Muita gente se pergunta o que é maior, Giga ou Mega, e a resposta é simples: O Giga é maior! Isso pois se tratam de duas unidades escalares e o Giga é o ponto mais alto dessa escala. Para você ter uma ideia, 1024 Megas equivalem a 1 Giga, e ambos são medidas que representam a velocidade de navegação vista em ofertas de internet ou o tamanho de sua franquia.

Porém, é preciso destacar que, em termos gerais, as abreviações Giga e Mega são relacionadas, possivelmente, a duas unidades distintas, as quais precisam ser avaliadas com ponderação. Isso pois Mega (megabits) é homônima de Mega (MB – mebagyte) tanto quanto Giga (gigabits) é homônima de Giga (GB – gigabyte).

Parece complicado? Pois a verdade é que essa nomenclatura toda demanda de uma explicação um pouco mais técnica para ser entendida. Porém, depois dela, você não terá dúvidas na hora de contratar um novo plano de internet nem para sua casa nem para seu celular.

Este texto leva 6 minutos para ser lido!
Uma boa leitura!

Leia mais: Como escolher a melhor internet banda larga para você?

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Giga ou Mega: o que é maior?

A resposta já foi dada certo? O Giga é maior porque é a unidade escalar acima de Mega. Assim, a matemática escolar funciona para que você entenda que 1.024 Megas são 1 Giga, assim como 930 Gigas são 1 Tera. Esta unidade vem se tornando cada vez mais comum quando o assunto é memória de armazenamento, mas isso não vem ao caso no momento. E, se a lógica não pode ser percebida, é porque ela é complexa mesmo.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Você provavelmente encontrou este texto porque quer descobrir sobre planos de internet, sim? O que acontece nas ofertas é que há duas medidas em questão, e, apesar de as unidades escalares ditas acima serem bastante para que você as entenda, é preciso considerar que, tradicionalmente, você lê duas unidades que não fazem parte da mesma escala a depender de qual oferta está vendo.

Mega é comum nas ofertas de internet fixa

Mega é a unidade mais comum para as ofertas de internet fixa e essa unidade é a representação de megabits. A velocidade descrita em planos desse tipo está relacionada com a velocidade de download com que um usuário pode baixar, potencialmente, dados a cada segundo, ou seja, Mbps.

Desse modo, quando um plano oferece 100 Mega de velocidade, significa que o usuário poderá baixar 100 megabits de arquivos a cada segundo, e é aqui que entra em cena a confusão geral. Isso, pois o Mega que representa a unidade de tamanho (MB) é megabyte, 8x maior, sendo que cada byte é composto por 8 bits.

Muitos usuários reclamam que, ao fazer o download de um determinado arquivo, levam muito mais tempo para fazê-lo, seguindo uma regra de 3, ainda que sua internet tenha velocidade suficiente para fazê-lo em menos. Inclusive, usam os testadores de velocidade para chegar à conclusão de que sua prestação de serviços não entrega efetivamente o que foi contratado.

Porém, como não estamos falando da mesma unidade, essa correlação não pode ser feita diretamente.

Suponhamos, por exemplo, que você contrate uma internet de 100 Megas e vá baixar um arquivo de 100 MB (também dito 100 Megas). Você, mesmo que esteja usufruindo de toda a velocidade do seu plano, não o fará em 1 segundo, mas, sim, em 1×8 segundos, ou seja, 8 segundos. Isso, pois é preciso calcular que você irá baixar em 1s o equivalente a 8x a quantidade de dados que representa o megabit da sua velocidade.

Giga é comum nas ofertas de internet móvel

Quando falamos sobre a medida de Giga, é mais comum que ela seja vista nas ofertas de planos de celular. Isso pois está relacionada ao tamanho da franquia de dados que pode ser baixada durante um determinado período. E, vale dizer, essa representação é determinada pela unidade de gigabyte (GB).

Essa unidade está relacionada ao tamanho de arquivos digitais e é comumente vista nos detalhes dos arquivos que você tem armazenados em sua máquina. Por lá, as descrições são MB ou GB, ou seja, megabytes e gigabytes. Por isso, ela também é a representação de quanto em ficheiros você poderá baixar para seu dispositivo móvel utilizando seu plano de celular.

Ou seja, se você contrata um plano de celular com 10 Gigas (GB), significa que poderá baixar um arquivo de 10 gigabytes com a sua franquia e, depois, ela terminará. Porém, quando colocamos a informação anterior em cena, a matemática fica um pouco mais complexa.

Na TIM, por exemplo, a média, segundo a Anatel, é a de que seus usuários possam baixar arquivos a uma velocidade de 15 Mbps (megabits por segundo). Então, ao baixar um arquivo de 15 MB (megabytes), você levará 8 segundos para fazê-lo.

Existe internet em Giga? Ou só em Mega?

Sim, existe, e a TIM é o melhor exemplo disso. A TIM Live Ultrafibra, quando na seção empresarial, conta com velocidades de até 2 Giga.

Porém, voltando à questão em tela, isso significa que a medida de velocidade é de 2 gigabits por segundo, o que representaria algo em torno de 250 megabytes (MB) por segundo quando avaliado o tamanho de um arquivo a ser baixado.

Ou seja, apesar da supervelocidade da conexão, o solicitante levaria 8 segundos para baixar um arquivo de 2 gigabytes.

Entendendo a escala em seus pormenores

Conforme dissemos, estamos falando de unidades escalares, as quais estão umas acimas das outras em forma crescente. Porém, para colocar a questão em panos mais claros, apresentaremos um pouco mais detalhadamente como funcionam tais medidas.

A menor unidade digital é o bit, a métrica usada para calcular cada código binário (0 e 1). Porém, 1 byte é composto por 8 bits.

Na sequência, temos que 1 megabyte é formado por 1.024 kilobytes, que são 8.388.608 bits, enquanto que 1 megabit é formado por 1.024 kilobits, que são 1.048.576 bits.

Indo um pouco mais além na matemática, façamos a explicação adequada sobre o TB que informamos mais acima.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Temos que a menor unidade binária dos computadores é o bit, certo? Assim, 1 Kbyte equivale a 1024 bytes. Como um 1TB em memória de armazenamento possui 1.000.000.000.000 de bytes, ao transformarmos em Kbytes chegaríamos à seguinte operação: 1.000.000.000.000 / 1.024 bytes, que resultaria em 976.562.500KB.

Ou seja, quando sua máquina informa que tem 1 Tera de memória no momento da venda, porém o painel indica que são 930 Gigas, isso se dá por conta desse cálculo complicado e dessas correlações que precisam ser feitas. E a fabricante não mentiu na informação, ela só optou por usar uma métrica mais glamorosa a seus olhos.

Como escolher a melhor internet

Agora que você já sabe o que é maior, Giga ou Mega, vale a pena lembrar que, independentemente de qual seja a situação, o Giga sempre será mais vantajoso. O que você não pode esquecer, porém, é que há duas unidades em questão, e que elas não são correlacionáveis por si só!

Leia mais: Melhores produtos para vender na internet: 7 formas de ganhar dinheiro

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui