Em alguns momentos de nossa vida precisamos fazer escolhas importantes, não é mesmo? E, nos dias atuais, escolher o provedor de internet ideal se tornou uma tarefa que precisa ser feita com calma e atenção aos detalhes.

O risco de contratar um pacote de dados que não atenda plenamente a nossas necessidades de usuários de internet passa por falhas na conexão, atividades interrompidas ou até mesmo dor de cabeça na hora de cancelar o serviço.

Mas calma, seja qual for o motivo da sua busca por um provedor de internet, este artigo pode ajudar a responder os seus principais questionamentos! 

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Acompanhe as dicas a seguir e descubra qual é o plano ou serviço que vai melhor atender às suas expectativas.

No final do artigo, você ainda vai encontrar uma checklist com perguntas para direcionar aos provedores que tem em vista para a contratação de serviços. Com as respostas em mãos, vai ficar muito mais fácil tomar uma decisão. 

Plano de ação

Contratar um serviço que apresente diversos fornecedores no mercado pode nos deixar confusos diante de dezenas de opções. Contratar um provedor de internet não poderia ser diferente.

Essa é uma escolha que precisamos fazer em diferentes fases da vida: ao sair da casa dos pais, ao abrir um empreendimento novo, ao mudar com a família para outra cidade ou simplesmente para garantir mais estabilidade e velocidade na internet disponível em sua residência.

Agora é hora de elaborar um plano de ação para seguir o passo a passo e em seguida definir qual o melhor serviço disponível para atender você, sua empresa ou sua família. 

Munidos de papel e caneta, ou com o bloco de notas do seu celular aberto, faça uma lista com o nome de todas as operadoras e provedores de internet que vierem a sua cabeça.

Em seguida, complete sua lista de operadoras e provedores fazendo uma breve pesquisa na internet. 

Dessa maneira é possível encontrar provedores locais que, embora não tenham repercussão comercial como grandes companhias de telecomunicação, também atendem a sua região e oferecem serviço de qualidade.

Se você já tem o nome de todas as opções de provedores de internet que pode escolher pela contratação, é hora de acompanhar as dicas a seguir e descobrir qual o serviço ideal para o que você precisa.

1Identifique a sua necessidade de consumo

A sua necessidade de consumo vai ser influenciada de acordo com a finalidade da internet e também quantas pessoas, funcionários ou membros da família vão utilizar a mesma rede.

Por isso, reflita se aquele pacote tentador de 200 megas de internet seria realmente necessário em sua residência se há apenas dois usuários moderados de web. 

Se seu maior consumo na rede são redes sociais e serviços de streaming, por exemplo, pacotes menores podem suprir sua necessidade, tanto no quesito velocidade quanto no quesito financeiro.

Se você passar muito tempo fora de casa e depende de redes móveis, pode ainda buscar por pacotes de internet que combinem a internet fixa, para a sua casa, com a tecnologia 4G, voltada para o seu smartphone.

2Confira os pacotes de dados oferecidos 

Depois de definir quanto você precisa de internet, é hora de conferir quais pacotes os provedores de internet daquela sua lista inicial podem oferecer. 

Vale ressaltar que, mesmo com um extenso leque de opções, alguns pacotes são oferecidos somente em determinadas regiões. Por isso, fique atento. 

Se você se atraiu por algum plano oferecido pelas companhias, antes de contratar é importante entrar em contato e questionar se a região em que você está localizado suporta o plano de dados que está em vista.

Do contrário, você pode sofrer com problemas como limitações de conexão ou problemas de velocidade e enfrentar imprevistos como falha nos downloads, partida de jogos interrompidas, streaming lento para filmes e séries, entre outros problemas.

Se você é, por exemplo, um profissional home office, depende muitas vezes da internet em sua total capacidade de atuação. 

Já imaginou sofrer com quedas no sinal bem na hora de enviar aquele e-mail importante? Previna esse desconforto.

3Analise o suporte oferecido pela companhia

Quando nos referimos a suporte, falamos sobre todo o suporte do provedor de internet ao cliente, incluindo suporte técnico com especialistas e também qualidade no atendimento ao cliente.

Descubra quais as formas de contato com a companhia: via telefone, e-mail, chat no site etc. Com o advento das redes sociais, hoje muitas companhias utilizam seus perfis oficiais para entrar em contato direto com o cliente.

Uma companhia que já segue esse modelo de atendimento é a TIM, que no Twitter mantém o perfil verificado @TIM_AJUDA para prontamente atender às solicitações dos usuários que entram em contato com a empresa por meio da rede social.

Confira, ainda, qual o horário de suporte técnico e atendimento ao cliente oferecido pelos provedores de internet cuja contratação você tem em vista. Esse detalhe é importante porque, se por acaso você precisar de auxílio num sábado à noite, por exemplo, precisa saber se a empresa está apta e disponível para solucionar o seu problema em determinados dias e horários.

4Pesquise a reputação do provedor de internet com outros clientes

A próxima dica vale para todo consumidor, seja antes de fazer a compra de um bem material, seja antes de contratar um prestador de serviços: pesquise a reputação com outros clientes.

No caso dos provedores de internet, busque informações de outros clientes que usam ou já utilizaram esse serviço em questão. Muitas vezes as respostas nos surpreendem, tanto positiva quanto negativamente.

Para isso, busque informações em grupos e comunidades das redes sociais e pesquise pelo nome da companhia em sites como o Reclame Aqui e verifique a reputação da empresa em questão, como e em quanto tempo ela resolve os problemas dos clientes, entre outras questões que envolvem a relação entre empresa e consumidor.

5Observe tarifas ocultas na prestação do serviço do provedor de internet

É importante observar com a companhia prestadora do serviço se existem taxas e tarifas ocultas depois da contratação do seu plano de internet. Isso porque muitas vezes alguns planos exigem pacotes adicionais após a utilização de dados do pacote inicialmente contratado.

Outras taxas que podem surpreender o cliente são taxas de adesão e cancelamento de um serviço, como multas por quebra de contrato, ainda que sejam para contratação de planos com mais ou menos dados que o plano vigente. 

Por fim, questione a operadora se visitas técnicas, manutenção e instalação da rede e dos aparelhos exigem algum tipo de pagamento extra. Esse pode ser um fator determinante para a escolha do seu provedor de internet.

Checklist 

Se depois de seguir todas as dicas que passamos neste artigo você ainda ficou com dúvidas sobre qual provedor de internet contratar, confira a seguir a seleção de perguntas pertinentes que preparamos para você fazer diretamente para as prestadoras de serviços. 

Anote e compare as respostas e só então tome a sua decisão.

  • Qual o tempo de espera de instalação?
  • A visita técnica tem custo? Quanto cobram?
  • O plano de vocês tem fidelização por contrato?
  • Pago alguma multa caso queira encerrar o contrato?
  • Posso trocar o plano que vocês oferecem a qualquer momento?
  • Vocês avisam previamente em caso de manutenção de rede?
  • O sinal é estável? Com que frequência há falhas na conexão?

Leia também: Como escolher internet rápida para o celular?

Dica bônus para escolher o provedor de internet: 

Depois de realizar todos os passos do plano de ação, você finalmente encontrou o melhor plano de dados e o provedor de internet ideal para atender a suas necessidades. 

Neste momento, logo após contratar e começar a utilizar o serviço, é importante verificar se você, sua casa ou sua empresa estão recebendo 100% do sinal contratado.

Isso porque muitas vezes acabamos pagando um valor determinado pelo plano, porém não recebemos o sinal na íntegra. Um exemplo: você contratou um plano de 15 mega de internet, mas ao fazer o teste descobre que somente 10 mega desse serviço estão disponíveis e sendo utilizados em sua residência. 

Ao se deparar com esse problema, você precisa entrar em contato com a operadora de serviços e relatar o ocorrido. 

Em seguida, a operadora de serviços precisa garantir que vai entregar 100% da internet oferecida em seu plano contratado ou, como alternativa, trocar por um plano que seja equivalente ao que ela pode entregar em sua casa ou empresa.

Agora que você já tem acesso a todas essas dicas, checklist e ainda uma dica bônus, reúna informações sobre os provedores de internet disponíveis na sua região e reflita qual tem o pacote de dados ideal para atender suas necessidades. Com essas informações em mãos, vai ser muito mais fácil tomar a melhor decisão. 

Aproveite e conheça os planos de internet pré e pós-paga, internet fixa e 4G da TIM, que garante diversos planos, pacotes e benefícios para você aproveitar o melhor que a tecnologia tem para oferecer. 

 

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