR Code é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para a sua estratégia de mobile marketing. Trata-se de um código de barras em 2D, onde o usuário de smartphone utiliza a câmera para a fazer a leitura do código e ser redirecionado para uma outra página.

Com ele, você será capaz de estender o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, direcionando os clientes de sua empresa para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura. Inserindo um QR Code em um panfleto, por exemplo, você poderá direcionar os usuários diretamente para o site de sua empresa para ter mais informações sobre o que você está promovendo.

Por que o mobile marketing é tão importante?

Atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet. Em 2015, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos através de seus aparelhos móveis. E não é só isso, mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones, o considerando o item mais importante a ser levado com eles, mais importante até do que os documentos pessoais e dinheiro.

Números tão impressionantes quanto estes não deixam dúvidas: investir em mobile marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais. Mas fique atento a algumas boas práticas. Não seja intrusivo, entregue uma experiência valiosa, foque nos benefícios que você poderá entregar e seja honesto com os seus clientes.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui