O smartphone atual evoluiu muito em relação a seu antecedente de poucos anos atrás. Sua capacidade de processamento é melhor, a tela é maior e a “câmera” tem vários sensores fotográficos. Porém, a memória de armazenamento não acompanhou tamanho progresso, e saber onde ficam os aplicativos desativados pode te ajudar nesse quesito.

O que acontece é que há muitos aplicativos disponíveis, com todo o tipo de finalidade, certo? Na Apple Store, por exemplo, são mais de 2 milhões de opções enquanto na Play Store esse número ultrapassa os 3,5 milhões. Desse jeito, fica fácil cair na tentação de baixar aplicativos inovadores para testar a funcionalidade das soluções.

Contudo, o acúmulo dessas aplicações pode ocasionar uma sobrecarga de armazenamento no seu aparelho, diminuindo, primeiro, o espaço que você pode dedicar a arquivos pessoais, como fotos e músicas. Depois, a tendência é que o seu dispositivo se torne mais lento quanto maior for o espaço ocupado.

Portanto, ir até o gerenciador de arquivos do seu sistema operacional, onde ficam os aplicativos desativados, permite deletar aqueles que já não encontram mais serventia. Além disso, é importante saber que há também um outro tipo de arquivo que consome sua memória de maneira desapercebida: ele se chama cache.

Neste post, vamos ensinar onde ficam os aplicativos desativados para que você faça uma limpa e libere espaço na sua memória. E também como limpar a memória cache daqueles que forem permanecer no aparelho! Além disso, ensinamos de quais apps é melhor manter o cache intocado.

Leia mais: Você sabe o que é um infoproduto? Descubra e ganhe dinheiro na web!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Onde ficam os aplicativos desativados

Os aplicativos, desativados ou não, residem juntos no mesmo lugar do seu aparelho. Por isso, é preciso localizar esse diretório no seu sistema operacional.

A pasta onde ficam seus aplicativos no Android

No Android, siga as instruções a seguir:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Entre em Aplicativos;
  3. Selecione um aplicativo que você não use;
  4. Clique no botão Desinstalar.

No caso de alguns aplicativos não apresentarem o botão Desinstalar, mas sim o botão Desativar, isso quer dizer que ele pode ser retornado ao padrão de fábrica, realizando uma espécie de “limpeza” do app.

Isso acontece com aplicativos pré-instalados pela fabricante, e, sem que se utilizem métodos mais “invasivos”, essa solução é suficiente para reduzir drasticamente o tamanho de armazenamento.

A pasta onde ficam seus aplicativos no iOS

Se você é cliente da Apple, então siga o seguinte caminho:

  1. Vá até os Ajustes do seu aparelho;
  2. Selecione a entrada Geral;
  3. Entre em Armazenamento do iPhone;
  4. Então, selecione um aplicativo que você não utilize mais.

Na lista dada, você pode perceber que há duas opções:

  • Desinstalar App, o qual mantém seu dados daquele aplicativo, porém o deleta;
  • Apagar App, o qual apaga tanto aplicativo quanto seus dados.

Se você quer liberar espaço momentaneamente, porém sabe que vai reinstalar o aplicativo mais tarde, selecione Desinstalar, porque essa opção, quando ele for reinstalado, fará o seu aplicativo voltar ao normal, como se nada tivesse acontecido. Com Apagar, seus arquivos desaparecerão permanentemente.

No iOS, aplicativos desativados podem ser excluídos automaticamente

Quer que o próprio sistema operacional de conta de identificar e deletar seus aplicativos que caem em desuso? A partir do iOS 11 isso é possível, e basta realizar o procedimento abaixo:

  1. Vá aos Ajustes;
  2. Entre em iTunes e App Store;
  3. Ative a opção Desinstalar Apps não Usados.

O que são e onde ficam os dados e o cache

Os arquivos cache são meios de otimizar a sua experiência como usuário. Isso, pois eles são temporários, e fazem com que seu celular acesse aquilo que você já viu ou visitou de maneira mais rápida. É como se eles fossem atalhos para você chegar a um determinado lugar dentro da máquina.

Porém, em caso de aplicativos menos utilizados – ou inclusive ociosos – eles se tornam dispensáveis, e neles pode haver uma memória significativa esperando somente que você realize essa limpeza. Quando se tornam muito abundantes, podem representar inclusive a maior parte do armazenamento de quem não dá bola pra esse tipo de ficheiro.

Os dados, por outro lado, são os arquivos que você faz download, por exemplo. No caso do Netflix, os dados podem representar um filme que você baixou para assistir offline. No caso do iPhone, é indicado inclusive qual o “arquivo” baixado”, o que facilita sua limpeza.

Observação: saiba os caches que você não deve limpar

Antes de ensinarmos a limpeza de cache, faremos uma ressalva bem importante. Alguns aplicativos devem ser tratados com um pouco mais de prudência, pois seus arquivos são/eram sempre armazenados como “arquivos temporários”. Ou seja, se você limpar o cache, precisará buscar por esses arquivos novamente caso o aplicativo não esteja em processo de deleção.

Em algumas aplicações de streaming de música como Spotify ou Deezer somente em atualizações mais recentes uma distinção entre arquivos do tipo resíduo e músicas foi feita. Porém, em versões antigas, as músicas são tratadas como cache, o que pode te levar a um problema: se limpá-los, e estiver usando uma versão desatualizada dessas aplicações, você perderá suas playlists.

Se você fizer uso das versões atualizadas, não há com que se preocupar.

Como limpar o cache no Android

Em sistemas Android, faça o seguinte:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Entre em Aplicativos ou Gerenciar Aplicativos;
  3. Selecione um aplicativo específico;
  4. Clique no botão Limpar Cache.
    1. Limpar dados é, por exemplo, uma foto ou vídeo que resida naquele aplicativo, então tenha cuidado e não confunda os botões. Só limpe os Dados de aplicativos nos quais você não tenha arquivos pessoais.
      Apagar os dados do WhatsApp, por exemplo, significaria excluir suas fotos, vídeos e arquivos de mensagens.

No Android, você pode limpar todo o cache de uma vez só

Para limpar todo o cache de uma só vez, você deve lembrar que há versões de alguns aplicativos que armazenam seus arquivos principais como temporários.

  1. Abra as Configurações;
  2. Entre em Armazenamento e USB;
  3. Selecione a opção Armazenamento Interno;
  4. Espere que seu espaço seja calculado e exibido;
  5. Na lista seguinte, selecione Dados em Cache e verifique o espaço utilizado;
  6. Então, clique em Dados em Cache e na sequência em OK.

Como limpar cache e dados no iOS

Em dispositivos Apple, somente podem ser apagados os dados, pois o próprio sistema operacional dá conta de realizar essa manutenção em relação ao cache. Então, é preciso seguir o mesmo caminho para chegar onde ficam seus aplicativos desativados e verificar em quais você conta com dados deletáveis.

  1. Vá até os Ajustes do seu aparelho;
  2. Selecione a entrada Geral;
  3. Entre em Armazenamento do iPhone;
  4. Então, selecione um aplicativo.
  5. Aqui, aplicativos como Netflix, Amazon Prime, etc., por exemplo, permitem que você delete os conteúdos baixados no smartphone para assistir offline. No caso de aplicações mais utilizadas, como WhatsApp, o iOS não permite que você delete seus arquivos tal como é possível no Android. Esse papel é reservado ao sistema operacional.

Quer limpar seu cache na força bruta no iOS?

Existe uma alternativa meio “força bruta”, já que somente o iOS dá conta de limpar seu cache. Se você for à iTunes Store e fizer o download de um arquivo imenso, como um filme do tipo Senhor dos Anéis (9,7GB) e não houver espaço sobrando, o sistema limpará seu arquivos cache para que o filme tenha lugar no aparelho.

Ou seja, é usar a inteligência do próprio iOS contra ele mesmo para forçar uma operação.

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para iniciar ou impulsionar seu negócio!

Onde ficam os aplicativos desativados: descobriu?

Entendeu os caminhos para chegar nos aplicativos desativados do seu celular? Faça isso periodicamente e poupe a memória do aparelho.

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui