O serviço de internet contratado junto às operadoras nem sempre podem garantir a agilidade e rapidez ao fazer download e upload contratados. O que pode ser muito frustrante. Por essa razão, alguns consumidores podem se perguntar: qual velocidade da minha internet? Ela está compatível com o serviço contratado? Em outras palavras, fazer essa medição é essencial para descobrir.

Em resumo, medir a velocidade da internet assegura verificar o status do seu serviço e saber a quantidade de dados disponíveis. Para entender melhor, separamos um passo a passo de como fazer essa medição.

Acompanhe!

Leia também: Veja qual é o melhor plano de celular para o seu perfil

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Passo a passo para medir a velocidade da internet

Fazer a medição é algo simples, mas separamos um pequeno passo a passo com informações importantes relacionadas à conferência da velocidade da internet. Veja na sequência! 

1. Como fazer o teste de velocidade da minha internet

Então, para fazer o teste de velocidade recomenda-se usar um dispositivo, desktop ou notebook conectado diretamente ao provedor, por meio do cabo de rede.

Assim, para obter melhor precisão na medição você deve finalizar todos os programas conectados à internet e só depois iniciar o teste.

Há vários sites que disponibilizam esse serviço, online e gratuito. Assim, para encontrá-los basta fazer uma pesquisa no buscador de sua preferência com o termo “teste de velocidade da internet” ou outras frases similares. 

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Aparecerão várias opções, dentre elas as mais utilizadas são o Velocímetro, SpeedTest, Brasil Banda Larga e nPerf.  Vamos conhecê-las!

2. Quais os medidores de velocidade da minha internet mais populares?

Separamos alguns dos medidores existentes, confira!

Velocímetro

O velocímetro foi criado pela Proteste com o objetivo de auxiliar os consumidores a monitorar a velocidade de sua internet e verificar se o que foi contratado está sendo oferecido pela operadora. O teste é muito fácil, veja o passo a passo:

Passo 1. Entre no site da Protest

Passo 2. Inicialmente, será pedido para realizar um pré-cadastro com seus dados pessoais, algumas informações sobre sua internet.

Passo 3. Clicar em “iniciar teste”.

Passo 4. O velocímetro começa a oscilar e o primeiro teste feito verifica o valor do ping ou taxa de latência. Que nada mais é que o tempo utilizado para transferir um pacote de dados do seu dispositivo para o servidor da internet e retornar ao dispositivo, medido em milissegundos (ms).

Passo 5. Posteriormente, o velocímetro gira para estimar a sua velocidade de baixar arquivos, ou seja, de download.

Passo 6. O último teste verifica a sua velocidade de upload, ou seja, o tempo estimado para enviar arquivos. 

Pronto, o seu teste foi finalizado e as informações de dados de transferência foram disponibilizadas. Além disso, a plataforma oferece ao usuário o recebimento de notificações para lembrá-lo de realizar o teste e salvar os dados para posterior consulta. Muito interessante!

Speedtest 

Já o Speedtest, criado pela empresa Oklapela, permite que o usuário realize o teste sem que seja necessário nenhum cadastro, basta acessar a plataforma e iniciar o teste.

Segue o mesmo passo a passo anterior, com os resultados apresentados no lado esquerdo com informações da operadora, tipo de conexão, Protocolo de Internet (IP) e Número de Sistema Autônomo (ASN); e no lado direito é exibido a velocidade de download, upload e ping.

Mas você também pode fazer esse teste utilizando a extensão do navegador Chrome que permite o acesso direto por meio de um atalho, sem necessidade de ir até a página da empresa. Além de existir opções de aplicativos para smartphones Android e iOS.

Brasil Banda Larga

Serviço oficial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil Banda Larga permite que o usuário tenha acesso rápido a todas as informações necessárias sobre sua internet e permite ver com facilidade se a sua velocidade está sendo entregue tal como contratado. 

nPerf

Agora, se você prefere fazer o teste pelo celular, o nPerf é uma excelente alternativa. Um aplicativo bastante completo que permite medir de maneira precisa a taxa de bits baixada e carregada, assim como a latência da sua conexão.

Desse modo, é possível verificar o tempo de carregamento de sites, a taxa de desempenho de vídeos em plataformas de streaming, e ao final receber uma pontuação para a sua internet de um modo geral. É claro, download, upload e latência também estarão presentes nos resultados.

Portanto, há uma base de dados para registros das medidas produzidas para posterior publicação dos barômetros nPerf.

O serviço também está disponível para a tecnologia Android e iOS. 

3. Melhore a velocidade da minha internet

Você sabia que existem maneiras para melhorar a velocidade da sua internet? Então, listamos algumas formas simples e práticas para garantir uma melhor performance:

  • Aproxime-se ao máximo do provedor ou roteador Wi-Fi, o que permite a captação melhor do sinal sem interferências físicas;
  • Procure fazer limpeza nas configurações com frequência, localizando e removendo softwares nocivos;
  • Para auxiliar na velocidade de downloads você pode usar os aceleradores de conexão. Eles estão disponíveis na internet, basta você baixar na sua máquina e utilizar;
  • A lentidão da internet pode ser problema no seu computador, então verifique as configurações;
  • Importante checar seu sistema de antivírus, se está instalado corretamente e atualizado;
  • Verificar utilização de aplicativos de streaming de vídeos; 
  • O número de aparelhos conectados à rede pode atrapalhar a velocidade, portanto limite-os;
  • Mantenha atualizado o driver da rede e o firmware do roteador;
  • Problemas de armazenamento de dados ou falhas no firmware do roteador podem ser resolvidos desligando e ligando seu roteador.

4. Outras informações úteis

O termo latência interfere na velocidade da minha internet? 

O termo latência significa o tempo necessário entre o comando e sua conexão, ou seja, o tempo que leva para o pacote de dados ir de um ponto designado a outro. 

Assim, a latência está presente nas nossas ações diárias realizadas no computador, smartphone ou tablet. È o tempo resposta para acessar um site; o tempo decorrido para um e-mail chegar ao seu destino, sem que haja atraso. 

Portanto, para saber o desempenho da internet e o quão rápido está a velocidade é necessário avaliar o sinal (bit). Entretanto, alguns contribuintes de latência de redes podem existir, veja alguns deles:

  • Propagação: tempo necessário para o tráfego de pacote de dados ir de um lugar a outro com a velocidade da luz;
  • Transmissão: pode ser por meio de fibra óptica, wireless, ou algum outro;
  • Router: é um dispositivo ativo de uma rede de dados que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição;
  • Ping: o termo é tratado como sinônimo de latência, conforme mencionado anteriormente. Mas trata-se de um utilitário, presente em todos os sistemas operacionais, que auxilia a medição da latência. 

Logo, latência é um fator importante para garantir a qualidade da velocidade de internet. Mas qual o valor de latência ideal para sua internet? 

Valores de latência

A latência depende de alguns fatores, como: tipo de tecnologia de internet usada (satélite, rádio, cabo, móvel ou fibra) e também da localização dos servidores. 

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Normalmente, valores entre 50-100 ms têm uma boa latência, logo, uma boa internet. Porém a tecnologia via satélite tem latência que pode chegar a 500 ms, enquanto as conexões via rádio, valores em torno de 80 ms. 

Conexão TCP e UDP

Outro fator interessante para quem deseja entender melhor sobre a velocidade da internet é que a comunicação se divide em dois tipos de pacotes: TCP e UDP. Os sites na sua maioria medem apenas a velocidade TCP, que nada mais é que o pacote de dados para navegação na internet e acesso aos e-mails. 

Portanto, tem como característica principal a informação que mesmo que demore deve chegar no seu destino por meio do protocolo TCP. 

Ao contrário, os pacotes UDP não garantem a chegada no seu destino, mas mesmo assim estão presentes na vida online. Como por exemplo, em jogos online e transmissões ao vivo. Afinal, para este tipo de atividade precisamos de comandos imediatos.

Não se preocupe, as operadoras de banda larga estão proibidas de priorizar uma dessas velocidades. 

As operadoras que fornecem banda larga ou qualquer tipo de serviços de internet são proibidas de priorizar uma dessas velocidades. Assim, quando medimos nossa velocidade de conexão, TCP e UDP devem ser bastante próximas.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM FEITOS PARA VOCÊ

Já sabe como medir a velocidade da internet?

Agora que você já sabe como medir a velocidade da internet é hora de colocar em prática. Em regra geral, basta clicar no ícone Iniciar ou Começar para rodar o teste! Confira e fique por dentro do serviço de internet contratado. 

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe ainda mais o blog Mais TIM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui