Você já deve ter tido vontade de baixar aquele vídeo ou aquela música de plataformas como YouTube ou Instagram, certo? Pois saiba que existe um aplicativo que cumpre essa exata função, chamado de Snaptube. A ferramenta só está disponível para aparelhos Android, porém não pode ser encontrada na loja oficial do Google, a Play Store.

Como ele é possível baixar áudio e vídeo de redes sociais diversas e convertê-los para MP3, M4A, em resoluções que chegam inclusive a 4K. Uma funcionalidade bastante interessante é que ele conta com uma grande integração com as redes sociais mais utilizadas atualmente, como o Youtube. Por isso, é possível acessar conteúdos de diversas delas com facilidade, realizando a conversão de ficheiros de maneira bem simples.

Além disso, sua interface simples e intuitiva o que faz com que seu manuseio seja bem acessível para qualquer tipo de usuário, inclusive aqueles que não estão familiarizados com aplicações tecnológicas mais desconhecidas. No entanto, há relatos de alguns problemas com a ferramenta, que vamos explicar melhor também nesse post.

Dito isso, há quem seja fã de carteirinha da aplicação por conta de todas as facilidades que ela gera aos usuários. Se você quer descobrir tudo sobre o Snaptube, então veio ao lugar certo!

Leia mais: TIM Controle Redes Sociais: ideal para autônomos e empreendedores

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Por que o Snaptube é tão queridinho?

O Snaptube é um xodó dos usuários de redes sociais sobretudo por que permite baixar vídeos de locais como o Facebook, Instagram e YouTube de maneira muito facilitada. Além disso, sua integração com muitas plataformas permite ao usuário que encontre o seu conteúdo desejado dentro do próprio app, não sendo necessário alternar entre diferentes aplicações para encontrar uma ferramenta para download.

Ele também é bastante atraente aos usuários por que permite que conteúdos sejam salvos com diferentes extensões, facilitando a vida de quem pretende ter um determinado tipo de arquivo. E bem interessante é que seus vídeos em HD podem alcançar resoluções 4K.

Entrando na onda das aplicações que lançaram modo escuro, o Snaptube tem a sua utilização à noite facilitada, o que pode representar um atrativo e tanto para usuários que tenham momento de lazer quando já é noite ou quanto já estão na cama.

  • O Snaptube é gratuito?

O Snaptube é um aplicativo gratuito, disponibilizado para dispositivos móveis Android sem qualquer restrição. Porém, conta com uma versão paga livre de anúncios, no melhor formato de aplicações modernas.

  • Existe um limite de arquivos que podem ser baixados?

O aplicativo não conta com nenhuma limitação, fazendo com que seu usuário possa baixar quantos vídeos e áudios quiser, irrestritamente.

  • Por que o Snaptube não está na PlayStore?

O Snaptube não pode ser encontrado na Play Store por que o Google não permite que aplicações sejam destinadas a baixar conteúdo de plataformas como YouTube. Primeiro, há questões de direito autoral envolvidas. Depois, o YouTube Premium surge justamente com o intuito de fazer com que o usuário pague para desfrutar do conteúdo da plataforma livre de propagandas.

Apesar disso, vale dizer que a aplicação passou pelo crivo de várias agências de segurança para mostrar que não é potencialmente prejudicial ao seu aparelho, a despeito dos recentes problemas com assinaturas involuntárias relatadas por seus usuários.

  • É preciso fazer root no celular?

O aplicativo não necessita de root na sua instalação. Por isso, não se preocupe com passos adicionais nem muito específicos para contar com ele, que deve ser baixado diretamente da sua página na internet.

Assim, você fará o download para instalação de um ficheiro .APK e o instalará no seu aparelho.

Instalando o Snaptube no seu smartphone ou tablet

Como o aplicativo é oriundo de uma fonte desconhecida, de fora da Play Store, é preciso que você autorize esse tipo de fornecedor antes de realizar a instalação. Para isso, faça o seguinte:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Clique na entrada de Segurança;
  3. Então, ative a caixa de seleção que indica aceitação para fontes desconhecidas.

Depois disso, para realizar o procedimento de instalação, basta:

  1. Acessar a página oficial do Snaptube a partir do seu celular e fazer o download;
  2. Depois, seu próprio aparelho informará sobre a opção de instalação do APK. Basta aceitar esse passo que o aplicativo será instalado.

Os problemas ocorridos com o Snaptube

Antes de mais nada, perceba que o nosso conteúdo é meramente informativo. Nesse sentido, o blog do Mais TIM não se responsabiliza por eventuais problemas com os quais você se depare a partir da instalação do Snaptube. Da leitura em diante, tudo fica por sua conta e risco.

A aplicação afetou aproximadamente 4,4 milhões de aparelhos de maneira maliciosa e silenciosa, e os problemas aconteciam da seguinte maneira: no fim de 2019, o app gerava anúncios em segundo plano tanto quanto gerava cliques falsos nesses próprios anúncios.

Esses cliques eram direcionados para compras de serviços chamados premium, não-autorizadas pelo usuário. E o pior de tudo é que, como tudo acontecia em segundo plano, o usuário nem mesmo sabia que esses procedimentos estava ocorrendo em seu smartphone. E, se quisesse, não poderia vê-los, salvo com análises de processamento.

O que acontecia então era que serviços pagos acabavam sendo assinados sem o consentimento do dono do aparelho, e, uma vez que todo esse procedimento de contratação acontecia de maneira invisível aos olhos, só se descobria o caso quando começavam a chegar SMS informando que pacotes e serviços tinham sido “contratados com sucesso”.

Os problemas paralelos que esse comportamento gerava

Entre os principais problemas paralelos, podemos destacar que os planos de dados do usuário acabavam sendo consumidos de maneira vertiginosa. Isso, pois em alguns casos o Snaptube gerava 200 anúncios em questão de segundos, o que se mostrou brutal para franquia 4G dos usuários.

Outro problema recorrente desse comportamento é que a bateria acabava sendo consumida de maneira acentuada. Em alguns casos foi mapeado que a aplicação permanecia ativa inclusive quando o aparelho estava bloqueado. Ou seja tanto dados quanto bateria acabavam sendo consumidos em segundo plano de maneira ininterrupta, até encontrar seu esgotamento.

Segundo a empresa, as operações com a empresa que fornecia o kit de ferramentas Mango SKD (o componente malicioso do software) acabaram sendo encerradas. Desde 2019, então, não há mais relatos de que esse comportamento ainda permaneça no aplicativo.

Ainda assim, se você quiser instalá-lo, não custa nada dar uma olhada nas notícias mais atuais para ter certeza.

Vale a pena instalar o Snaptube?

O Snaptube possui vantagens significativas para usuários que gostam de contar com conteúdos extraídos diretamente das redes sociais. Porém, um fator que pesa contra ele são as falhas de segurança apresentadas em 2019.

À parte disso, parece que os problemas foram solucionados, mas uma ponderação sobre essa instalação deve ser feita por você, considerados os prós e o contras proporcionados. Se vale a pena? Só você poderá dizer!

Leia mais: Planos TIM: qual a melhor opção para quem assiste a muitos vídeos?

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui