O hábito de ouvir livros cresce à medida em que a sociedade precisa encontrar meios de otimizar a rotina. Com inúmeros aplicativos voltados para audiobooks, fica ainda mais fácil de adquirir conhecimentos por meio da narração dos mais diversos títulos. Neste post, vamos dar 10 dicas dos melhores aplicativos para ouvir livros.

Ferramenta extremamente importante para a população deficiente visual, o aplicativo para ouvir livros também se tornou algo interessante para aqueles que desejam estudar e se entreter com uma “leitura” realizando outras atividades ao mesmo tempo.

Além disso, recorrer a um app para ouvir livros pode ser uma saída ótima para a hora de descanso, quando se está no ônibus ou metrô em pé ou então para oferecer uma atividade didática para as crianças.

Ou seja, somente nesta introdução já conseguimos citar muitas vantagens de apostar em um bom aplicativo de ouvir livros. O que acha então de entender melhor sobre essa mídia super na moda atualmente? Acompanhe o artigo e fique por dentro!

Leia também: Planos da TIM para celular: qual o melhor custo-benefício?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Inclusão: audiobook x livro falado

Deficientes visuais já estão acostumados a utilizar os chamados “livros falados” para consumir obras didáticas e da literatura de modo geral. E agora, com o mercado de audiobooks ascendente, essa população pode se beneficiar ainda mais, pois o número de títulos oferecido se multiplicou.

Entretanto, apesar de terem o mesmo objetivo – contar o que está escrito para o ouvinte, livro falado e audiobook possuem algumas características que o diferem.

O livro falado aqui no país se difundiu na década de 70. Em conjunto, o professor cego Beno Arno Marquardt e a leitora Lenora Andrade criaram uma verdadeira biblioteca de livros falados.

Nessas obras, destacou-se, por exemplo, a forma com que as leituras eram feitas. Tinham, por exemplo, pontuações bem sinalizadas, buscando ser uma referência fiel do que está escrito, sem propor entonações ou dramatizar de qualquer modo. Também tinham a descrição das imagens contidas.

Já os audiobooks contam com emoção na narração e não há em meio à leitura a informação das regras gramaticais, como o início de uma aspas ou um ponto de exclamação. A contação do que está escrito segue de maneira fluida.

Nesse sentido, o livro falado se apresenta como um recurso de tecnologia assistiva, sendo um complemento ao livro em braile. Enquanto o audiobook surge como mais uma modalidade, que também pode ser usufruída pelos cegos sem quaisquer intercorrências.

Crianças também podem ouvir livros

Muitos pais têm aproveitado a onda do audiobook infantil como uma maneira de apresentar novas histórias às crianças.

De acordo com especialistas em pedagogia, hábitos como ouvir livros no celular junto dos pequenos pode ser uma estratégia adicional à leitura convencional. Afinal, é importante ler para eles desde muito pequenos, folheando livros físicos e conferindo-os a experiência autônoma de tatear os títulos.

Contudo, a estratégia de aproveitar o app para ouvir livros infantis em momentos específicos torna-se muito interessante. Como por exemplo em uma viagem ou então em alguma atividade pedagógica, como um teatrinho.

Como ouvir livros no android ou iOS

Você que tem um smartphone com sistema Android ou iOS pode ouvir livros por meio de app de audiobook.

No caso de celulares ou tablets Android, é possível encontrar audiobook download na Play Store. Alguns aplicativos possuem mensalidades, outros cobram por cada título baixado, e ainda há programas que têm edições gratuitas.

Do mesmo modo acontece para o caso dos celulares da Apple ou os iPads. Neles, entretanto, você consegue baixar app para ouvir livros grátis ou pagando pela Apple Store.

Vale lembrar que atualmente um aparelhinho – que já não é uma novidade de mercado – vem ganhando o coração de muitos brasileiros leitores: o Kindle. Voltado para a leitura de e-books, o dispositivo também permite a compra de livros na versão com voz. Todavia, não são todos os títulos que contam com esse artifício.

Leia também: TIM Livros: títulos para você ler e ouvir quando quiser

10 melhores aplicativos para ouvir livros

Depois de saber um pouco mais sobre os audiolivros, o que acha de descobrir uma lista com os melhores audiobooks disponíveis para você baixar no celular ou tablet?

Selecionamos 10 deles, conheça a seguir!

1 – Ubook

O aplicativo para ouvir livros Ubook tem um catálogo com cerca de 25 mil títulos para você baixar em seu smartphone ou tablet. O programa oferece uma degustação gratuita de sete dias. Após esse período você paga o plano Premium para consumir os conteúdos. O app também possui podcasts em seu escopo.

Clique aqui para conhecer o Ubook.

2 – Tocalivros

Outra possibilidade de ouvir livros por meio do smartphone da Apple ou Android é pelo app audiobook Tocalivros. Ele apresenta aos usuários um acervo variado, desde livros voltados para os estudos até literatura clássica. Trata-se de uma opção de aplicativo para ouvir livros grátis, incluindo audiobook infantil.

Clique aqui para conhecer o Tocalivros.

3 – Storytel

Quem está em busca do melhor app de audiobook, pode experimentar o sueco Storytel, especializado em conteúdos em áudio, como os audiolivros e os podcasts, por exemplo. Por ser estrangeiro originalmente, boa parte dos 300 mil títulos disponíveis está em inglês. Contudo, é possível encontrar inúmeras obras audíveis na língua portuguesa.

Clique aqui para conhecer o Storytel.

4 – Smart AudioBook Player

Esse aplicativo consiste em um gerenciador para ouvir livros. Ou seja, nele você não tem disponível uma gama de títulos para comprar / baixar, mas sim um sistema completo para reproduzir audiobooks que já tenha baixado em seu celular.

Também pode transferir livros em áudio que estejam em seu computador, no formato mp3. Se o seu objetivo é esse, saiba que há muitos elogios na PlayStore sobre o funcionamento do app.

Clique aqui para conhecer o Smart AudioBook Player.

5 – Ouvir livros em 12min

O aplicativo de audiobook 12min oferece resumos de livros tanto em áudio quanto em texto para os usuários. Quem procura bestsellers, sobretudo da área de negócios, é um bom app para ouvir livros desse tipo.

O nome do aplicativo faz uma referência ao tamanho dos audiobooks disponibilizados, afinal, todos são resumidos criteriosamente para quem as pessoas possam otimizar ainda mais as suas leituras.

Clique aqui para conhecer o 12min.

6 – Auti Books

A Auti Books é um app para ouvir livros comprados unicamente. Ou seja, não possui um plano Premium ou algo do tipo. Você deve comprar cada obra que escolher, sendo que há um preço para cada uma. O aplicativo tem uma ação bacana que é a de doar um livro para quem não pode a cada 10 audiobooks comprados.

Clique aqui para conhecer o Auti Books.

7 – Biblioteca de São Paulo

Uma oportunidade para encontrar audiobook gratis é no portal da Biblioteca de São Paulo, que também pode ser aberto em seu smartphone ou tablet. Mantida pelo governo do Estado de São Paulo, a bilbioteca possui um grande acervo de livros em áudio, os quais antes só podiam ser consumidos por deficientes visuais. Agora, além de estarem disponíveis a todos os interessados, estão reunidos em um site.

Clique aqui para conhecer como ouvir livros na Biblioteca de SP.

8 – Ouvir livros no Librivox

Considerado o melhor app audiobook gratuito, o LibriVox apresenta aos usuários um catálogo com livros de domínio público em áudio. É um programa especializado principalmente em distribuir audiolivros da literatura clássica.

Clique aqui para conhecer o LibriVox.

9 – Audioteka

Mais um app audiobook com grande acervo, sendo que este inclui livros não somente narrados em português, como também em inglês e espanhol. Baixando-o em seu celular, você pode aproveitar duas horas gratuitas de áudio de um livro a sua escolha. Caso queira, pode comprar o título depois.

Clique aqui para conhecer o Audioteka

10 – Audiolivros HQ

Exclusivo para iOS, o Audiolivros HQ permite aos usuários ouvir livros gratis. De acordo com o app, há cerca de 120 mil opções sem custo algum. Também há 600 mil livros em áudio na versão premium.

Clique aqui para conhecer o Audiolivros HQ.

E então, gostou de conhecer as sugestões de aplicativos para ouvir livros? Teste os programas em seu smartphone ou tablet e depois nos conte como foi a sua experiência.

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o blog Mais TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui