Quem vive sem celular hoje em dia? Os aparelhos móveis se tornaram uma extensão da nossa casa, do nosso trabalho e da nossa agenda. São inúmeras informações preciosas registradas ali, naquele pequeno eletrônico que cabe na palma da mão. Para utilizar essa ferramenta é necessário contratar uma entre as operadoras de celular disponível.

Uma pesquisa recente realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que somente no Brasil o número de smartphones em uso já ultrapassa a margem de 230 milhões. 

Enquanto isso, o número de eletrônicos como computadores, notebooks e tablets em uso no país é de 180 milhões. Isso significa que o Brasil conta com aproximadamente dois dispositivos digitais por habitante. 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

A partir dos dados dessa pesquisa, podemos observar que muitos brasileiros utilizam ou preferem o aparelho celular como principal plataforma eletrônica para acessar dados e informações da internet.

Por esse motivo, as principais operadoras de celular no Brasil passaram a incluir em seus serviços diversas alternativas de planos e pacote de dados de internet para melhor atender os consumidores. 

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre as operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi, acompanhe este artigo e descubra o que as companhias oferecem para os internautas brasileiros. No final, você ainda conta com dicas incríveis para escolher a sua operadora.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Confira!

 

Telefonia móvel no Brasil

A premissa da telefonia móvel no Brasil teve início na década de 1980, quando começaram as análises sobre os sistemas de tecnologia celular que seriam implantadas no país. Naquela ocasião, o padrão americano e analógico AMPS foi escolhido para funcionar em território nacional.

Mas foi na década de 1990 que o sistema de telefonia móvel foi oficialmente inaugurado e passou a fazer parte da vida dos brasileiros. No ano de 1992, por exemplo, uma torre de celular foi instalada no estado de Rio Grande do Sul e tinha capacidade para atender, inicialmente, quatro mil assinantes.

No ano seguinte, a capacidade de assinantes aumentou e outros estados também adotaram o sistema. A inauguração oficial das torres no estado da Bahia ocorreu em julho de 1993, na Central Telefônica do Itaigara. Hoje na região estão localizadas as dependências da Telemar S/A. 

No estado de São Paulo, o sinal AMPS foi oficialmente inaugurado em agosto de 1993 e envolveu 620 cidades, entre metrópole e interior. Naquela época, as linhas custavam quase 20 mil dólares por assinante e os aparelhos móveis pesavam aproximadamente meio quilo.

O serviço digital CDMA (sigla em inglês para Acesso Múltiplo por Divisão de Código) foi implementado no Brasil no ano de 1998. Já no ano 2000, o serviço WAP, conhecido como Internet de Bolso, foi lançado no estado de São Paulo. 

História das operadoras de celular

Claro

A Claro surgiu no ano de 2003, a partir da fusão de outras seis operadoras regionais que funcionavam em todo o território nacional: Americel, ATL, BCP Nordeste, BCP SP, Claro Digital e Tess.

No ano de 2005, a operadora já atingia a margem dos 18 milhões de clientes em todo o país e em 2006 decidiu explorar outros países da América Latina como Chile, Guatemala, Nicarágua e El Salvador.

Em 2011, a Claro se uniu à Net e à Embratel e lançou o primeiro serviço do mercado a oferecer TV por assinatura, telefone fixo, celular e internet em um mesmo combo. De olho na inovação, a companhia anunciou recentemente que vai fazer testes para a tecnologia 5G em parceria com a empresa sueca Ericsson.

TIM

A Telecom Italia Mobile, mais conhecida como TIM, foi oficialmente inaugurada no ano de 1995 como um braço da Telecom Italia, principal companhia italiana de telecomunicações. Isso porque a empresa decidiu separar suas atividades de telefonia fixa e móvel.

No Brasil, a TIM começou a operar no ano de 1998, quando implantou no país a tecnologia mais avançada daquela época, conhecida como TDMA. Ela também foi pioneira em disponibilizar a modalidade de planos pré-pagos aos clientes.

Além disso, também foi a primeira operadora de celular a lançar planos e pacotes de dados de Internet 3G na modalidade pré-paga, no ano de 2005. Já no ano de 2012, a companhia começou a investir em internet fixa e lançou o serviço de banda larga conhecido como TIM Live Internet.

Vivo

A história da Vivo começa no ano de 1998, quando a companhia espanhola Telefônica adquiriu o direito dos serviços de telecomunicações da Telesp. Três anos depois, em união com a Portugal Telecom, a Telefônica lançou a sua operadora de telefonia móvel no Brasil.

No ano de 2003, a Vivo foi destaque no Top of Mind em sua categoria. Por conta de sua extensa área de cobertura, a operadora atingiu no ano de 2008 o impressionante número de 40 milhões de clientes. 

De olho na inovação, a companhia lançou em 2011 os serviços de telefonia e internet fixa. Em 2013, implantou a tecnologia de fibra ótica e 4G no país. Um dos últimos lançamentos mais destacados ocorreu em 2017, com a implantação da tecnologia 4G+, conexão de 4,5G, muito mais rápida e estável para aparelhos móveis.

Oi

A operadora de celular Oi foi oficialmente lançada em 2002, ano em que ocorreu a fusão das companhias Tele Norte Leste Participações e Telemar Norte Leste Participações. No final daquele mesmo ano, a empresa já havia conquistado 1,4 milhão de clientes.

No ano de 2005, começou a oferecer serviços de internet por meio do Oi Internet. No ano seguinte, de olho no mercado internacional, a companhia foi a primeira a oferecer serviços integrados de telecomunicações em uma estação brasileira na Antártica.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Em 2007, a empresa adotou um novo modelo de serviços que visava o fim do bloqueio dos aparelhos, o que foi a premissa para a portabilidade das operadoras como conhecemos hoje. Já em 2017, lançou o Oi Livre Digital, modelo em que o cliente tem autonomia para alternar rapidamente entre os serviços de franquia de voz ou dados da internet.

Internet móvel das operadoras de celular

Semestralmente, a empresa britânica OpenSignal analisa a qualidade dos serviços de internet móvel oferecidos por diversas operadoras, em dezenas de países, incluindo o Brasil. Acompanhe a seguir alguns dados do relatório de julho de 2019 da OpenSignal:

Disponibilidade da conexão 4G

A disponibilidade da conexão 4G analisa a frequência em que o sinal é encontrado nas redes móveis das operadoras. A TIM, por exemplo, conquistou novamente o topo do ranking oferecendo a conexão 4G em 82,4% do tempo analisado.

  • TIM – 82,4%
  • Vivo – 72,1%
  • Claro – 71,9%
  • Oi – 61,4%

Velocidade média de download

Os relatórios da OpenSignal de julho de 2019 apontam que as quatro principais operadoras de celular brasileiras aumentaram a experiência do usuário no quesito velocidade média de download desde a última análise aplicada em janeiro de 2019.

  • TIM – 14,9 Mb/s
  • Vivo – 13,2 Mb/s
  • Claro – 19,8 Mb/s
  • Oi – 8,6 Mb/s

Velocidade média de upload

A velocidade média de upload mede a experiência do usuário quando enviam dados ou arquivos. Segundo a análise, a TIM garantiu quase um megabit a mais para seus clientes em comparação ao relatório do semestre passado.

  • TIM – 7,4 Mb/s
  • Vivo – 6,4 Mb/s
  • Claro – 7,6 Mb/s
  • Oi – 4,6 Mb/s

Dicas para escolher a melhor operadora de celular

Antes de escolher entre os serviços de uma companhia de telefonia móvel, alguns fatores são levados em consideração. Confira as dicas a seguir e descubra como tomar a melhor decisão na hora de escolher entre as operadoras de celular.

  • Verifique se a área de cobertura da operadora atende a sua região.
  • Analise o valor dos pacotes de roaming nacional e internacional.
  • Pesquise planos e pacotes de dados de serviços pré e pós-pagos.
  • Confira se os planos e pacotes de dados oferecem benefícios aos clientes.
  • Observe se os planos familiares e empresariais atende melhor suas necessidades.
  • Consulte se existem aplicativos e redes sociais de uso ilimitado que não consomem os dados da internet.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares nas redes sociais para que todos conheçam um pouco da história das operadoras de celular e também o que elas podem oferecer quando o assunto é internet móvel. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui