Para ter uma boa conexão de rede num mundo onde conectividade virou artigo essencial, é importante conhecer os tipos de internet e quais melhor se adaptam às necessidades de cada usuário.

Embora poucas pessoas tenham conhecimento sobre o assunto, existem diversos tipos de internet além do tipo a cabo e wifi. 

Com o passar dos anos, o crescimento da tecnologia permitiu evoluir as conexões de internet e se adaptar às necessidades de cada momento de acordo a velocidade e estabilidade.

Você provavelmente deve se recordar da internet discada, aquela que demorava para conectar, além de ser lenta e instável. Seu acesso era possível somente com uma linha telefônica.

Atualmente, as opções além de mais seguras e estáveis são também mais adaptáveis. Conhecer os diferentes tipos de internet te ajudará a escolher a que melhor se adapta ao seu perfil de consumo.

Caso ainda tenha dúvidas, vale ressaltar que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão regulamentador responsável por acompanhar a responsabilidade das empresas provedoras dos serviços de telefonia e internet em todo o país.

Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre os diferentes tipos de internet e como cada uma pode ser utilizada na prática. Confira!

Saiba mais: Internet por cabo ou wifi? Qual a melhor opção?

Quais os principais tipos de internet?

A internet se tornou o maior de rede de comunicação e conexão entre pessoas ao redor de todo o mundo. Seja para compartilhar momentos, postar fotos e vídeos, encontrar informações, conhecer pessoas ou mesmo, baixar arquivos.

Portanto, a seguir você encontrará todas as opções disponíveis no mercado e como cada uma funciona.

Internet via Rádio

Muito comum em comunidades rurais, a Internet via rádio é uma das redes de maior abrangência de conexão devido à utilização de antenas espalhadas por todo mundo.

Diferente de outras redes, a conexão via rádio não exige a instalação de TV a cabo ou telefone para funcionar.

Ainda assim, e muito embora possua grande abrangência o sinal via rádio é bastante sensível e por muitas vezes, instável. Assim como a TV a cabo, a rede de internet via rádio por usar ondas eletromagnéticas pode sofrer oscilações causados por mudanças no clima tais como: chuvas, tempestades entre outras.

A utilização desse tipo de rede é muito direcionado ao uso comercial. Nas grandes cidades ainda, é utilizado como recurso capaz de sanar problemas de conexão quando a rede via cabo está sobrecarregada ou não existe ainda, o alcance de fibra ótica.

Linha digital (DSL)

A primeira rede de internet por assinatura, a linha digital ou DSL (Digital Subscriber Line) é a tecnologia de banda larga que transmite dados digitais usando linhas telefônicas.

Entretanto, a mesma não se compara a internet discada como conhecíamos. Enquanto a rede discada exigia a interrupção do uso de telefonia para o uso de internet e vice-e-versa, a linha digital permite o funcionamento de ambas simultaneamente devido ao seu roteador.

Embora a velocidade para upload sejam limitadas e a rede bastante suscetível às interferências, ainda é a opção mais econômica para usuários de todos os perfis.

Internet via Satélite

Do mesmo modo, a Internet via satélite assim como a internet via rádio não exige a instalação de cabos, e devido à abrangência permite levar conexão de rede em lugares onde outros meios não são acessíveis.

Todavia, é preciso que o usuário possua aparelhos receptores para o sinal que seja transmitido. Afinal, o sinal via satélite abrange todo o território nacional, mas é preciso uma antena potente para recebe-lo.

Assim como a aparelhagem, o valor para adesão desse tipo de internet não é barato. Ainda que seja bastante veloz, a internet via satélite pode não possuir uma rede para consumo de vídeos tão satisfatória.

Internet via Cabo

Com sistema de cabeamento de televisão, a internet via cabo funciona assim como a DSL. Ambas são opções comuns para uso doméstico, devido o seu custo-benefício.

Apesar disso, a Internet via cabo vem perdendo a popularidade com a chegada da fibra ótica que além de oferecer maior desempenho quando o assunto é velocidade, envio e recebimento de dados.

Vale ainda ressaltar, que o desempenho da internet via cabo também dependerá do que fora contratado junto a operadora.

Fibra Ótica

Para quem quer muito mais velocidade e desempenho avançado no envio e recebimento de dados a internet de fibra ótica certamente é a ideal.

Além de ser imune a interferências eletromagnéticas, a velocidade de carregamento da fibra ótica pode alcançar a casa dos GB por segundo.

Muito utilizada em para uso comercial, a internet de fibra ótica passa agora, recentemente, a conquistar o coração dos usuários que buscam pelo uso doméstico porém com maior velocidade de carregamento para vídeos, jogos, redes sociais e muito mais.

Os tipos mais comuns  e conhecidos de Fibra ótica são o FTTH (Fiber To The Home, ou “fibra para o lar”) e o FTTC (Fiber To The Curb, ou “fibra para o poste”).

Isso porque a conexão entre as duas fibras óticas formam a combinação que leva rede de qualidade para seu lar ou trabalho. Afinal, a fibra ótica transforma os dados compartilhados em pontos de luz, que são transportados por cabos de vidro ou plástico até chegar a você.

Qual dos tipos de internet é o melhor para mim?

Responder essa pergunta vai depender muito do perfil de consumo de cada usuário. E ainda para entender o perfil de consumo de cada usuário duas questões devem ser analisadas.

Qual sua necessidade quanto à velocidade de download e de upload

Velocidade de Download e Upload são aquelas destacadas logo quando você acessa o site de uma operadora para pesquisar sobre planos de internet. Elas dizem respeito a velocidade que dados são entregues até o seu computador ou notebook, variando entre 250 Kbps á 300 MB (Mbps).

Contudo, quando o assunto é upload, trata-se da velocidade que seus dados são importados deixando o seu computador para chegar à outro destinatário. Variando entre 200 kbps a 150 MB (Mbps).

Enquanto a velocidade de download é mais significativa para usuários que utilizam a internet para consumo de vídeos, jogos, redes sociais e afins, a velocidade de download é ainda mais significativa para ambientes corporativos.

Quantas pessoas utilizarão essa rede de internet?

Saber quantas pessoas utilizarão a conexão junto a você, está diretamente ligado à transmissão de dados e consequentemente a velocidade deles.

Afinal, muitas pessoas utilizando e transmitindo dados em simultâneo, pode causar um alto fluxo de informações e portanto, redução no desempenho da sua conexão de internet.

Em resumo, uma rede de internet sobrecarregada, terá como consequência a lentidão o que poderá ser bastante frustrante para o usuários.

Por esse motivo, é muito importante considerar quantas pessoas utilizarão a rede e o perfil de consumo delas para contratar o tipo correto de internet.

O perfil de consumo de cada usuário

Se você consome uma grande quantidade de dados por segundo, provavelmente precisará de uma internet que acompanhe seu perfil de consumo.

Para entender um pouco melhor cada perfil de consumo, a seguir você encontrará os diferentes tipos de usuários e o tipo de internet que atende a cada perfil.

Perfil Básico

Esse perfil de usuário possui um consumo de internet um pouco mais básico, entre o uso de envio e recebimento de e-mails, redes sociais e alguns poucos vídeos no YouTube. O consumo desse perfil de usuário deve variar entre 1 MB a 5 MB.

Perfil Moderado

Já o perfil de consumo moderado, tem uma necessidade de consumo um pouco maior, utilizando além de e-mails e redes sociais, plataformas streamings de vídeo como (Netflix, Amazon Prime, entre outras). Além de jogos RPG, baixar filmes da internet e realizar download e upload com frequência de arquivos da nuvem.

O consumo desse perfil de usuário deve variar entre 5 MB a 10 MB.

Perfil Avançado

Por fim, o perfil avançado assim como o perfil moderado utiliza muito mais o consumo de dados por segundo e por esse motivo necessita de uma conexão de internet que acompanhe esse consumo.

Seja para baixar vídeos e séries da internet, acessar plataformas de streaming, jogos de RPG ou online e muito mais. O consumo desse perfil de usuário está entre 10 MB a 15 MB.

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui