Desde celulares, computadores, televisões, servidores de e-mails a impressoras e outros dispositivos, estamos a todo o tempo rodeados por diferentes tipos de rede de computadores.

Se para utilização pessoal, o uso da internet já se tornou natural, seja para compartilhar fotos, arquivos e vídeos nas redes sociais, assistir a filmes e séries em plataformas de streaming ou mesmo jogos online. Para uso profissional, então é correto afirmar que não existem empresas sem rede de computadores.

Não é a toa que a procura por profissionais de tecnologia e suporte para instalação, manutenção e mesmo projeção de redes de computadores está cada vez mais alta.

Neste artigo, falaremos o que são os tipos de rede de computadores, quais os tipos de redes disponíveis e para que são utilizadas.

Leia Mais: Internet por cabo ou wifi? Qual a melhor opção?

O que são as redes de computadores?

De modo geral, uma rede de computadores é composta por um conjunto de dispositivos computacionais que além de compartilhar recursos e trocar informações, são conectados em um mesmo sistema de comunicação.

O que conhecemos atualmente como ‘internet’ trata-se de um conjunto de computadores conectados através de uma única rede que abrange o mundo inteiro.

Somente devido à rede de computadores é possível trocar informações entre pessoas do mundo todo, acessar a documentos, trocar informações via e-mail, aplicativos, redes sociais e muito mais.

Além do mais existem dois diferentes formatos de rede de computadores no que lhe concerne, são também definidos por dois diferentes fatores. São eles:

  • O modelo dos equipamentos que serão conectados a ela;
  • A distância que esses aparelhos se encontram um do outro.

Quais são os tipos de rede de computadores?

O que determinará os diferentes tipos de redes de computadores é a necessidade a qual cada rede se destina.

LAN

A rede LAN (Local Area Networks) é a nossa rede local, ou seja de curta distância. A rede LAN permite conectar dispositivos em um mesmo ambiente. Assim como em residências ou escritórios PME (Pequenas e médias empresas).

CAN

Enquanto isso, a CAN (Campus Area Network) embora tenha um propósito muito similar ao da rede de computadores LAN, essa rede possui um alcance maior.

Seu objetivo é permitir a conexão entre computadores de um condomínio ou complexo, tal como hospitais, universidades e centro comerciais.

PAN

Ao contrário das demais redes, a rede de computadores PAN (Personal Area Network), é a rede com menos alcance por se tratar de um rede de alcance pessoal. Utilizada para conexões de curta distância. Um exemplo dessa rede é o Bluetooth.

VPN

Assim como VPN (Virtual Private Network) assim como a conexão PAN, é uma conexão privada. Entretanto, com a VPN é possível manter a segurança das informações trocadas por meio dessa rede.

Muito usada para bloquear a navegação e compartilhamento de dados internos em redes públicas, aumentando dessa forma, a segurança das informações e dados, como softwares, aplicativos, portais empresariais restritos entre muitos outros.

MAN

Agora, para quem precisa de um rede de maior abrangência, a MAN (Metropolitan Area Network) é uma rede metropolitana. Permite a conexão entre empresas no mesmo município ou a centenas de quilômetros de distância.

SAN

A rede SAN (Storage Area Network) em tradução livre rede de área para armazenamento. Tem como finalidade exatamente o armazenamento de dados e realizar a comunicação entre servidor e dispositivos.

WLAN

A WLAN (Wireless Local Area Network) é uma opção à rede LAN também conhecida como Virtual LAN é capaz de dividir a conexão LAN física e diversas conexões LAN virtuais.

Diferente da conexão LAN entretanto, a WLAN não exige conexão de cabos ou instalação. Pois a configuração da rede WLAN usa ondas de rádio para se conectar à Internet e assim, transmitir dados para cada dispositivo conectado a ela.

É nela que se encontra o Wifi e pode ser utilizado tanto para uso doméstico quanto em escritórios. E falando em conexão Wifi…

Os principais tipos de rede de computador sem fio

Assim como as demais tecnologias, as redes de computador também precisam se adaptar à realidade das tecnologias mobile.

Mobilidade e inovação andam de mãos dadas quando o assunto é tecnologia. Isso porque as tecnologias mobile avançam com cada vez mais velocidade e as redes de conexão com a internet precisam acompanhar tais evoluções.

Bem como as tecnologias que já citamos como a WLAN, as redes LAN e MAN também contam com suas versões sem fio (Wireless). São Elas:

  • WMAN: usando torres de celulares de grandes operadoras, a WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) é a rede de computadores que permite conectar através da tecnologia Sem fio (Wifi) grandes empresas, universidades entre outros com alcance de conexão de mais de centenas de quilômetros;
  • WWAN: a rede WWAN por outro lado, embora também utilize redes de celulares, possui um alcance ainda maior e é frequentemente utilizada nos nossos dispositivos móveis para conexões como 3G, 4G, 5G e assim por diante. Essa conexão permite a conexão de múltiplos usuários em modelo Wifi ao mesmo tempo.

Agora que você conhece todos os tipos de rede de computadores, fica mais fácil entender qual você utiliza e como tirar maior proveito de cada uma dessas conexões.

Caso queira tirar ainda mais proveito da sua internet com um plano de celular que cabe no seu bolso e ainda ganhar desconto na compra de um smartphone última geração, conheça a loja Tim.

Leia mais: Internet boa e barata com wifi: conheça os planos da TIM

Conheça a Loja Tim

Na loja Tim você encontra os melhores e mais inovadores smartphones do mercado com tecnologia Wireless para você e toda sua família, além de internet com uma das maiores coberturas de mercado.

Além disso, com os planos Tim você acessa as suas redes sociais favoritas como: WhatsApp, Instagram, Waze, Messenger, Facebook e Twitter, sem descontar da franquia de internet do seu plano.

Em alguns planos ainda, é possível ganhar GB extras trazendo o seu número para a Tim ou ainda tornando-se clientes do banco C6 Bank.

Ligações ilimitadas de Tim para Tim, e operadoras de todo o Brasil além do envio de SMS e Roaming internacional.

Tudo isso, por um valor fixo mensal. Ou seja, sem surpresas no fim do mês quando chega a fatura do cartão de crédito.

São até R$2.000 de desconto para adquirir o seu smartphone iPhone 12 favorito. Motorola, Samsung, LG e muito mais exclusivo para cliente TIM.

E não para por aí! Para quem busca internet Wifi para sua casa a Tim também oferece os melhores planos de internet.

Plano TIM WIFI para sua casa

Reconhecida nacionalmente pela qualidade de seus planos de celular, a Tim junto à tecnologia ultrafibra traz ainda conectividade para sua residência.

São mais de 3 opções de plano que leva internet com fibra ótica até a sua casa e para diferentes perfis de consumo, de básico, moderado até heavy user. 

Com valor fixo mensal + taxa de habilitação, clientes Tim contam com benefícios e acesso a conteúdos exclusivos. Dos quais podemos citar: Band News, Band Sports, TIM Vídeos by Looke, Esporte Interativo Plus e Cartoon Network. Além dos games do momento e velocidade de Download e upload ultraveloz.

Leia mais: Planos de wifi da TIM: 4 opções com ótimo custo-benefício

E aí, gostou? Venha para a Tim e faça parte dos mais de 50 milhões de usuários espalhados em todos o território Nacional.

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui