Que tal incorporar todos os componentes de um computador dentro do monitor? Essa é a proposta do PC All in One.

Computadores All In One, ou Tudo Em Um, como também são conhecidos, são PCs que abrigam no monitor todo o hardware necessário para operar, como placa-mãe, processador e memórias.

Esse tipo de design, mais compacto e mais fácil de instalar, agrada quem precisa de máquinas mais econômicas e que caibam em espaços mais apertados. Também eliminam muitos fios e geralmente vêm com um design bonito e sofisticado.

Os PCs All In One tentam se apresentar como o melhor de dois mundos e, para muitos usuários, realmente são. Essas máquinas, às vezes também chamadas de “computador TV”, reúnem o minimalismo de um notebook às telas maiores dos monitores dos desktops.

Um fator bem importante, principalmente para quem consome mídia com frequência. Com seu design arrojado e preços muitas vezes competitivos, não é à toa que as máquinas dessa categoria invadiram as prateleiras das grandes lojas brasileiras.

Eles ficam bonitos em exposição e podem ser a solução perfeita para quem quer economizar espaço na mesa. Ou quer deixar um escritório bonito, sofisticado e, principalmente, com pouco ou nenhum fio aparente.

Mas será que vale a pena comprar um PC All In One? Para ajudá-lo a responder essa pergunta, confira nossa alguns prós e contras desse tipo de PC.

CONTRATE AGORA UM NOVO PLANO DE INTERNET! 

Vantagens do PC All in One

Confira abaixo as principais vantagens desse tipo de máquina.

Beleza e economia de espaço

O PC All in One tem uma grande vantagem quando comparado ao desktop convencional: seu design mais compacto economiza espaço e elimina uma grande quantidade de cabos na sua mesa ou sala.

Apartamentos mais apertados, quartos e escritórios em que o computador terá que dividir uma mesa são cenários em que o formato Tudo Em Um se adapta melhor.

Ou seja, o aparelho é compacto e versátil. Caso você decida mudar a disposição das coisas em sua mesa, pode ser movido facilmente.

Nesse sentido, se espaço é um fator determinante para você e a portabilidade de um notebook não é o que você procura, o computador no formato All In One é a opção mais indicada.

Vai caber com mais facilidade, não vai criar confusão e bagunça de cabos e, se você escolher um modelo com design interessante, o PC pode até contribuir para a decoração do ambiente.

Aliás, não importa a faixa de preço, os PCs All In Ones sempre têm um cuidado com o design. Por serem máquinas que trazem todos os elementos de um PC completo dentro de si, esses computadores ganham destaque na mesa e precisam ser bonitos e sofisticados.

É comum encontrar modelos coloridos, principalmente em branco, prata e cinza, bem como aqueles que possuem pezinhos de metal e curvas diferentes, muitas vezes se assemelhando às Smart TVs.

Facilidade de instalação do PC All In One

Além de diminuir sensivelmente a quantidade de fios pendurados no ambiente, o PC All in One também é muito mais fácil de instalar.

Você não vai precisar conectar uma porção de cabos e torcer para que tudo esteja ligado corretamente antes de ligar o PC.

Se usar teclado e mouse Bluetooth, o único fio obrigatório da sua máquina será o cabo ligando o computador na tomada. Em PCs no formato desktop tradicional é inevitável ter que usar, ao menos, um cabo para conectar o gabinete ao monitor e outro que liga a tela na tomada, ou na fonte.

Custo-benefício

O custo-benefício desse tipo de computador pode ser muito bom, desde que o usuário tenha um perfil que encaixe bem com as características e potencial de um PC All In One.

Eles têm um custo interessante para quem não precisa da mobilidade de um notebook. Com a compra de um computador dessa categoria, o usuário também pode contar com telas maiores em relação aos portáteis convencionais, caixas de som melhores que as embutidas em laptops, bem como teclados mais confortáveis para digitação e mouses externos, bons para quem vai usar a máquina para trabalhar.

Assim, se a ideia é ter um PC que não precise ser portátil e que ofereça boa qualidade de imagem para curtir vídeos, filmes e séries, você pode encontrar produtos muito mais interessante do que qualquer notebook de 15,6 polegadas e tela de resolução HD.

Desvantagens do PC All in One

Descubra agora as desvantagens desse tipo de equipamento e decida se ele é um bom investimento pra você.

Upgrades limitados

PCs All In One são montados em um conceito de design e manufatura que lembra os notebooks. Cada milímetro quadrado de espaço em seu interior é aproveitado para acomodar os componentes da máquina e garantir circulação de ar para manter o PC com temperatura controlada durante o uso.

Essas características acabam fazendo com que, ao contrário de um desktop comum, esses PCs tenham pouca margem para upgrades. Não é possível, por exemplo, trocar de processador, placa-mãe ou placa de vídeo nessas máquinas.

Ou seja, a troca de componentes internos costuma ser dificultada pelos mesmos elementos de design que garantem o estilo compacto e arrojado destes computadores.

Normalmente, as possibilidades de substituição se resumem à troca de HDs ou SSDs e, no máximo, à adição de mais memória RAM — isso quando eles não estão soldados. O restante é imutável, portanto é melhor analisar bem as opções antes de comprar.

Se upgrades sazonais são uma preocupação sua, você fica melhor atendido por um desktop comum, em que todos os componentes podem ser acessados e substituídos com facilidade.

Especificações mais modestas do PC All In One

É interessante pensar nos PCs All In One como notebooks, apenas instalados em uma carcaça diferente e acompanhando displays maiores. Isso explica por que esse tipo de PC possui o mesmo tipo de hardware que você encontra em laptops.

Conforme já falamos, o espaço exíguo no interior desses computadores compromete a circulação de ar e não permite que acessórios de refrigeração enormes, presentes em desktops, sejam instalados.

Por conta disso, optar por um PC All In One é escolher um computador que possui configurações equivalentes a de um notebook, em geral mais fracas do que aquelas disponíveis em PCs no formato desktop.

Em geral, quem precisa de um computador gamer ou voltado para trabalho pesado em softwares de edição de vídeo e imagem acaba escolhendo desktops, que além de suportarem hardware mais potente, permitem upgrades.

Ou seja, quem procura principalmente potencial gráfico não tem muito espaço no mundo dos PCs All In One, mesmo estando disposto a pagar caro por isso, como acontece no setor de notebooks. Nos portáteis, dá para encontrar configurações equivalentes às de desktops gamers. Mas, nestas máquinas unificadas, isso é praticamente impossível.

Quebrou, acabou

Um PC All in One é uma peça única. Isso significa que, se algo quebrar, você terá que levar todo o conjunto para o conserto.

Queimou um USB? A tela apagou, mas o restante da máquina funciona normalmente? Não há o que fazer, a não ser conviver com os problemas. Ou lidar com o fato de que você vai ficar sem computador por um tempo.

É um mal também dos notebooks, amenizado apenas para os usuários de desktop, que podem usar o vídeo nativo caso se vejam sem GPU, por exemplo. Ou podem trocar rapidamente pentes de memória RAM por outros, sem saírem de casa, apenas comprando o componente necessário na loja.

Por compartilharem componentes usados também em notebooks, muitas fabricantes garantem disponibilidade de peças de reposição em oficinas autorizadas. Mas, aqui, também há de se levar em conta que muitos desses produtos são criados e vendidos de forma dedicada.

Isso significa que, uma vez que saiam de linha, seus componentes também podem ir junto, com a morte de seu PC All In One decretada por um problema em um de seus componentes, enquanto todos os outros ainda estão funcionando. Triste, não?

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui