Nos lugares em que ainda não há disponibilidade de fibra ótica da TIM, a operadora oferece seu sinal por meio de modem 4G TIM. 

Isso faz com que a operadora seja responsável pela maior cobertura do tipo 4G do Brasil. 

Se você quer ter uma conexão desse tipo com a melhor qualidade, entre em nosso site e veja todos os planos que a TIM pode lhe oferecer. 

Esse tipo de serviço faz parte da estratégia da empresa, que atualmente oferece sinal de 4G enquanto realiza a expansão de seus serviços a cabo por todo o país. 

Ter uma conexão com a internet passou a ser uma necessidade não apenas dos brasileiros, mas também de praticamente toda a população mundial. 

E é justamente por isso que as empresas têm desenvolvido cada vez mais tecnologias capazes de oferecer conexões potentes e velozes aos seus clientes.

Mas em alguns locais fazer com que os cabos cheguem pode ser um grande desafio. Então a TIM encontrou uma alternativa para levar seu sinal enquanto expande a extensão de seus cabos. 

Se você quer saber mais sobre o serviço de internet via modem 4G TIM, leia as informações a seguir. 

Como funciona a internet via modem 4G TIM? 

A rede residencial via modem 4G TIM é um serviço que está disponível desde 2017 e no ato de seu lançamento ele era chamado de TIM Casa Internet. 

A princípio essa tecnologia foi implementada em cidades como Rio Verde (GO), Campo Grande (MS), Goiás (GO) e Rio Branco (AC). 

Hoje em dia existem duas opções para o TIM Live Internet que diferem entre si pela franquia de dados apesar de terem a mesma velocidade (5 MB). 

A tecnologia utilizada para levar a rede aos usuários é a WTTX, e basicamente a conexão funciona da mesma forma que a banda larga comum. 

Ao fazer a contratação do serviço, é dado ao cliente um kit no qual estão contidos um modem, um fio de energia e um chip 4G.

Então, de maneira simples basta fazer a ligação do equipamento na tomada e começar a usar o serviço.

O que é a tecnologia 4G?

O 4G é o mais moderno tipo de tecnologia para a transmissão de internet sobretudo para telefonia móvel. 

Seus antecessores, o 2G e o 3G, apesar de também serem eficientes, eram muito mais lentos e de qualidade inferior. 

O funcionamento do 4G só é possível graças ao LTE (Long Term Evolution), que transmite os dados móveis utilizando o WCDMA e o GSM.

Apesar de priorizar a transmissão dos dados móveis, a tecnologia permite também a realização de ligações telefônicas. 

Mas hoje em dia as pessoas adquiriram o hábito de utilizar muito mais os seus pacotes de dados para a comunicação do que realizar chamadas propriamente ditas. 

Para a transmissão do 4G existe também a tecnologia WiMAX, mas as outras citadas anteriormente são bem mais comuns. 

Como funciona o Modem TIM?

Primeiramente o modem é o aparelho utilizado para captar o sinal de internet e transmitir aos seus dispositivos via cabo ou wifi. 

Esse equipamento é compatível tanto com o 3G e o 4G quanto com a fibra óptica (no caso do plano TIM Live). 

A tecnologia utilizada para a transmissão do sinal varia conforme a região em que será implantada. 

O modem TIM possui basicamente dois modelos distintos: 

  • Minimodem, parecido com um pendrive, que se conecta ao seu dispositivo via USB;
  • Roteador, que oferece sinal de wi-fi para conectar diversos aparelhos ao mesmo tempo. 

Os planos de internet oferecidos pela TIM são bastante diversificados e o tipo de modem disponibilizado varia de acordo com o pacote escolhido. 

Antes de contratar conheça todas as opções disponíveis e escolha aquela que mais se adequa às suas necessidades. 

Modelos de modem da TIM

Como foi dito anteriormente, dependendo do plano selecionado, o tipo de modem oferecido pode variar. 

Então é importante que você conheça cada um deles em detalhes para que selecione o que mais se adéqua às suas necessidades. 

Modem TIM

Apesar de utilizar o sinal de internet 4G, o modem 4G TIM é capaz de fazer também a distribuição do sinal via wi-fi dentro de sua residência ou estabelecimento comercial, por exemplo. 

Veja outras características:

  • Dispensa instalação. Basta ligá-lo à tomada e o sinal passará a ser transmitido automaticamente.
  • O sinal é recebido diretamente da TIM.
  • É possível que sejam conectados diversos dispositivos ao mesmo tempo. Para isso basta utilizar os dados de login cadastrados.
  • Ao contratar um dos planos da operadora, a TIM fornece gratuitamente o modem, que deve ser devolvido quando o contrato for encerrado. 

Modem USB Wi-Fi 4G (minimodem)

A principal característica desse modelo é também a sua principal vantagem, que é sua mobilidade, visto que pode ser levado a qualquer lugar. 

Veja suas características:

  • Pode ser conectado a qualquer aparelho que tenha uma entrada do tipo USB.
  • É possível distribuir o sinal via wi-fi para vários dispositivos ao mesmo tempo. 

A conexão é automaticamente estabelecida quando você insere o pequeno modem na entrada USB de seu computador.

TIM Live Internet com conexão 4G

Como já foi dito, a TIM possui basicamente dois planos de internet para a sua residência com sinal 4G. 

Em ambos a velocidade é de 5 MB, apesar de haver diferença entre os pacotes de dados, que variam de 50 a 80 GB mensais. 

Fique atento ao fato de que os planos de internet residencial que utilizam Modem 4G da TIM possuem um período de fidelidade de 12 meses. 

Ou seja, durante esse período, caso você interrompa o contrato será necessário pagar multa de desligamento. 

Mas com esses planos os benefícios são muitos, a maioria dos clientes fica satisfeita e não há necessidade de interrupção do contrato. 

Um dos benefícios oferecidos aos clientes da operadora é o TIM Protect Wi-Fi, com o qual você tem a maior segurança ao se conectar a redes wi-fi públicas e privadas. 

Além dele existe ainda o TIM Protect Segurança, que protege todos os usuários dos famosos ataques virtuais e também de malwares que podem trazer prejuízos. 

Os clientes podem se beneficiar também do serviço TIM Protect Filhos, que permite o monitoramento das crianças enquanto navegam pela internet. 

Por fim pode-se citar o TIM Protect Backup de 150 GB, que permite que uma cópia de seus arquivos mais importantes seja salva e armazenada em nuvem. 

Assim você pode acessá-los de qualquer dispositivo a qualquer momento e onde quer que esteja. Saiba mais sobre o TIM Live protect.

Com a TIM você tem mais liberdade

A TIM possui uma extensa cobertura 4G distribuída por todo o território nacional. Assim, mais de 80% das cidades do Brasil possuem sinal 4G da operadora. 

Isso faz com que a TIM seja líder na cobertura desse tipo de conexão, obtendo inclusive o melhor desempenho desse tipo de rede, de acordo com o relatório OpenSignal. 

Atualmente as estatísticas revelam que a TIM oferece aos seus usuários a conexão de melhor qualidade possível (4G) em mais de 78% do tempo em que eles utilizam a rede de dados móveis. 

Isso representa um aumento com relação aos anos anteriores, demonstrando a melhora dos serviços da TIM. 

Conclusão

Sem dúvidas a internet 4G revolucionou a maneira como as pessoas vivem, afinal alguns anos atrás não era possível utilizar a internet se você não estivesse conectado a uma rede fixa. 

Com isso os usuários ganharam muito mais mobilidade e independência. Além disso esse tipo de conexão se faz presente em mais de 80% do território brasileiro. 

Com isso, mesmo nos locais em que não há conexão via cabos ou fibra óptica, ainda é possível levar a internet à população usando o modem 4G TIM. 

Então pode-se dizer que, além de ser uma tecnologia revolucionária, ela ainda colabora muito para a inclusão digital de pessoas que têm difícil acesso às conexões residenciais mais utilizadas. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui