Você achou uma oferta incrível de plano de dados, ligações ilimitadas e vários benefícios e a sua operadora não tem uma proposta igual? É muito fácil! Basta fazer uma portabilidade TIM!

A portabilidade foi aprovada em 2007 e está em vigor no Brasil desde 2009, ou seja, há mais de 10 anos que temos essa vantagem ao nosso alcance. Com ela foi finalmente possível dar liberdade ao cliente de procurar as melhores ofertas e vantagens tanto para seu celular quanto para o telefone fixo.

Mas você sabe o que é portabilidade e como ela funciona? Conheça agora todos os passos para fazer a sua portabilidade TIM e ter os melhores benefícios do mercado.

O que é portabilidade

Portabilidade nas telecomunicações, é o termo que define a capacidade de uma pessoa mudar de operadora e continuar a usar o mesmo número de telefone. Também conhecida como portabilidade numérica ou portabilidade de chip.

Também se refere a quando uma pessoa precisa mudar de endereço mas quer manter o número do telefone fixo.

A portabilidade só é possível quando ocorre dentro de um mesmo código de área (DDD), no caso de telefonia móvel (SMP, que significa Serviço Móvel Pessoal) e dentro de uma mesma área local, no caso de telefonia fixa (STFC, ou Serviço Telefônico Fixo Comutado).

Também só se pode optar por fazer a portabilidade no mesmo tipo de serviço, ou seja, de móvel para móvel e de fixo para fixo.

Quais as regras para a portabilidade TIM

Em primeiro lugar, é necessário que o número que deseja trazer para a TIM esteja ativo na operadora atual. Além disso, é fundamental que os dados cadastrados na TIM sejam os mesmos na operadora atual.

Ou seja, não é possível fazer a portabilidade se você já cancelou o celular na sua operadora ou se quer mudar para o nome de outra pessoa. Isso quer dizer que, caso os dados de titularidade (RG, CPF e nome) sejam diferentes, a portabilidade não poderá ser efetivada.

Não é necessário que você esteja ativo há um tempo mínimo na outra operadora para poder trazer seu número para a TIM. A portabilidade pode ser feita a qualquer tempo. Além disso, você pode desistir da portabilidade, desde que esteja dentro do período máximo para solicitar o cancelamento, que é de até dois dias úteis após a abertura do pedido.

Também não há limites de troca de operadora. Você pode solicitar a portabilidade quantas vezes quiser. Claro que, se houver algum contrato de fidelização, será necessário o pagamento da multa estipulada.

Como fazer

A portabilidade TIM varia de acordo com o plano que você deseja contratar, ou seja, se você quer se tornar um cliente pré ou pós-pago. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

  • Planos Pré-pago: Esses são aqueles planos que você precisa colocar crédito para ter acesso aos benefícios. Dessa maneira, a portabilidade TIM é mais simples. Sendo assim, você pode solicitar a portabilidade em uma Loja da TIM ou ainda, pode realizar todo procedimento diretamente no seu próprio celular. Se for optar por realizar a mudança no celular, após adquirir um chip da TIM, você só precisa seguir os comandos que serão disponibilizados na tela. Caso você queira mais detalhes dessa operação, pode clicar aqui para ter mais informações;
  • Planos Pós-pago ou Controle: Esses são os planos da TIM nos quais você tem uma mensalidade fixa e só paga se houver algum extra, nós já falamos sobre isso aqui. Para solicitar a portabilidade TIM de um plano desse tipo, é necessário acessar a página de Portabilidade. Mas antes você precisa conhecer os planos para decidir qual escolher. Para saber mais acesse aqui. Se você preferir, pode ir até uma loja física da TIM, levando seu documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma fatura de sua operadora atual. Tanto pelo site quanto pessoalmente, será ativada uma linha provisória para você com outro número. Será agendada uma data para a mudança e nessa data, o número da operadora atual irá substituir o número TIM, mantendo o plano e os serviços contratados por você.

Tanto em um tipo de plano quanto no outro, você vai receber contatos via e-mail e/ou SMS durante todo o processo.

Preciso pagar pela portabilidade TIM?

É importante você saber que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, autoriza a cobrança de uma taxa de portabilidade, porém, os clientes que vierem para a TIM estarão promocionalmente isentos desta cobrança.

E agora, como sei se meu número já fez a portabilidade TIM?

Quando seu número já estiver na TIM, você poderá receber uma mensagem SMS com essa informação. Além disso, quando você solicita a portabilidade TIM, você recebe um número de protocolo, que é referente ao seu bilhete de portabilidade. Nesse protocolo está informado o dia e a hora em que ocorrerá a portabilidade.

Após a solicitação, a portabilidade tem um prazo mínimo regulamentar de 3 dias para ocorrer. Entretanto, você pode escolher a melhor data para sua melhor comodidade. Essa opção é importante caso você resolva fazer a portabilidade às vésperas de uma viagem, por exemplo.

E se nada disso acontecer, ou você não se lembre nem da data e nem do horário em que sua portabilidade foi agendada, pode consultar o status da solicitação de sua portabilidade pelo site. Se esse for o seu caso, pode conferir aqui.

Benefícios da portabilidade TIM

A TIM está presente em todos os estados brasileiros. Além disso, foi a primeira operadora no Brasil a lançar serviços inovadores, como a Foto Mensagem, Vídeo Mensagem, TV e banda larga no celular. Ou seja, é uma empresa pioneira, que tem como principal objetivo melhorar sua comunicação com o mundo.

Na TIM você tem acesso a uma grande variedade de serviços e vantagens para que você possa se comunicar do seu jeito. Além disso, você pode usar o seu celular em mais de 180 países, e ainda economizar nas ligações, graças aos planos e tarifas inovadores oferecidos.

As ligações telefônicas entre números da TIM são ilimitadas no Plano TIM Controle de 6 GB com 25 minutos mensais para outras operadoras. Já nos demais planos Controle ou TIM Black, tanto as ligações de TIM para TIM quanto para outras operadoras são ilimitadas e gratuitas, bem como as mensagens via SMS.

Você tem acesso às redes sociais sem descontar da sua franquia, dependendo do plano. À partir do plano TIM Controle de 7,5 GB (o mais vendido da TIM), você tem WhatsApp, Telegram e Messenger ilimitado. Já no plano de 8,5 GB passa a ter acesso ao Instagram, Facebook e Twitter ilimitado sem descontar da sua franquia de dados.

Benefícios do TIM Black

Nos planos TIM Black, você conta com o acréscimo do Waze ilimitado, além de no mínimo 10 GB de acesso aos parceiros de vídeos, como YouTube e Netflix, entre outros. Ainda, também tem acesso a benefícios exclusivos como TIM Banca Virtual, TIM Music by Deezer, Ebook by Skeelo e TIM Segurança Digital.

No plano TIM Black de 34,5 GB você tem mais benefícios: TIM Protect Backup 30GB e Roaming Internacional, com 7 dias de WhatsApp grátis por mês, além de 30 minutos de ligações internacionais também grátis por mês.

Caso você resolva trazer o seu número de outra operadora para o TIM Controle ou TIM Black, você ganha um bônus de 2 GB por mês durante um ano. Além disso, também ganha um bônus de 500 MB por mês se for optar pela conta digital + 2 GB por mês se pagar as faturas em débito automático no momento da contratação.

Se você não optar pelo pagamento das faturar com o débito em conta, conta com a facilidade de pagá-las com cartão de crédito no conforto da sua casa.

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM E GARANTA MAIS INTERNET

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui