Atualmente estamos permanentemente conectados. A magia da telefonia móvel parece ter alcançado um patamar tão proeminente que, em termos de tecnologia, o smartphone se transformou numa extensão do nosso corpo, incessante. Mas, e quando o sinal de celular desaparece?

Nuns mais, noutros menos, porém ter que esperar o sinal voltar causa certa angústia em boa parte das pessoas. Normalmente os celulares são tão “automáticos” para fornecer respostas às nossas solicitações que o desconforto cresce à medida que a prestação dos serviços tarda a voltar.

Vale ressaltar, contudo, que na maioria das vezes a culpa desse infortúnio está relacionada a fatores externos à sua operadora. Ou seja, a situação geográfica em que você se encontre, o seu chip ou o próprio aparelho podem estar dando causa a esse problema.

Não ter sinal de celular de fato é uma das causas mais incomuns, mas também o pode ser. Entretanto, esse problema será menor caso você seja um cliente da TIM, pois temos a maior cobertura 4G do Brasil.

E mais: já estamos testando a revolucionária tecnologia 5G com o pioneirismo de sempre. Se você ainda não sabe como se transformará a conectividade móvel com essa nova chegada, entenda a dimensão dessa evolução neste link.

Então, conheça agora as principais causas de perda do sinal de celular e saiba como contorná-las.

GARANTA A MELHOR INTERNET PARA SEU CELULAR AQUI

Quando o sinal de celular some

Ficar sem sinal de celular não é tão comum, mas pode ser que determinadas situações possam parecer recorrentes. Então, esse post vai te ajudar a perceber que, se esses eventos ocorrem com frequência em situações específicas, o problema pode estar presente para todo mundo. Afinal, você não foi premiado com uma nuvem negra sobre o celular!

Problemas com o chip

Antes de falarmos sobre situações um pouco mais gerais, falemos do caso a caso particular: seu celular oscila mesmo quando você está parado? Esse problema pode ter causa no seu chip de telefonia móvel.

O cartão SIM é a parte mais importante do seu celular, literalmente. Ele funciona como um cérebro, que permite todas as operações que demandem de vinculação à rede e à sua operadora. Então, quando ele falha, seu conexão de internet tende a falhar.

O melhor indicativo para saber se esse é o seu problema é mapear quando o evento de ausência de sinal de celular acontece. Se ele acontece do nada em lugares onde geralmente você tinha sinal, vale a pena retirar o chip da bandeja, dar uma limpadinha nele com uma flanela seca e recolocá-lo lá.

Se persistirem os sintomas, a operadora deverá ser consultada.

Obstáculos ao sinal de celular

O sinal de celular é, basicamente, uma onda de rádio. Ou seja, ele anda em linhas retas até que se dissipe por completo ou, no meio do caminho, encontre algum obstáculo forte o suficiente para bloqueá-lo. Então, o seu celular está com a antena sempre de prontidão, buscando por uma conexão de rede.

Uma das causas de rede móvel indisponível pode ser o excesso de obstáculos, por exemplo. Você já percebeu que em alguns lugares da sua casa, ou da sua empresa, o sinal fica mais fraco? Isso pode ser resultado do excesso de entraves à chegada dele.

Edificações muito sólidas, portas em demasia e excesso de ondas no mesmo ambiente podem alterar o curso do sinal de celular, proporcionando esse tipo de situação.

Então, se você anda sofrendo dessa maneira, possivelmente não haja forma de contornar o problema. Em casa, as redes com Wi-Fi são sempre a melhor opção. Na empresa, por outro lado, oferecer uma rede de internet a seus clientes e funcionários pode ser um agrado com excelente custo-benefício.

Sinal de celular some no trânsito

Esse é um fato curioso, mas para muita gente ele pode passar desapercebido. Quando você está no trânsito ou em movimento, o sinal de celular tende a oscilar mesmo.

Isso acontece, pois seu celular depende das antenas da sua operadora para se vincular à rede, tanto para dados quanto para voz. Contudo, a cada distância percorrida, é preciso uma nova vinculação.

Imagine, nesse sentido, que cada antena alcança um determinado raio, limitado. Assim, ao cruzar essa fronteira, é preciso encontrar a próxima. Depois, a próxima. E assim por diante, com uma série de vinculações sucessivas às novas antenas.

O que acontece é que, ao se locomover muito rápido, o sinal de celular precisa ser encontrado pelo aparelho, e essa alternância muita acelerada pode causar ausência de vinculação por um determinado período – que geralmente é curtinho.

Então, se você anda de moto, carro, ônibus ou qualquer congênere, saiba que, sobretudo se em altas velocidades, seu sinal de celular irá sumir e desaparecer mesmo. E, por isso, não há solução para esse tipo de problema. É preciso ter paciência, independentemente da sua operadora.

Fora da área de cobertura

Se você está fora da área de cobertura, significa que o raio até onde as antenas conseguem lançar o sinal de celular acabou. E, sem antena, sem conexão mesmo.

Em zonas desabitadas, rurais ou entre cidades isso é bastante comum, mas não é descaso da operadora. Significa que, em termos comerciais, os custos envolvidos na manutenção da rede desse lugar não é rentável. Então, não faria sentido mantê-lo.

A TIM tem a maior cobertura 4G do país, portanto você pode contratar um plano neste link e desfrutar da operadora que menos te dará dor de cabeça nesse sentido.

Clima pode acabar com o sinal de celular

Sim, ele pode, sobretudo naqueles dias de temporal. Isso acontece pois o sinal de celular, como já dissemos, trata-se de uma onda de rádio. Assim, quando fatores ambientais ou climáticos começam a dificultar a propagação dessa onda, você terá problemas imediatamente.

O sinal de celular é um caso de menor expressão, pois as maiores reclamações de usuários recaem sobre quando isso acontece com o sinal de TV fechada de operadoras por satélite. Em dias de chuva, ele começa a oscilar quase que imediatamente.

Por isso, operadoras que entregam o sinal por cabeamento de rede geralmente garantem um pouco mais de estabilidade nesse tipo de serviço.

Muitas pessoas conectadas

O volume acentuado de pessoas vinculadas à mesma rede pode ter o mesmo efeito de que estamos falando: a perda do sinal de celular.

Assim como acontece com o Wi-Fi, quando “todo mundo” está usando o sinal de celular ao mesmo tempo tende a haver uma menor eficiência dele.

Assim, façamos uma analogia de um show: os que estiverem mais próximos da direção da antena se darão melhor em relação à turma do fundão, pois esta já terá, além, diversos emissores de sinal (os celulares de todo mundo) obstruindo a chegada das ondas.

Roaming

Se você estiver viajando e seu celular não tiver o roaming garantido pelo plano, você precisa contratar um plano da TIM. Porém, vale a pena dar uma conferida para checar se está tudo certo com suas configurações.

Nas Configurações do aparelho, vá até a opção de Rede e encontre o roaming para saber se ele está ativado. É ele que permite, pois, que você viaje e use as redes de outras operadoras quando a sua não dispuser de antenas naquela localidade.

No mesmo sentido, é o roaming internacional que permite que você use seu aparelho no exterior. Se você quiser contar com esse tipo de serviço para ter sinal de celular inclusive no estrangeiro, avalie a contratação do TIM Black. Trata-se de um dos melhores planos com que você pode contar atualmente.

Antena de sinal do seu celular

Esse é o caso menos provável, mas não custa citar. Se o seu celular já sofreu muitas quedas, afogamentos ou quaisquer eventos destrutivos, pode ser que a sua recepção de sinal esteja ruim. Nesse caso, a única alternativa é trocar de celular ou mandar consertá-lo.

Como muitos planos inclusive ajudam o consumidor a adquirir um telefone novo, não há razão para, querendo, você não o fazê-lo. A TIM pode te ajudar com celulares mais baratos, porém também pode garantir aquele descontão nos aparelhos de última geração. Você quem sabe!

QUER MUITA INTERNET NUM PLANO CONTROLE? AQUI ESTÁ!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente para você se manter sempre bem-informado, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui