Se você tem uma linha pré-paga já deve ter enfrentado a situação de não conseguir enviar mensagens por falta de saldo, então o TIM torpedo a cobrar surgiu para solucionar esse problema. 

Nos últimos anos a utilização da internet móvel tem se tornado cada vez mais comum, sobretudo como forma de se comunicar por meio de aplicativos de mensagens. 

Mesmo assim as mensagens do tipo SMS ainda são muito utilizadas principalmente pelos usuários que não possuem um pacote de dados ativo em sua linha. Confira aqui como ter o melhor plano pagando bem pouco.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET 

Mas para os clientes pré-pago existe a desvantagem de haver a necessidade de saldo disponível para que as mensagens sejam enviadas corretamente. 

Então, se você é cliente da TIM e vive com falta de crédito em sua linha, você precisa conhecer o serviço TIM torpedo a cobrar. Nessas horas, ele pode ser muito útil, principalmente em situação de emergência. 

Acompanhe esse artigo e veja mais detalhes sobre como conseguir enviar mensagens mesmo que você não tenha saldo suficiente e nem uma rede wi-fi disponível. 

Como funciona o TIM Torpedo a Cobrar?

É muito comum que os clientes pré-pago da TIM fiquem sem créditos e não consigam se comunicar com ninguém se estiverem fora de uma rede wi-fi. 

Isso já aconteceu com você? Você já tentou enviar uma mensagem e apareceu aquela mensagem indesejada que dizia “saldo insuficiente”?

Essa situação é frequente, mas muito ruim pois existem situações em que a comunicação deve ser feita rapidamente e não dá tempo de procurar uma rede wi-fi aberta para o envio de mensagem via aplicativos. 

Então, pensando nisso a TIM oferece desde 2009 o seu serviço TIM torpedo a cobrar. A operadora foi pioneira nesse quesito, proporcionando aos seus clientes essa possibilidade. 

Com o passar do tempo a operadora ganhou concorrentes que passaram a oferecer a opção de torpedo a cobrar que é uma tecnologia oferecida pela empresa Takenet. 

Dessa forma a TIM consegue facilitar muito a situação de muitos dos seus clientes sobretudo em situações financeiramente desfavoráveis. 

Isso mostra que a operadora se importa em melhorar o acesso aos seus serviços mesmo para os indivíduos que não tenham condições de inserir créditos constantemente. 

Então, se você estiver sem créditos e precisar enviar um SMS urgente, com o TIM torpedo a cobrar você vai conseguir. 

No entanto é necessário dizer que apesar de não ser feito nenhum tipo de cobrança em sua linha, a pessoa que recebe a mensagem tem que pagar por ela. 

Mas para que a pessoa que recebe a mensagem possa abri-la ela deve aceitar ou rejeitar o seu recebimento. 

Em caso de rejeição a tarifa não é cobrada de nenhum dos dois indivíduos e, caso ela seja aceita, o valor da mensagem é descontado do saldo do receptor. 

Por fim tenha em mente que devido à possibilidade de rejeição do SMS, não é certeza que sua mensagem seja lida. 

Quanto custa o TIM Torpedo a Cobrar?

Quando você envia um TIM torpedo a cobrar, ele não é cobrado de você, mas alguém tem que pagar por ele. 

E esse alguém é a pessoa para qual você enviou a mensagem. Mas a cobrança é realizada somente se o SMS for aceito. 

Nesse caso é cobrado do receptor o valor de R$0,45 (quarenta e cinco centavos). Isso é válido mesmo que o receptor tenha um pacote de mensagens ativo

Esse serviço está disponível para todos os clientes TIM, independentemente de seu pacote de serviços e da disponibilidade ou não de um saldo. 

Portanto é possível enviar TIM torpedo a cobrar mesmo que você tenha saldo ativo disponível caso você não queira que o valor seja descontado da sua linha. 

Mas seja consciente com relação à utilização desse serviço. Como quem paga é a pessoa que recebe a sua mensagem, procure enviar SMS a cobrar somente em casos realmente de urgência. 

Por fim você deve saber que mesmo que o seu receptor não tenha saldo suficiente ao receber a sua mensagem, ela ficará armazenada por um período de 24h. 

Então assim que os créditos forem inseridos a pessoa pode prosseguir com a aceitação do recebimento. 

Leia também: Recarga Certa TIM: responda ao quiz e ganhe dinheiro 

Como ativar o TIM Torpedo a Cobrar?

O serviço TIM torpedo a cobrar não requer uma ativação específica pois ele já é automaticamente disponibilizado na linha de todos os clientes da operadora. 

Na verdade a sua ativação oficial ocorre depois que o usuário realiza uma ligação ou envia uma mensagem SMS utilizando o seu pacote. 

Ao enviar uma mensagem por meio desse serviço ele será cobrado de quem receber, sendo descontado do saldo de recarga se o cliente for pré-pago. 

Por outro lado se o cliente que receber a mensagem for titular de uma linha pós-paga, o valor referente à mensagem recebida vem cobrada em sua fatura TIM com a denominação “torpedo a cobrar”. 

Como enviar um TIM Torpedo a Cobrar?

Agora que você já sabe como o TIM Torpedo a Cobrar funciona, deve estar se perguntando como proceder para fazer o envio de uma mensagem desse tipo. 

E na verdade o processo é bastante parecido com fazer uma ligação comum a cobrar. Portanto no campo destinatário da mensagem você deve inserir:

9090+ DDD+ número do destinatário da mensagem 

Após o envio o seu destinatário recebe uma mensagem de notificação do recebimento do SMS, em que consta o número de quem fez o envio. 

Então, para que ele possa realmente receber e visualizar a mensagem é necessário que seja feita a aceitação da mesma. 

Nesse caso a cobrança do valor de 0,45 centavos é efetuada. Mas caso a mensagem seja ignorada, ela não é cobrada de ninguém. 

Vale ressaltar mais uma vez que os torpedos a cobrar não podem ser descontados dos pacotes ativos de mensagem existentes na linha.

Sendo assim o valor é descontado do saldo de quem recebe no caso de linhas pré-pagas ou vem cobrado na fatura dos planos pós-pago. 

Como saber se o torpedo a cobrar foi aceito?

Um dos maiores problemas de se enviar um TIM torpedo a cobrar é que o receptor pode tanto aceitar quanto recusar o seu recebimento. 

Sendo assim você fica na dúvida de ter conseguido ou não transmitir a mensagem da maneira como desejava. 

Além disso, o cliente que recebe o SMS tem 24 horas para aceitar ou rejeitar o mesmo. Isso gera ainda mais dúvidas para quem fez o envio. 

Mas justamente para ajudar os usuários do serviço TIM torpedo a cobrar, quando a mensagem enviada é rejeitada, o emissor, ou seja quem fez o envio, recebe uma notificação. 

Nela é descrito que o SMS enviado foi rejeitado pelo destinatário. Por outro lado, se o receptor aceita e visualiza a mensagem, o remetente recebe uma notificação de confirmação. 

Como bloquear o recebimento de torpedos a cobrar?

Caso um cliente não deseje mais receber torpedos a cobrar de um determinado número, deve enviar uma mensagem para o número 9090. 

Ela deve conter “bloquear DDD + número” ou então “Bloquear Todos”. Então em poucos minutos o serviço será bloqueado. 

Conclusão 

O TIM torpedo a cobrar é um serviço oferecido pela operadora pensando em todos os seus usuários. 

Sobretudo em tempos de crise é muito comum que as pessoas fiquem sem crédito em seus telefones, mas com esse serviço ainda é possível se comunicar sobretudo em situações de urgência. 

É pensando nesses momentos que a TIM desenvolveu uma série de planos para que você tenha sempre como falar. A TIM acredita num mundo sem fronteiras e dá sempre um jeitinho para que todo mundo se comunique de forma ágil e satisfatória.

Então se você quer economizar e ainda não é um cliente TIM, você pode acessar o site Mais TIM e conferir uma série de opções que vão melhorar a forma como você se comunica, e o que é melhor: sem apertar o bolso. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui