Já imaginou se houvesse um plano com internet ilimitada para o seu celular assim como acontece com sua conexão residencial? Esse parece ser o sonho de muita gente, porém para algumas pessoas isso pode ser realidade. No Brasil, apenas uma operadora de telefonia móvel tem um plano desse tipo. Mas, por outro lado, sua abrangência é bastante limitada.

Desde 2018, a Algar Telecom oferece em seu catálogo planos com internet ilimitada para celulares tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, numa espécie de combo empresarial, assim como na residencial. Contudo, para desfrutar dessa oferta, é preciso que você esteja em umas poucas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul ou Goiás.

Parece bom demais para ser verdade, mas não é. Porém, é preciso entender que, ainda assim, o plano tem lá suas limitações. Por essa razão, é bom estar atento às letras que não aparecem na propaganda. Ou, melhor, às que aparecem no regulamento da contratação.

Se você pretende contar com muita internet no seu celular e está ponderando a melhor opção entre as ofertas atuais, vai entender aqui um pouco sobre perfil de usuário, consumo de dados e roaming nacional, indispensável para entender a oferta da Algar.

CONHEÇA OS PLANOS DA TIM E ESCOLHA O MELHOR AQUI

Leia também: Migrar para a TIM: veja as vantagens para vir para a maior cobertura 4G

Plano com internet ilimitada

À primeira vista, um plano com internet ilimitada pode parecer a melhor opção disponível no mercado, sobretudo para alguns perfis. Por exemplo, se você for um viajante contumaz, pode pensar que aquelas demandas mais robustas, como Netflix, YouTube ou games, poderiam ser sustentadas onde quer que você estivesse, certo?

Porém, não é bem assim! Isso, pois, passados 10 GB de consumo da franquia fora da sua área local, sua internet é reduzida à velocidade de 128 Kbps. Ou seja, muito pouco, sobretudo quando considerado que, no cenário ideal, é possível alcançar até 40 Mbps.

Inclusive, quando o roaming é identificado pela operadora por mais de 70% do período mensal, é passível de cancelamento por parte da própria operadora.

Outra vantagem que você poderia imaginar é que esse volume de conectividade poderia dar conta tanto do seu celular quanto do seu notebook, por meio de roteamento de internet, certo? Há quem mantenha profissões home office “na estrada”, e esse seria o perfil perfeito.

Contudo, novamente a coisa não é bem assim! Isso pois esse compartilhamento de dados, chamado tethering, é limitado a 5 GB mensais. Ou seja, você até tem internet para compartilhar, mas ela não é ilimitada. Se passou pela sua cabeça alimentar seus dispositivos unicamente com o celular, esse projeto está fadado ao fracasso.

Plano com internet ilimitada e o roaming

É possível perceber que o roaming da Algar, apesar de ter internet ilimitada, limita de maneira significativa a utilização dessa atraente potencialidade que sua nomenclatura sugere. E existe uma razão de ser em tudo isso.

Imagine que, para que um telefone tenha ligações ilimitadas e roaming nacional incluso (não haja cobrança adicional para uso do telefone inclusive em outros estados – fora da área de cobertura local), há uma espécie de convênio entre operadoras.

Então, quando uma linha de outra operadora está num lugar onde só há antenas da TIM, que tem a maior cobertura 4G do país, são essas as antenas que ela irá usar.

No caso da Algar, porém, trata-se de uma empresa de “relativo pequeno porte”, dadas as dimensões geográficas do Brasil. Ela está presente em 4 estados, o que sugere que ela não tem antenas em outros 22 mais no Distrito Federal. Assim, o uso em roaming nacional pode representar, para a operadora, um custo excedente, de quem paga para usar antenas alheias.

Portanto, é perfeitamente entendível a razão de haver uma oferta de plano com internet ilimitada, porém que tenha suas significativas limitações.

Leia também: Como melhorar a internet: saiba como usar melhor o plano de dados

O que mais consome internet da sua franquia

Quando você pondera sobre uma nova contratação de internet, sugerir um plano com internet ilimitada definitivamente apontaria a escolha de todo mundo. Contudo, como ela não é pra todos, o melhor é entender como funciona o consumo e conhecer ofertas que deem conta do seu perfil de usuário.

Até porque de nada adianta ter um plano com internet ilimitada quando, na ponta do lápis, você consome bem menos internet do que imagina.

Para entender qual a demanda dos principais aplicativos usados pelos brasileiros, preparamos o quadro abaixo.

Aplicativos e seu consumo

Aplicativo Atividade Consumo
1 WhatsApp Messenger 20 mensagens com vídeos, fotos e gifs 56,3 MB
2 Facebook 10 minutos, sendo 3 deles de vídeos e imagens 36 MB
3 Facebook Messenger 20 mensagens com gifs, imagens, links e textos longos 11,1 MB
4 Instagram 10 minutos, visualizando 20 fotos, 3 vídeos ou 10 stories 16,9 MB
5 Uber Não há informação
6 Netflix 1 hora em resolução normal 1 GB
  Uma hora hora em resolução alta 3 GB
7 Mercado Livre Não consome dados (por uma parceria com operadoras)
8 Spotify 1 hora 144 MB
9 Caixa Não há informação
10 Waze 10 minutos de uso do GPS 13,1 MB

 

Acima, é possível visualizar quanta internet consome cada um dos 10 aplicativos com maior número de usuários ativos no Brasil em 2019. E, de longe, o Netflix é responsável pelo maior volume de dados. Para planos médios, 3h de uso do aplicativo poderiam acabar com uma franquia mensal generosa.

Porém, quem encabeça a lista nas 4 primeiras posições são, justamente, redes sociais, um tipo bem específico de app. Isso se reflete em estatísticas sobre a constância crescente do tempo que o brasileiro dispende às redes. Segundo dados da GlobalWebIndex, somos o 2º país mais “social” do mundo, com 3h45 diárias, atrás somente de Filipinas e suas 4h01.

Tendo isso em mente, é preciso que você considere bem “onde” investe sua franquia mensal para escolher um plano que seja adequado às suas necessidades.

Usuários de redes sociais

Você é amante de redes sociais e está constantemente ativo nelas? Então, você não precisa de um plano com internet ilimitada, mas de um com redes sociais ilimitadas. E, saiba, pode gastar bem pouco para contar com esse luxo no bolso.

Desde opções Controle até pós-pagas estão disponíveis para que você não desconte sua navegação nas redes do seu pacote de dados. Inclusive para contar com aquelas que são dedicadas a imagens, como o Instagram, que sabidamente vem conquistando cada vez mais o público brasileiro.

O Plano TIM Controle Redes Sociais além de garantir WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram, Twitter e Telegram liberados, ainda pode te entregar como franquia até 8,5GB, a depender da migração para alcançar esse valor. E, na oferta com permanência mínima, sai por R$64,99 mensais. Você pode ter mais detalhes e realizar a contratação neste link.

Porém, opções mais robustas na modalidade pós-paga também fazem sucesso. A etiqueta TIM Black tem atualmente 3 opções, e todas elas garantem WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram, Twitter, Telegram e Waze liberados, com um adicional: no WhatsApp, inclusive as chamadas de vídeo não descontam da franquia. Esse é um atrativo bem agradável em tempos de pandemia.

Não se esqueça, porém, de aprender a limpar seu celular contra o coronavírus.

Usuários que consomem conteúdo audiovisual

Você gosta de assistir a vídeos no celular? Então, YouTube e Netflix podem ser responsáveis por uma grande parcela do seu consumo, certo? Nesse caso, os planos do TIM Black são a pedida certa para você.

Isso, pois eles dobram a franquia contratada e dedicam esse “dobro” somente a aplicativos de vídeo parceiros. Ou seja, você além de contar com uma franquia generosa de dados no seu plano, entre 10GB e 15GB, ainda terá outros 10GB, 12GB ou 15GB para usar exclusivamente nesses aplicativos, sem se preocupar com a sua franquia normal.

Benefícios extras da etiqueta Black

Os planos Black contam com inúmeros benefícios, tais como uma assinatura do streaming de música Deezer, dados dedicados exclusivamente a aplicativos de vídeo parceiros, como Netflix e YouTube, pacotes de segurança para backupe e navegação, além de leituras diárias e mensais para exercitar o hábito.

Entre revistas, jornais, autores renomados e best-sellers, o TIM Banca Virtual e o Ebook by Skeelo mantêm a sua leitura sempre em dia.

Internet ilimitada: vale a pena?

Ter um plano com internet ilimitada ainda não é uma realidade entre as operadoras nacionais. Porém, na TIM você pode garantir internet suficiente para o mês todo além de garantir benefícios exclusivos!

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui