Com a missão de inspirar criatividade e trazer alegria, a rede social TikTok invadiu celulares em todo o mundo. Lançada em 2016, ela vem conquistando crianças, adolescentes e adultos com seus vídeos curtos.

O aplicativo permite gravar e compartilhar vídeos curtos. Ele virou febre entre o público jovem com clipes de dublagem de músicas, danças e filtros divertidos (ou de gosto duvidoso). Influenciadores famosos em outras redes sociais, como Whindersson Nunes, já alcançaram milhares de fãs no TikTok.

O uso de filtros como os do Snapchat e a adição de músicas “chiclete” estão fazendo dessa rede social a nova favorita entre o público jovem.

Não é à toa que o TikTok foi o aplicativo para celular mais baixado em todo o mundo no mês de março de 2020, de acordo com a consultoria Sensor Tower. O levantamento leva em conta downloads únicos feitos nas lojas Google Play Store e App Store, mas desconsidera jogos ou aplicativos pré-instalados nos celulares Android e iPhone (iOS).

Foram mais de 115 milhões de downloads neste mês, quase o dobro do mesmo período de 2019. O Brasil corresponde a 9,4% das instalações. Em todo o mundo, o número de downloads já ultrapassou a marca de 1 bilhão.

Mas o que faz essa nova rede social? E por que as pessoas amam tanto o TikTok? Vem com a gente pra entender melhor esse fenômeno.

CONTRATE UM NOVO PLANO PARA O SEU CELULAR AGORA!

O que é o TikTok?

O TikTok é uma plataforma focada na produção de pequenos vídeos, de até 15 segundos. O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo, inserindo efeitos diversos e ainda acrescentando uma trilha sonora.

A rede foi criada na China pela empresa ByteDance, em um acordo de união com o antigo Music.Iy. Essa união proporcionou uma boa experiência com vídeos e áudio, ao mesmo tempo, em uma mesma plataforma com extrema facilidade de uso.

O TikTok é considerado como uma rede social porque os usuários podem postar os vídeos, editá-los, adicionar trilhas sonoras e publicá-los na rede para seus seguidores.

Um dos grandes diferenciais do TikTok é, sem dúvida, o jeito que o aplicativo foi construído. O menu “Descobrir” mostra as hashtags mais populares do momento, onde vídeos de pessoas famosas ou não podem ser encontrados.

Por isso, se você quer que seu vídeo receba muitos acessos, vale usar uma delas com um conteúdo que tenha a ver com o assunto do momento.

Como acessar e usar

O TikTok está disponível para Android e iOS, e pode ser baixado a partir da loja oficial de apps das plataformas. Não é necessário ter uma conta para ver conteúdo do TikTok.

Mas, caso você queira produzir seus próprios vídeos, vai precisar se cadastrar. Isso pode ser feito com e-mail, número de telefone conta do Google, Twitter ou do Facebook.

O TikTok permite a criação de vídeos curtos com músicas de fundo, além do uso de diversos filtros e ajustes de velocidade. Tudo é feito na tela do celular de maneira bem simples.

Ao abrir o TikTok, o usuário encontra uma série de vídeos sugeridos para ele, gerados via inteligência artificial que entende o tipo de conteúdo que o usuário gosta para oferecer mais vídeos.

Na parte de baixo da tela estão as diferentes áreas do app: seu perfil, caixa de entrada com mensagens de outros usuários, o menu “Descobrir” e o botão de câmera para iniciar a gravação e publicação de vídeos.

Por que o TikTok faz tanto sucesso?

A tela inicial do TikTok não mostra somente os vídeos de pessoas que você segue ou indicadas pelos algoritmos com base nas interações de seus amigos. Ela inclui ainda vídeos que podem ser interessantes para você, quer o autor deles seja famoso ou não.

Essa possibilidade de visualização ajuda muito influencers amadores, o que sem dúvida contribui para a sua popularidade.

A popularidade do TikTok entre os usuários também cresce por conta da possibilidade de monetizar os vídeos dentro da plataforma. Isso porque a sua capacidade de viralizar um vídeo é bem maior do que a das demais redes sociais, o que costuma fazer com que marcas populares procurem perfis famosos ou criativos com propostas de monetização.

Outro item muito conhecido no TikTok são os desafios constantes criados por usuários da rede, que se tornam populares justamente por conta de sua interface simplificada.

Embora polêmicos, os desafios fazem com que muitas pessoas queiram aproveitar as novidades da plataforma.

Por fim, outra característica bem interessante do TikTok consiste no compartilhamento do conteúdo disponível da plataforma. Para enviar um vídeo aos seus amigos, é só clicar no ícone do WhatsApp, localizado do lado direito do vídeo.

É possível usar outras redes sociais como o WhatsApp, Facebook (feed e Messenger), Instagram (feed e Stories), Snapchat e e-mail.

Vale a pena investir no TikTok para a minha empresa?

Vale ressaltar que o TikTok pertence à empresa chinesa Bytedance Inc. e adquiriu o Musical.ly em 2018, tornando a startup um dos “unicórnios” mais valiosos do mundo, com valor estimado em US$ 75 bilhões.

Além de ser popular entre o público da geração Z, com idade entre 10 a 25 anos, e atrair cada vez mais famosos, fontes de entretenimento como as redes sociais e serviços de streaming têm registrado crescimento em consumo durante o isolamento social, o que explica os números do TikTok.

O aplicativo aposta no humor para ganhar público. Diferentes empresas já enxergaram um grande potencial em utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

No entanto, será que essa rede é ideal para sua empresa? É importante que você analise bem as características dessa rede social para avaliar se ela pode ser usada pelo seu negócio.

Segundo estatísticas, os usuários do TikTok têm características bem específicas. Como a maioria dos vídeos tem o tom de humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente.

Porém, se você quer começar a usar a rede social agora, o mais interessante é focar público com idade entre 16 e 24 anos, já que 41% dos usuários da rede social estão dentro dessa faixa.

Marketing no TikTok é a próxima tendência?

Qualquer rede de comunicação que apresente os números de cadastros similares aos do TikTok deve receber a atenção das empresas. Esse fenômeno vem atraindo muitos jovens, com uma plataforma simples, divertida e interativa.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados. O primeiro, como falamos, é a análise de compatibilidade entre a faixa etária do público-alvo da marca com o público da rede. Se a sua empresa tem clientes dentro da faixa de 16 a 24 anos, os resultados podem ser ótimos.

Você pode criar vídeos divertidos, seja para mostrar o dia a dia da empresa, seja para as atividades que são feitas por trás daquilo que os clientes têm contato.

No entanto, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.

Um bom lugar para o marketing de influência

Conforme já falamos, o TikTok tem um potencial gigantesco de ser um canal usado pelos influenciadores digitais. Como a utilização da plataforma é extremamente simples e com efeitos bem interessantes, esses influenciadores podem usar a rede com maior frequência e interações.

A proposta do TikTok é justamente dar o poder aos usuários de criar conteúdos criativos por meio de uma plataforma que facilita a manipulação de vídeo e áudio ao mesmo tempo, com diferentes efeitos e filtros.

Diferenciais dessa nova rede social

Um grande diferencial do TikTok é que a rede social foi amplamente testada no mercado chinês antes de explodir para outros continentes. Isso fez com que erros cruciais fossem conhecidos e tratados com inteligência.

Um dos pontos que receberam investimento foi na segurança e proteção dos usuários contra assédio e uso indevido. Há diferentes filtros que podem ser usados para garantir a privacidade das postagens e dados do perfil.

Ou seja, o TikTok usou um mercado para montar a sua estrutura, testar suas funcionalidades e recursos, alinhar diferentes pontos e agora está pronto para conquistar públicos cada vez maiores.

Além da segurança, outro diferencial do TikTok são os vídeos virais. O engajamento nessa rede social tem índices mais altos do que em outras redes, uma vez que o usuário não consegue simplesmente rolar o feed. Ele vai passando pelos vídeos e interagindo.

Então, seus vídeos no TikTok podem alcançar um grande número de pessoas e com um custo extremamente baixo, para não dizer nulo.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui