Quem disse que é preciso ter curso de gastronomia e ter trabalhado em restaurantes renomados para ser o seu próprio chef? O TIM Gourmet mostra como!

A princípio você pode pensar que cozinhar é apenas para quem tem dom ou gosta. Mas a verdade é que se alimentar é um ato essencial e de cuidado com você mesmo.

E nada que a prática e o aprendizado entre erros e acertos não o ajudem a adquirir habilidades na cozinha e, aos poucos, o façam entender o prazer de preparar sua própria refeição. Cliente TIM tem tudo pra se dar bem nessa empreitada. Se você ainda não é, clique aqui.

Afinal, o TIM Gourmet chegou para ser seu melhor aliado na hora de decidir qual prato preparar e como preparar, para agradar a você mesmo e as pessoas que ama.

O que é o TIM Gourmet?

O TIM Gourmet é um aplicativo que lhe dará acesso a dicas de restaurantes, a receitas imperdíveis de chefs renomados, como Claude Troigros, e a consultar eventos gastronômicos próximos da sua região. 

Além disso, você ainda tem a opção de usar o iFood, podendo se deliciar com um prato saboroso do seu restaurante preferido dentro da sua casa!

Como assinar o TIM Gourmet?

Você tem três diferentes formas de assinar o serviço. São elas:

  • Por SMS – basta você enviar um SMS com as letras TG para o número 3040 para assinar o TIM Gourmet. 
  • Pelo aplicativo – acesse a PlayStore ou AppStore e baixe o aplicativo TIM Gourmet. Para acessar o conteúdo, você terá de confirmar a assinatura do serviço.
  • Pelo site – acessando a página TIM Gourmet e digite o número do seu celular para efetuar a assinatura. 

Logo você receberá uma mensagem com uma senha para digitar na página e, assim, confirmar a sua assinatura. 

Após isso, começará a receber o conteúdo de receitas de Claude no seu celular e poderá baixar, sem custos adicionais, o aplicativo na loja online. Aproveite e conheça também o Chefs Club TIM: o serviço TIM para apaixonados por gastronomia.

Qual o valor cobrado pela assinatura?

Os três primeiros dias são grátis e você poderá acessar todo o conteúdo do TIM Gourmet. A partir do quarto dia, o serviço custa R$ 4,19 por semana. 

Se você pedir comida pelo delivery, pagará o valor do prato diretamente ao restaurante do qual foi feita a solicitação.

Como cancelar minha assinatura?

Basta você enviar a palavra SAIR para o número 3040 por meio do seu celular.

Como utilizar o aplicativo?

Após a confirmação da assinatura, aparecerá uma mensagem de sucesso avisando que a partir de agora você tem livre acesso ao app.

O primeiro conteúdo que aparecerá será o de receitas. No topo da tela, você poderá escolher navegar entre as outras categorias de conteúdo, que são eventos gastronômicos e dicas de restaurantes.

As receitas são divididas entre as categorias: acompanhamentos, doces, entradas, pratos principais, pratos rápidos etc. Basta escolher em qual delas quer arrasar!

E as sugestões de restaurantes?

Basta você selecionar, no topo da tela, a opção Restaurantes. Nela, você poderá selecionar a opção “Definir local” e digitar a cidade de onde é ou liberar o acesso do aplicativo a sua localização atual. 

Depois disso, você poderá ver a cartela de restaurantes que estão próximos a você. Além disso, ainda poderá consultar algumas informações sobre o estabelecimento como telefone, horário de funcionamento, média de preço dos pratos e outras informações. 

E os eventos gastronômicos?

Selecione, no topo da tela, a opção Eventos. Nela, você poderá selecionar a opção “Definir local” e digitar a cidade de onde é ou liberar o acesso do aplicativo a sua localização atual.

Após isso, você verá uma lista de eventos gastronômicos próximos da sua região. Ao clicar em um específico, você terá informações como localização, contato, horário de abertura e encerramento, preço e um resumo do que será o evento.

Quais as vantagens do TIM Gourmet?

As principais vantagens de utilizar esse serviço são a praticidade, facilidade e economia que terá para aprender a cozinhar diferentes tipos de pratos de renomados chefs.

Isso pelo fato de que a qualquer hora e em qualquer lugar você pode acessar o app, buscar uma receita que queira fazer para o jantar, por exemplo, e se planejar para isso.

Além do mais, é uma excelente forma de aprender mais, já que cada chef explica métodos de cocção, tipos de cortes, de preparos e vários outros conceitos, o que acaba se tornando uma espécie de curso de culinária para você aprender como fazer, mas precisa equilibrar com outras atividades da sua rotina.

TIM Gourmet: O chef agora é você!

Um dos principais segredos para você aprender a cozinhar é seguir receitas. Com o app da TIM, você terá acesso a vários vídeos de chefs renomados ensinando o passo a passo de receitas variadas.

O interessante é se permitir assistir ao vídeo completamente, prestando atenção nas dicas e detalhes mostrados por cada chef, e depois ver a lista de ingredientes.

Entendida essa etapa, é hora de partir para a ação! Separar os ingredientes, fazer o pré-preparo e ir seguindo à risca cada passo da receita por você escolhida.

Tenha atenção a detalhes como temperatura do forno, altura da chama, se o ingrediente dever usado em temperatura ambiente ou em outra e por aí vai.

E não se preocupe se cometer erros. É normal para qualquer um, incluindo profissionais. Se houver como consertar, conserte. Se não, comece de novo que tudo dará certo!

Experimentar novos pratos e frequentar eventos ajudam nesse processo?

A resposta é sim. Sempre que puder, permita-se experimentar novos pratos, ingredientes, em diferentes tipos de preparos.

E eventos gastronômicos são uma boa oportunidade para isso, além dos restaurantes, bares, feiras e demais estabelecimentos, já que oferecem informações sobre o prato.

Com isso, você adquire novos conhecimentos, amplia o seu paladar ao conhecer novos sabores e pode começar a dar os seus toques na hora de cozinhar.

É uma excelente forma de unir teoria e prática e começar a criar o seu próprio repertório, ganhando mais confiança e descobrindo que a cozinha pode levar você a outro mundo.

De pratos mais sofisticados a pratos mais simples, como o arroz com feijão nosso de cada dia, o importante é buscar fazer bem feito, com um bom “tompero”.

No mais, se for difícil sair de cada para essa finalidade, você pode contar com vídeos de receitas, que funcionam como um curso rápido, assim como o app TIM Gourmet.

Considerações finais

É fato que desde o surgimento dos inúmeros reality shows de gastronomia, que também têm um fundo educativo para quem assiste, o interesse pela cozinha aflorou.

Como interesse para trilhar carreira, para aperfeiçoar a comidinha caseira ou para aprender do zero, o comportamento de muita gente está mudando em relação à cozinha.

E para acompanhar esse crescimento, ainda constante, você pode contar com diversos programas de TV, canais no YouTube e aplicativos como o TIM Gourmet.

Em poucos cliques – ou toques – você tem acesso a várias receitas e pode aprender assuntos novos a cada uma delas.

Uma excelente forma de desmistificar que o mundo da cozinha é exclusivo para profissionais da área ou até mesmo para preparar pratos sofisticados o tempo todo.

Independentemente de fazer uma lagosta grelhada com manteiga queimada ou um simples omelete, o importante é colocar vontade, paixão e se conectar com o momento.

Assim, você vai entendendo o processo de preparação, dando os seus toques e, por que não, ser o seu maior crítico. É uma ótima forma de sempre fazer melhor.

E, por falar em conexão, um fator fundamental para ter a melhor experiência nesse processo é ter uma internet de alta qualidade, como a oferecida pelos planos TIM.

Clique aqui e veja diferentes opções de planos de internet, fixa ou móvel, que farão seus vídeos do TIM Gourmet rodarem sem travar, permitindo total concentração na hora da aula.

Com todas essas informações, não há desculpas para não pôr a mão na massa e ser o seu próprio chef de cozinha – e também das pessoas queridas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui