Muita gente pergunta se tem como recuperar um número cancelado, mas a resposta mais objetiva é: depende! É possível, sim, recuperá-lo, mas vai depender de há quanto tempo aconteceu o dito cancelamento do número de celular.

Primeiramente, os números de telefone são cancelados por falta de recarga ou de pagamento. Apesar de ser mais comum acontecer com chips pré-pagos, ninguém está imune quando descumpre suas obrigações junto à operadora.

O cancelamento inicial é chamado, na verdade, de bloqueio parcial, quando ocorre uma suspensão de parte dos seus serviços. Nesse primeiro momento, você não terá acesso a o que contratou, sendo impedido de realizar chamadas, navegar na internet ou usar aplicativos que não descontam da franquia de internet.

Como a maioria dos celulares atualmente conta com recargas com validade, e as quais geralmente têm prazo máximo de 30 dias, a falta de recargas leva aos mesmos resultados. Porém, você ainda poderá receber ligações no seu número.

Porém, quando o cliente fica 180 dias consecutivos sem efetuar recargas, a linha é desativada. Ou seja, nesse momento temos sua desativação. Ainda assim, o estágio não é final, sendo que, se você quiser reativá-la, pode conseguir fazê-lo.

O problema real acontece quando, passados esses 180 dias, o cliente não procura a operadora por mais 90 dias. Depois desse período, ocorre a disponibilização do número para aquisição por outro usuário. Assim, no 91º dia, pode ser que sua linha caia em novas mãos. Ou seja, esse prazo pode ser fatal!

Feita essa longa e explicativa introdução, vale agora você ponderar sobre em qual “estágio de cancelamento” você se encontra. Até tem como recuperar um número cancelado, mas os fatos podem atrapalhar suas pretensões. Então, veja como proceder!

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Tem como recuperar um número cancelado, mas depende do estágio de cancelamento

Tradicionalmente, usuários podem ter alguma dificuldade de interpretar os fatos com clareza. Então, o primeiro de tudo para que você determine em qual estágio de cancelamento você está, avalie o quadro abaixo, o qual resume minimamente o que acontece com a telefonia móvel atualmente.

Prazo

Efeito

30 dias a contar da última recarga Inutilização dos serviços da recarga
(não se trata de cancelamento)
180 dias sem efetuar recargas Bloqueio da linha
90 dias sem procurar a operadora depois dos 180 dias desde a última recarga Cancelamento da linha
91º dia sem procurar a operadora depois dos 180 dias desde a última recarga Disponibilidade da linha para venda a outro usuário

 

Vale observar que o primeiro caso, de 30 dias sem recarga, nem mesmo se trata de cancelamento. Porém, ele se enquadra na mesma situação até o 180º dia sem recargas. Se seu telefone é pré-pago, basta que você insira créditos nele que ele voltará à ativa.

Os dois últimos casos, porém, são de bloqueio total do chip, o que representaria, então, aquilo que chamamos de cancelamento no jargão popular.

No primeiro deles, procurar a operadora é suficiente para que você manifeste interesse em manter o seu número. Assim, ela é capaz de reavê-la a você, bastando você se dirigir até uma loja física para conversar com um atendente.

No segundo caso, porém, a “coisa” é mais complicada. Isso, pois pode ser o caso de a linha já estar à disposição para venda ou, inclusive, já figurar como propriedade de outro usuário. Se assim o for, não tem jeito!

Se ela ainda estiver à disposição, somente um atendente da operadora para verificar se há procedimentos que permitam o seu retorno à titularidade dela, mas o prognóstico é pessimista!

Chips ou celulares roubados, perdidos ou furtados

Quando sua linha sofre por causa de roubos, perdas ou furtos, o primeiro que você deve fazer é solicitar à operadora o bloqueio temporário da sua linha. Nesse caso, o que acontece é a inutilização do chip e a consequente paralisação dos serviços prestados, para que ninguém mal-intencionado consuma seus créditos, pacotes, etc.

Se você realizou uma solicitação desse tipo, então a sua linha não está cancelada, vale ressaltar. Porém, se você não procurar a operadora para reativá-la, começam a valer os mesmos prazos do quadro acima, ok?

Por isso, se esse for o caso, é preciso pedir um novo chip em algum dos canais de atendimento da TIM.

Aqui, vale fazer uma ressalva: somente o dono do CPF cadastrado no chip pode fazê-lo.

Como recuperar um número cancelado

  • Dentro dos 180 dias sem recarga

Se você estiver dentro do prazo de 180 dias, então basta fazer uma recarga para que sua linha seja reativada dos bloqueios parciais ou temporários.

  • Linhas pós-pagas

Se o motivo for falta de pagamento de linhas pós-pagas, Controle ou conta, a solicitação pode ser feita pelo aplicativo Meu TIM, mas somente depois de realizados os débitos, via de regra. Até existe uma opção chamada Desbloqueio em Confiança, no qual a TIM o faz antes mesmo de você pagar sua fatura, porém ela não está disponível para todos os usuários. Ainda assim, vale a pena conferir.

  • Passados 180 dias

No caso de haver passado 180 desde sua última recarga, então você deverá se dirigir até uma loja física da TIM para conversar com um operador. Ele poderá reaver sua linha, mas as condições desse procedimento dependem da situação da linha e do proprietário. Ah, e vale ressaltar, somente seu titular o pode fazer. Ou seja, o dono do CPF cadastrado.

  • Passados 180 dias + 90 dias

Caso tenha sobrevindo o prazo de 180 dias + 90 dias, não é possível afirmar que tem como recuperar um número cancelado. Nesse caso, não há procedimento padrão, e somente um operador numa loja física poderá te informar sobre o melhor procedimento a ser seguido.

  • Linhas bloqueadas por furto, roubo ou perda

Se sua linha está bloqueada por furto, roubo ou perda, o que conta são os prazos já citados, ok? Ou seja, é preciso contar a partir da data do bloqueio temporário qual o prazo já passado.

Via de regra, quando usuários o solicitam, demonstram interesse imediato e recuperá-lo. Em tempos de pandemia, há um procedimento que pode ser feito a distância, para que você receba seu chip em casa. Porém, usuários de linhas pré-pagas não estão abrangidos por essa facilidade.

Quer consultar a sua situação?

Se você é cliente TIM e quer saber qual a situação da sua linha, basta ligar para o 1056. Logo nas solicitações iniciais da operadora automatizada, você será solicitado a inserir o seu número de telefone. Então, a resposta indicará qual a sua situação, sobretudo se for o caso de você se dirigir, necessariamente, até uma loja física.

Porém, se você mantiver um cadastro ativo no aplicativo Meu TIM, pode tentar acessá-lo para verificar. Se for o caso, algumas solicitações relacionadas ao desbloqueio temporário estão disponíveis por lá! É cruzar os dedos e ter fé!

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