Tela quebrada é apenas um entre vários problemas que o celular pode apresentar ao longo de sua existência. Que todo aparelho tem vida útil limitada, nós já sabemos, mas é possível fazer o celular durar por mais tempo. 

Alguns truques e dicas que você deve adotar na sua rotina podem fazer a diferença na hora de cuidar do aparelho. Os celulares poderão durar mais tempo se uma série de cuidados for empregada nele. 

Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar a aumentar a vida útil do celular. Alguns itens como bateria, tela e outros podem diminuir o tempo de vida do celular. 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET 

Veja mais sobre essas dicas:

Tempo de vida útil do seu celular

Você é do tipo heavy user? Não larga o celular para nada? Calma! Saiba que você não é o único. Pelo menos não aqui no país.

O brasileiro é um dos povos que mais utilizam o smartphone por dia. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial. Ou seja, o smartphone já faz parte da nossa rotina e está sempre presente.

Contudo, com o uso exagerado do aparelho, o celular acaba diminuindo o desempenho da bateria, bem como pode gerar alguns problemas no display. 

Se você deseja saber a quantas anda a “saúde” do seu companheiro eletrônico, existe sempre um app que dá aquela mãozinha nesse desafio.

Para acompanhar o tempo de vida útil do seu celular, existem aplicativos que calculam esse valor e alguns celulares oferecem em suas configurações a porcentagem da bateria.

Então, busque sempre recursos para otimizar a qualidade e vida útil desse dispositivo que ninguém mais vive sem.

Como saber se o celular está com baixa vida útil

Descobrir se o seu celular está com baixa vida útil e próximo de perder a utilidade é muito importante.

Você deve estar atento a alguns sinais do aparelho. Saiba como identificar os sinais que mostram que o seu celular está diminuindo o desempenho:

  • Lentidão na execução de apps.
  • Incompatibilidade de aplicações e atualizações.
  • Consumo mais rápido da bateria.
  • Falha no touch screen ou tela quebrada.

Assim, fica mais fácil identificar quando o seu celular está com redução da vida útil e desempenho limitado.

Aí caberá a você entender se o aparelho precisará ser trocado ou apenas redefinido com as configurações de fábrica. Nem sempre a substituição é a melhor saída. 

Em alguns casos de tela quebrada, por exemplo, você tem como trocar sem grandes dificuldades. Então, se a situação sair do controle, não deixe de buscar a ajuda de um profissional de confiança.

Dicas para aumentar a vida útil do celular

Algumas dicas são muito valiosas para aumentar o tempo de vida útil do seu aparelho. Veja quais são: 

Use película e capinha

Não deixe de utilizar película e capa para o seu smartphone. Isso evita que o celular seja prejudicado com quedas ou arranhões ocasionando a temível tela quebrada. 

Para proteger ainda mais, opte por películas de vidro que reduzem os danos na tela. As películas de gel também são eficientes e mais duradouras. Veja a qual você se adapta melhor. 

Remova aplicativos desnecessários

Ter muitos aplicativos no celular faz com que o processamento fique mais lento e exija maior consumo de bateria.

Alguns smartphones têm o recurso de avisar quais aplicativos você menos utiliza, bem como arquivos também. Dessa forma, você consegue excluir uma série de aplicativos que não fazem diferença para você.

Mantendo muitos aplicativos no seu celular, ele ficará mais lento e travará mais, e isso fará com que você precise adquirir um celular novo, acreditando que a vida útil dele acabou. 

Mas não é bem assim. Uma limpeza memória deverá ajudar a otimizar o tempo de vida útil do aparelho.

Armazenar seus arquivos em nuvem

Para evitar que o seu celular fique consumido com muitos arquivos e com a memória prejudicada, a dica é armazenar os seus arquivos, como foto, vídeos, documentos e mais em nuvem. 

Você pode usar o dropbox, o Google Drive e mais outras ferramenta para desafogar a memória do seu celular. 

Desligue o celular regularmente

Uma das dicas para aumentar a vida útil do celular é desligá-lo de forma regular, como fazemos com os notebooks. 

Talvez essa seja uma dica que poucos seguem. Entretanto, não custa nada seguir. Afinal, as máquinas precisam de tempo para se recuperar.

Desligue o aparelho por alguns minutos e isso ajudará a melhorar o processamento do sistema do aparelho. 

Nada de celular no bolso durante exercícios

Você tem o hábito de praticar exercícios físicos? E quando faz está sempre com seu celular no bolso? Essa dica é pra você!

Evite deixar o celular no bolso enquanto faz exercícios físicos, pois a transpiração poderá prejudicar o aparelho. 

Opte por braçadeiras ou pochetes para colocar o celular enquanto você estiver se exercitando. Se quiser ir mais além, deixe-o guardado numa mochila ou armário. 

Isso vai proteger seu aparelho e vai ainda garantir que você se concentre no treinamento, trazendo assim resultados de ambos os lados.

Atente-se para os aplicativos

Evite baixar aplicativos que não sejam bem avaliados e de fabricantes não confiáveis. Alguns aplicativos podem conter vírus e prejudicar o aparelho, diminuindo a vida útil da bateria. 

Caso apareça algum vírus, você pode redefinir o seu aparelho para configurações de fábrica, evitando assim que prejudique o seu celular. 

Leia também: TIM Aparelho Protegido: proteja-se mais, preocupe-se menos

Preserve a bateria

Preservar a bateria do celular é uma das formas mais importantes de mantê-lo funcionando por muito tempo. 

Evite erros na hora de carregar a bateria, como usar carregadores falsificados e carregá-lo durante a noite.

Otimizar a forma de carregar o celular é muito importante para que o tempo de vida útil do aparelho seja maior.

Afinal, a bateria é um dos itens que mais contribuem para o desempenho do celular e para o seu tempo de funcionamento. 

Para saber mais sobre erros na hora de carregar o celular e como otimizar essa carga, leia este artigo. 

Apps de otimização funcionam?

Alguns aplicativos de otimização já existem no mercado. Eles realizam um diagnóstico do sistema operacional e do aparelho todo e oferecem algumas opções para otimizá-lo.

Eles realizam a limpeza de cache, deixando a memória RAM mais livre. Esses apps ajudam a resolver o problema de acúmulo de tarefas e janelas secundárias. 

Isso contribui para que o desempenho do celular volte ao seu melhor, diminuindo a lentidão e os travamentos. 

Mas é importante ficar atento aos apps que realizam essa tarefa, pois não é algo que deva ser feito constantemente e também é preciso que você analise a procedência do aplicativo, se contém vírus ou se poderá prejudicar o celular. 

Tela quebrada atrapalha a vida útil do celular?

Quando a tela do celular está quebrada, o aparelho fica mais exposto a alguns possíveis danos, como a umidade. 

Com a tela quebrada, a umidade entra no celular de forma mais fácil, causando a corrosão das partes metálicas do celular. 

Além disso, as rachaduras podem fazer com que alguns fragmentos se soltem e prejudiquem o touch screen do celular. 

Algumas pessoas acreditam que as fabricantes de celulares já possuem uma data de validade para cada modelo, mas seguindo essas dicas você consegue otimizar esse tempo, mantendo o seu celular funcionando bem por mais tempo. 

Em alguns casos, o aparelho já atingiu o máximo do seu desempenho. Já em outros uma redefinição de configurações ajuda a melhorar o tempo útil.

Por isso, é importante que você analise a necessidade de troca do seu aparelho, afinal só você sabe a real necessidade. 

Caso você precise trocar o celular, que tal adquirir um plano incrível da TIM? São diversas ofertas, combos e pacotes para diversas necessidades. 

Internet com alta velocidade, ligações para todas as operadoras, redes sociais ilimitadas e muitos SMS: você encontra aqui. 

Conheça mais sobre os pacotes da melhor operadora do Brasil aqui e aproveite o que há de melhor em telefonia. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui