A marca Google é uma gigante do ramo de tecnologia. Com soluções inteligentes para praticamente todas as necessidades do segmento, algumas ilustres desconhecidas deveriam ser de conhecimento público obrigatório. Nesse sentido, rastrear o celular pelo Gmail pode ajudar usuários com facilidade, desde que a função seja conhecida.

O serviço permite localizar endereços com precisão, sendo que smartphones, tablets ou Chromebooks podem fazer uso dele. Para isso, basta que o dispositivo esteja conectado a uma conta do Google através de um aplicativo. E, vale notar, qualquer aplicativo da empresa vale: YouTube, Gmail, Drive.

O melhor de tudo é que o usuário pode realizar ações remotamente depois de localizar seu aparelho. Por exemplo, se o celular houver sido furtado, será possível bloqueá-lo, excluir o acesso à sua conta do Google e, ainda, apagar os dados presentes no aparelho. Em caso de esperança, é possível deixar uma mensagem na tela inicial.

Se, por outro lado, ele estiver somente desavistado dentro de casa, é possível fazê-lo emitir um som, mesmo que ele esteja no modo silencioso. Assim, o usuário pode reavê-lo com facilidade.

Quer saber tudo sobre a solução? Então, confira as funcionalidades e o passo a passo de cada uma delas abaixo!

Leia mais: Veja dicas de como localizar celular perdido ou roubado!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Rastrear celular pelo Gmail: passo a passo

Antes de mais nada, é preciso que seu aparelho esteja rastreável. Essa configuração é necessária para que o serviço tenha as permissões necessárias para atuar.

Deixando o celular rastreável

Abra as configurações do seu aparelho e selecione a aba Google;

  1. Depois, vá até a entrada Segurança;
  2. Nela, entre na aba Encontre Meu Dispositivo, pois é ela que permite localizar seu celular;
  3. Para ativá-la, basta clicar no botão para acioná-lo;
  4. Para que o sistema operacional consiga rastrear, deixe ativado o GPS do seu dispositivo, tradicional mente indicado pelo botão Local na aba de ferramentas superior da tela;
  5. Por fim, mantenha também a sua conexão com a internet ligada. Isso, pois, no caso de você perder o seu aparelho longe de uma rede Wi-Fi, tal como na rua, a conexão 4G é necessária para que o procedimento seja bem-sucedido.

Localizando o aparelho pelo Gmail

Passo 1: Para localizar seu dispositivo, é preciso que você acesse algum serviço da empresa no seu navegador (ou em outro dispositivo móvel, nada impede essa opção). Assim, funcionam como acessos o buscador, o Drive, o Maps, o YouTube, etc. Geralmente, a opção de login reside no canto superior direito da tela.

rastrear celular pelo google

Passo 2: Depois de realizar o login, acesse o ícone de menu do serviços do Google. Nele, selecione a opção Minha Conta.

Passo 3: Na opção Minha Conta, selecione a entrada Segurança na lista lateral esquerda. Depois, deslize a rolagem até que você encontre a caixa Seus Dispositivos.

Passo 4: Nesse momento, o serviço apresentará uma lista com todos os seus dispositivos que estejam vinculados à sua conta do Google. Abaixo deles, haverá um botão chamado Encontrar um Dispositivo Perdido.

Passo 5: Então, selecione o aparelho que está perdido. Nesse momento, você verá algumas opções, sendo que somente algumas delas estarão funcionais:

Verifique as ocorrências de segurança recentes: aqui, você verá informações sobre troca de senha ou eventos recentes;

Alterar senha: você pode alterar sua senha remotamente para impedir que acessem seus arquivos;

Encontrar e bloquear seu aparelho: usuários Appel serão remetidos para a página do iCloud enquanto usuários Android serão remetidos para a página de rastreio do Google;

Tentar ligar para seu smartphone: você pode realizar uma chamada, para descobrir onde ele está;

Sair da conta no seu smartphone: essa opção remove sua conta do Google do seu celular a fim de evitar violações de arquivos pessoais.

Leia mais: IMEI impedido: é possível inutilizar o celular roubado. Saiba como!

Finalizando o procedimento

Passo 6: Selecione Tocar ou Localizar para fazê-lo chamar ou para ver no mapa onde ele está localizado no momento, respectivamente. Em caso de reprodução de som, seu smartphone permanecerá tocando por até 5 minutos.

Passo 7: Caso você selecione a opção Bloquear, poderá configurar uma mensagem para que ela seja emitida na tela do seu aparelho. Caso ele seja encontrado por alguém de boa-fé, poderá, então, ser devolvido com facilidade.

Passo 8: Limpar o aparelho é a opção mais radical dentre todas. Com ela, você literalmente queima todos os dados presentes no aparelho. Esse passo é importante para usuários que sabidamente não tenham esperanças de recuperar o aparelho. Porém, vale notar que ele impossibilita qualquer tipo de “volta” a ele. Ou seja, depois de limpo, seu smartphone não poderá mais ser acessado remotamente, e você literalmente o abandona. Logo, tenha cuidado ao selecionar essa opção.

Usuários iOS rastrear celular pelo Gmail

Se você for usuário de iPhone, não há problema. O serviço também funciona, mas acaba sendo executado pela própria plataforma do iCloud. Ou seja, o próprio Google, a partir de um determinado momento (mais especificamente o passo 5 acima), em vez de rastrear celular pelo Gmail, redireciona o usuário para rastreá-lo via servidor da própria Apple.

Os serviços são equivalentes, e já preparamos um tutorial para usuários da maçã. Porém, um resumo do passo a passo pode ser visto abaixo, iniciado pelo mesmo procedimento de “deixar o celular rastreável”:

Deixando iPhone ou iPad rastreável

  1. Primeiro, abra os Ajustes do aparelho;
  2. Depois, clique em Buscar iPhone;
  3. Na sequência, selecione a entrada que ativa a funcionalidade.

Localizando o iPhone

  1. Primeiro, acesse o site Buscar iPhone, da iCloud;
  2. Depois, faço login com o seu ID Apple registrado no dispositivo;
  3. Feito isso, será apresentado um mapa com a localização do aparelho em tempo real, além de três opções:
    • Tocar som: Essa opção é para o aparelho que estiver perdido dentro de um ambiente conhecido e somente precise ser achado com rapidez ou facilidade.
    • Modo perdido: Nesta opção, o seu dispositivo enviará o histórico da sua localização para sua conta da Apple. Além disso, ele será bloqueado, impedindo que terceiros o utilizem. Por fim, seu display apresentará uma mensagem informando a perda e solicitando sua devolução com um telefone para contato.
    • Apagar iPhone: Essa é a opção mais radical, indicada somente para quem tem a certeza de que não recuperará seu dispositivo. Selecionando-a, seu aparelho será integralmente apagado, tornando impossível que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais ou aos seus arquivos particulares.

Leia mais: TIM Internet: conheça as facilidades para quem ama ficar online

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui