Quem trabalha como autônomo sabe que nem sempre é possível contratar empresas especializadas para gerir o marketing nas redes sociais. O que acontece é que esse profissional acaba sendo um multitarefas que tem que atuar em todas as áreas. Para essas pessoas existe o TIM Controle Redes Sociais.

Crescem a cada ano os negócios que podem ser feitos através de aplicativos como o WhatsApp,  isso porque muitas vendas de pequenos negócios surgem dessa maneira. Segundo o Sebrae, o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltado para empresas, já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.

Já à respeito dos sites convencionais, apenas 54% das empresas do país possuem. Por conta disso, as pequenas empresas acabam utilizando mais o Whatsapp ou Telegram para os negócios. O que ocasionou um crescimento de seu uso de 42% em 2017 para 54% em 2019.

Isso prova a necessidade que os autônomos tem de ter uma internet que facilite o acesso à esse tipo de aplicativo e que possam gerir suas empresas de maneira despreocupada quando se trata de franquia de consumo ou de acréscimo na conta de telefone no fim do mês.

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Primeiramente, por que usar as redes sociais quando se tem uma pequena empresa ou se é autônomo? Quais as vantagens? Pois saiba que são comprovados os benefícios da utilização desses recursos para pequenos negócios. Saiba mais agora.

Redes Sociais aumentam as vendas dos pequenos negócios

Você sabia que 66% dos brasileiros está nas redes sociais? Isso, segundo o relatório Digital in 2019, das empresas We are Social e Hootsuite. Já o Statista, portal online alemão para estatísticas, registrou que o Brasil está em 4º lugar no ranking do número de usuários dessas redes.

Ou seja, é dentro das redes sociais que estão os potenciais clientes para o seu negócio. Inclusive, empresas já utilizam essas informações para capacitar os microempreendedores e profissionais autônomos para utilizarem esses meios para melhorar suas vendas.

Como exemplo temos um grupo de pequenos empresários do ramo de confeitaria e panificação que participaram de um programa do Sebrae antes da páscoa desse ano, chamado Sebrae Acelera Digital. Nesse programa eles receberam mentorias online sobre tecnologias e marketing digital. De todos os que participaram do grupo, 90% deles aumentaram as vendas, além da presença nas redes sociais.

Autônomos que fazem artesanato também ganham muito com o uso das redes sociais. Hoje, segundo o Data Sebrae, 64% deles já vendem seus produtos pela internet. Nesses casos, é importante que o cliente consiga ver bem seu produto, já que não poderá tocá-lo. Fotos bem feitas, com uma boa iluminação fazem toda a diferença na hora das vendas.

Outros pequenos negócios, como lojas de roupas também tem seus lugares nas redes sociais. Apesar da diminuição nas vendas atualmente por conta do isolamento social, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) calcula um crescimento médio de 30% nas vendas online para serviços que não são focados em alimentação ou saúde. Ou seja, é a hora de investir nas redes sociais como meio de venda.

Como utilizar meu plano de internet a favor das minhas vendas?

Agora já sabemos: as redes sociais ajudam o pequeno negócio a vender. E a TIM pode te ajudar dando acesso ilimitado às redes sociais sem descontar da franquia de internet! Quer saber mais? Continue acompanhando.

Como funciona o plano TIM Controle Redes Sociais

O plano TIM Controle Redes Sociais é um plano de 8,5 GB, sendo 5 GB + bônus de 500 MB por mês se o cliente optar pela conta digital + 2 GB mensais, se optar por pagar a fatura no débito automático no momento da contratação. Ainda pode ter mais um bônus de 2 GB/mês pela portabilidade durante 1 ano.

São ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora de qualquer lugar do Brasil por apenas R$ 64,99 por mês com plano de permanência de 12 meses. Lembrando que esse valor pode variar de acordo com a região.

Além disso, tem as seguintes redes sociais ilimitadas e sem descontar da franquia de internet: WhatsApp, Messenger, Telegram, Twitter, Facebook e Instagram.

Outros benefícios do plano TIM Controle Redes Sociais

Além dos benefícios já mencionados, o plano TIM Controle Redes Sociais também fornece aos clientes outras vantagens, como essas:

  • TIM Banca Jornais II: dá ao cliente acesso às principais revistas do país através de um app. Nele o usuário tem acesso à um feed de notícias atualizado 24 horas. Além disso, oferece 50 downloads por mês de um portfólio de mais de 70 revistas e 8 jornais por dia;
  • Ebook Light by Skeelo: o cliente terá acesso a um livro por mês, no formato cessão definitiva, com valor de mercado entre R$ 18,00 e R$ 29,99, para ler dentro da plataforma;
  • TIM Segurança Digital Light: esse benefício consiste em soluções digitais para promover a segurança dos smartfones dos clientes. O pacote de Segurança Digital contempla 1 licença de antivírus e 1 licença de wi-fi seguro, para proteger a conexão do cliente através de acessos à redes públicas de wi-fi.

Agora que você já sabe as vantagens de usar as redes sociais para os seus negócios e também já conhece o plano TIM Controle Redes Sociais que te ajuda a trabalhar sem descontar da franquia de internet, vamos te dar algumas dicas de como usar essas redes para ajudar as suas vendas.

Dicas de como usar as redes sociais para vender mais.

Saiba o público alvo de cada uma das redes sociais

Cada uma das redes sociais tem um público diferente. Para isso você precisa saber qual é o seu: são homens ou mulheres? Qual a idade dessas pessoas? Classe social? Saber para quem oferecer seu trabalho serve para definir a estratégia que você vai usar.

Se você quer uma estratégia de expor seus produtos para ganhar curtidas e, quem sabe, revertê-las em venda, o Instagram é um bom local para fazer isso. Se seu objetivo é falar de assuntos voltados ao mercado de trabalho, pode utilizar o o LinkedIn. Agora, se deseja falar de tecnologia, ciências ou cinema, sua rede talvez seja o Twitter.

Enfim, cada uma tem um público específico e ignorar essas características pode acabar sendo uma falha na divulgação do seu negócio.

Planeje seu conteúdo

Não adianta postar todos os dias e todas as horas e ter conteúdos desconexos ou com pouca qualidade. Para ter sucesso na sua divulgação é necessário muito planejamento.

Na maioria das redes sociais, como o Instagram, por exemplo, você consegue saber as métricas de conteúdo, ou seja, o número total de pessoas que viram a publicação, dentre outros marcadores. Com essas informações você consegue saber qual o melhor dia da semana para postar, qual o horário que as pessoas interagem mais ou qual o perfil dessas pessoas.

Com todas essas informações, você pode planejar um conteúdo de qualidade, adequado ao seu público-alvo.

Crie um relacionamento com seu público

Pode ter certeza que a maioria das pessoas que entra nas redes sociais não entra para comprar. Entram para, como o próprio nome da rede já diz, socializar. Então não adianta você empurrar para seus seguidores um produto ou serviço que muitas vezes eles não estão interessados.

Para criar um relacionamento você precisa falar o que eles querem ouvir. Então se você vende artesanato, por exemplo, fale sobre arte, sobre cores, sobre moda, sobre outros assuntos que sejam interessantes para o seu público.

Dessa maneira você vai criando o que se chama de autoridade, que é ser referência para algo. Assim o seu público vai ter prazer em consumir seu conteúdo pois sabe que não vai ter venda o tempo inteiro.

Dê atenção para seus seguidores também. Responda seus comentários, de preferência de forma rápida. Segundo o portal do Sebrae, mais de 80% dos clientes espera que uma empresa responda em 24 horas.

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