Atualmente, os avanços da tecnologia de telefonia móvel e internet têm provocado uma mudança no comportamento das pessoas, que vêm abandonando a telefonia fixa. 

A TIM oferece aos seus clientes os melhores planos de telefonia e internet que possibilitam maior liberdade. Conheça todos eles acessando nosso site

Entretanto, para muitas pessoas esse serviço ainda tem grande utilidade e está muito presente como meio de comunicação. 

Mas se existem tantas opções de planos para celular que conferem excelentes benefícios, por que a telefonia fixa não deixou de existir? 

Será que ainda vale a pena pagar para ter esse serviço? Quais são as diferenças essenciais entre uma linha fixa e móvel? 

Para saber a resposta de todas essas perguntas, acompanhe este texto, em que estão reunidas as principais informações sobre os dois serviços. 

O que é telefonia fixa e como ela funciona?

Primeiramente telefonia fixa é um serviço que integra diversas áreas para que seja possível oferecer um serviço em que chamadas de voz possam ser feitas usando um aparelho de telefone conectado a um fio. 

A transmissão dos sinais ocorre entre dois aparelhos de telefone ou ainda com a intermediação de uma central em que estão presentes vários condutores metálicos.

Em cada aparelho de telefone existem os circuitos de conversação, responsáveis por transmitir a voz, e o de marcação usado para realizar a chamada propriamente dita. 

Além disso existem também dois fios de pequena espessura que permitem que o sinal do telefone seja enviado até a central. 

Então uma bobina separa esses sinais e os combina de modo que eles possam ser captados pelo outro equipamento e interpretados. 

Como funciona o telefone fixo tradicional 

Um aparelho tradicional e mais básico utilizado na telefonia fixa faz uso de fios para que os sons possam ser enviados. 

Olhando-se o equipamento por fora, é possível notar que ele é composto de uma base e um fone, que se conectam por meio de um fio. 

No fone existe um alto-falante que permite que a pessoa ouça a mensagem recebida e um microfone que é usado para falar, ou seja, transmitir uma mensagem. 

Além disso, na grande maioria dos casos a base é dependente da energia elétrica para que possa funcionar adequadamente. 

Por isso o aparelho deve possuir uma conexão a uma tomada. Assim o sinal recebido é transformado em sinal elétrico que viaja pelo fio até que atinja o outro equipamento envolvido na ligação. 

No entanto, a maneira como o sinal é enviado de um equipamento até o outro vai depender bastante do tipo de equipamento que se utiliza, podendo ser por eletricidade, cabos, luz ou até mesmo fibra óptica. 

Telefone sem fio 

Você já imaginou o que significou a invenção de um aparelho sem fio? Com ele foi possível fazer uma ligação telefônica andando ou fazendo outra tarefa, por exemplo. 

Sem dúvidas isso proporcionou maior liberdade aos usuários do serviço de telefonia fixa que passaram a desejar cada vez mais mobilidade.

Mas quanto mais longe a pessoa ia com o seu telefone, maior o desafio de enviar o sinal do aparelho até a base por meio de sinais elétricos ou ondas de rádio de maneira eficiente. 

Por fim, na base o sinal se transforma em ondas de rádio e então é enviado pelo ar, utilizando as antenas pelo caminho. 

Com o TIM Fixo você tem serviços de telefonia fixa ilimitada 

Com qualquer um dos planos da TIM, sejam eles Fixo Pré, Fixo Controle ou Fixo Pós, é possível realizar chamadas para números fixos e celulares se qualquer operadora em todo o país.

Além disso os pacotes de telefonia fixa da TIM oferece aos clientes da operadora muitas vantagens, como:

  • identificador de chamadas é gratuito em sua linha;
  • serviço de caixa postal;
  • conferência;
  • você pode utilizar a sua linha fixa em qualquer aparelho sem fio que seja desbloqueado;
  • com o serviço de encaminhamento de chamadas você transfere as ligações que recebe para o seu celular e assim não perde as chamadas mesmo estando fora de casa;
  • conteúdo Gold com acesso gratuito por meio do Portal TIM Fixo. 

Se você deseja ter maior controle dos seus gastos, sem sustos em sua conta e ainda não costuma usar muito os serviços de telefonia fixa disponíveis, o plano controle é ideal para você. 

Mas, se por outro lado você deseja ter maior liberdade para falar à vontade com telefones fixos de todo o país, o TIM Fixo Pós deve ser o serviço mais aconselhado em seu caso. 

Você pode fazer portabilidade do seu número para a telefonia fixa da TIM

Se você já possui um serviço de telefonia fixa de outra operadora e quer migrar para a TIM sem perder o seu número antigo, saiba que é possível fazer a portabilidade. 

Isso pode ser feito de duas maneiras: indo pessoalmente até uma loja da operadora ou falando com um atendente e fazendo a solicitação. 

Dessa forma você aproveita todas as vantagens de ter uma linha fixa da TIM, que incluem: 

  • Portabilidade gratuita, livre de qualquer tipo de custo ou cobrança adicional.
  • Possibilidade de escolher entre diversos planos que a TIM oferece. Sempre haverá um adequado às suas necessidades.
  • Com o TIM Fixo Pré você economiza muito em seu serviço de telefonia fixa.
  • A TIM disponibiliza para você muitos serviços inteligentes de forma totalmente gratuita.

Além desses, o serviço de telefonia fixa Pré-Pago da TIM possui ainda outros benefícios:

  • Planos livres de qualquer tipo de assinatura ou período de carência e fidelização.
  • Você só paga por aquilo que usar e, a cobrança é feita por minuto utilizado.
  • Os valores cobrados são baixos, iniciando em R$0,35/minuto.
  • Serviços digitais muito úteis como a possibilidade de colocar uma chamada em espera ou ainda o serviço de caixa postal. 

Leia também: Telefone fixo para empresas: como contratar planos baratos

Afinal, vale a pena ter um plano de telefonia fixa?

Após conhecer em detalhes como a telefonia fixa da TIM funciona, pode ser que você esteja pensando que seu plano de telefonia móvel também lhe proporciona muitas vantagens. 

Isso pode até ser verdade, mas é indiscutível que a telefonia fixa ainda tem um papel importantíssimo na vida de muitas pessoas. 

Isso ocorre sobretudo em áreas nas quais a cobertura das tecnologias 3G e 4G ainda não está presente e por isso existe apenas o sinal transmitido via cabos. 

Dessa forma nesses locais a única de maneira de realizar uma chamada telefônica é por meio da telefonia fixa. 

Além disso outra vantagem é que esse tipo de serviço costuma ser bem mais econômico do que manter uma assinatura de plano para celular com internet, por exemplo. 

Pelo menos isso se aplica a pessoas que fazem poucas ligações. Isso porque com os telefones fixos você paga apenas pelos serviços que realmente utiliza. 

Mas por outro lado é necessário se atentar ao fato de que para alguns planos existe uma taxa básica cobrada mesmo quando você não usa o serviço. 

Assim é muito importante que, antes de escolher o serviço mais vantajoso para o seu dia a dia, você conheça cada um deles e selecione o mais adequado ao seu caso.

Conclusão

Atualmente são tantas as opções de planos para smartphones com ligações e internet que a telefonia fixa foi deixada de lado por muitas pessoas. 

Entretanto, apesar do relativo esquecimento ela ainda continua sendo muito importante para uma grande parte da população brasileira. 

Isso ocorre sobretudo com as pessoas que moram em áreas um pouco mais afastadas. 

Por isso a TIM se preocupa em ainda oferecer diversos planos de qualidade aos seus clientes que procuram a melhor opção para realizar chamadas. 

Se você já tem esse serviço em outra operadora mas quer aproveitar todos os benefícios que só a TIM tem para você, faça a portabilidade e tenha ainda mais vantagens! 

Seja para planos de internet, telefonia móvel ou telefonia fixa, venha para TIM e torne-se mais um cliente satisfeito da operadora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui