Se você quer saber qual o plano TIM mais barato para quem gosta de jogar no celular, saiba que essa resposta não é tão objetiva. Isso pois muito da jogabilidade dependerá, além da sua conexão à internet, do aparelho que você usa para a jogatina. Por essa razão, nesse post, vamos indicar uma boa opção de plano se você não quer ter dor de cabeça na hora de jogar.

De uma maneira simplificada, o que acontece é o seguinte: cada vez que um jogador executa um comando dentro do game, ele precisa interagir com o próprio servidor do game e com outros jogadores online. Então, significa dizer que sua velocidade de conexão irá influenciar na resposta desses comandos.

Imagine, então, que você curta jogos de tiro no modo multiplayer, por exemplo. Caso você tenha uma conexão prejudicada, aquele tiro que você deseja enviar a outro jogador pode demorar a se tornar um comando dentro do servidor. E, nesse caso, mesmo que sejam milissegundos de diferença, podem ser o suficiente para que você não acerte o alvo.

Dito isso, é preciso entender que, assim como acontece com as redes Wi-Fi, em que esses lags ou delays são extremamente indesejados, nas redes 4G eles podem ser um problema ainda maior. Segundo o Relatório OpenSignal, publicado em 2019, dispositivos mais avançados conseguem reduzir esse lag – a latência – em até 11,1ms.

E, conforme os dados do estudo, no Brasil, por exemplo, a Samsung é escolhida na maioria das vezes por modelos considerados de “Baixo Nível”, que impedem respostas mais rápidas nos jogos. Principalmente, em aparelhos antigos ou de entrada. Não quer ter problemas com o seu jogo e ainda deseja pagar barato em um plano? Fique atento nesse post.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: TIM Controle Smart: apps sem descontar da franquia por menos de R$ 60

Jogos e 4G no Brasil

Se você gosta da jogatina, saiba que não é fácil ser brasileiro nesse quesito!

A empresa OpenSignal representa uma referência quando o assunto é a análise de redes móveis ao redor do globo. E, nesse sentido, quando o que está sendo avaliado é justamente a internet móvel dedicada a games, o Brasil está longe de conseguir bons resultados.

Apesar de estarmos à frente de concorrentes regionais, o Brasil está atrás do Uruguai no ranking. Numa escala de pontuação que vai de 0 a 100, o Brasil aparece em 53º lugar, com 65,4 pontos, contra 72,5 dos hermanos. E, veja, foram 100 países avaliados.

Contudo, ainda que pareça uma diferença modesta, o Brasil está no limite entre razoável e fraco, o que evidencia a baixa qualidade da internet para quem gosta de jogar no celular. E, para sermos mais exatos, figuramos na última posição do quesito razoável.

  • 85 a 100: excelente.
  • 75 a 85: muito bom.
  • 65 a 75: bom/razoável.
  • 40 a 65: fraco.
  • 0 a 40: muito fraco.

Em razão disso, pode ser que, em vez de buscar um plano TIM mais barato para jogar, você deva avaliar outras questões relacionadas ao 4G. Por exemplo, ter em mente que a TIM tem a maior cobertura entre as operadoras nacionais. Assim, você terá internet onde que esteja, o que pode ser um diferencial e tanto.

Uma vantagem saliente para um momento futuro é que a revolucionária conectividade 5G realmente mudará a forma como nos conectaremos às redes. E, nesse caso, vale lembrar que essa modalidade já está sendo testada pela TIM em alguns estados, o que pode fazer com que você desfrute dela antes.

A influência do aparelho no game

É fácil de imaginar que o aparelho possa influenciar no jogo. Primeiro, porque quanto mais avançado for o dispositivo, maior capacidade de processamento ele terá. Ou seja, a memória RAM e as componentes de vídeo podem determinar a qualidade da sua projeção gráfica ao longo do game.

Contudo, o que é realmente interessante – para quem pretende jogar no 4G – é que existe uma categoria que é determinante para que você consiga alcançar toda a potencialidade proporcionada pelas redes da sua operadora. São as chamadas categorias LTE.

A categoria LTE nos celulares

A categoria LTE dos aparelhos celulares determina qual a velocidade de conexão deles às redes 4G. Nesse caso, há 3 níveis em questão:

Nível Categoria LTE Smartphones
Alto nível (LTE 16 ou mais) Apple iPhone 11 e versões
Apple iPhone Xs
Samsung Galaxy S8, S9, S10
Samsung Galaxy Note 8, Note 9, Note 10
Huawei P20 Pro e P30 Pro
Huawei Mate 10 e Mate 20
Médio nível (LTE entre 5 e 15) Apple iPhone X, XR, 8 e 7
Apple iPhone 6s
Samsung Galaxy J7 e J5
Samsung Galaxy A80 e A6s
Huawei P30 Lite, Enjoy 9e e Y6
Baixo nível (LTE 4 ou menos) Apple iPhone 6
Samsung Galaxy A2 Core
Samsung Galaxy J4 Core Huawei Nova 2

Note que, para contar com um telefone capaz de diminuir o lag ao menor valor possível, é preciso investir uma boa grana no próprio celular.

Por isso, no Brasil, os usuários de iPhone saem na frente, pois os modelos preferidos são os mais recentes. Em relação a usuários de Samsung, por outro lado, numa média geral em relação à Apple, tem-se até 6 Mbps menos de conexão, simplesmente porque modelos mais modestos se mostram a preferência geral.

Ou seja: procurar um plano TIM mais barato para jogos pode ser uma boa pedida, mas, se seu telefone for modesto, nem mesmo um plano top de linha poderia resolver seus problemas.

Plano TIM mais barato: então, o que fazer?

Se você não quer deixar de lado a sua jogatina, há duas opções que podem te ajudar.

A primeira, é priorizar jogos online quando estiver próximo de uma rede Wi-Fi. Nesse caso, ter uma internet de qualidade pode ajudar bastante, e a TIM Live Internet se trata de uma das melhores opções atuais em termos de internet residencial.

Depois, jogos offline podem ser uma boa solução. Dessa maneira, você economiza dados da sua franquia, desfruta do jogo sem dependência de velocidade de conexão 4G e se mantém descontraído quando precisar.

Assim, aqui seguem algumas referências de jogos mais bem-avaliados pelos usuários atualmente.

Jogos que não precisam de internet:

  1. Alto’s Odyssey: No estilo corrida contínua, o objetivo é atingir 180 goals em cima de uma prancha de sandboard, em cenários bem variados.
  2. Badland: Numa floresta cheia de mistérios, seu objetivo é controlar um dos habitantes e descobrir o que está acontecendo naquele lugar.
  3. Sand Balls: O jogo é simplesmente viciante e com uma jogabilidade extremamente intuitiva. O objetivo é abrir caminho para que “bolinhas” atravessem um mar de areia, com o dedo na tela. Sabe aquela ingenuidade de Angry Birds que vicia? É bem assim!
  4. Johnny Trigger: Apertar o gatilho na hora certa é o objetivo do jogo, mas tem uma questão a mais. Aqui, é literalmente matar ou morrer, pois, se errar o tipo, você é quem morre!
  5. Fun Race 3D: Atualmente é o jogo mais baixado do mundo. E ele é bem viciante. Trata-se de uma corrida no maior estilo “A Ponte do Rio que Cai”, do Faustão, caso você conheça a referência. Ou seja, muitos obstáculos e diversão!
  6. The Frostrune: Numa ilha com floresta densa, cheia de mistérios, você é um náufrago que precisa descobrir o que aconteceu. Ambientado com a cultura nórdica, é um prato cheio pra quem curte uma pegada dark meio viking.
  7. Pocket City Free: Aqui, você deve construir e ser prefeito de uma cidade inteira. E, o legal, é que a população depende tanto de provisões profissionais quanto das de lazer, o que faz com que você tenha realmente a experiência de um gestor.

Plano TIM mais barato para jogos

Tudo bem! Você está mal de internet e está procurando um plano TIM mais barato para quem quer jogar enquanto usa o 4G, certo? Não tem problema, pois nós temos um plano perfeito para você. Trata-se do TIM Controle Redes Sociais.

Com ele, você poderá ter até 8,5 GB de internet, poderá usar suas redes sociais à vontade sem descontar da sua franquia, inclusive com imagens e vídeos, e ainda contará com outros benefícios exclusivos. Confira:

  • TIM Controle Redes Sociais
    • Até 8,5 GB de internet – sendo 5 GB contratados e 3,5 GB de bônus;
    • Redes sociais ilimitadas – WhatsApp, Facebook, Messenger, Twitter, Instagram e Telegram;
    • Ligações ilimitadas para qualquer operadora;
    • SMS – são ilimitados para TIM; 100 para outras operadoras;
    • Banca de Jornais TIM;
    • Ebook Light by Skeelo;
    • TIM Segurança Digital Light – um pacote de proteção para o cliente.

Atualmente, ele está custando R$64,99 mensais com permanência mínima de 12 meses. Se você se interessou, pode fazer a contratação neste link.

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM E SEJA MAIS

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui