A modernidade tecnológica é uma dádiva! Cada vez mais há recursos e funcionalidades que há pouco tempo não poderiam ser sonhadas. Um exemplo disso é que hoje qualquer sujeito pode gravar vídeo no celular em Full HD, algo que, na virada do milênio, só seria projetado em filmes de ficção científica!

Fato é que os telefones evoluíram, e há quem viva de fazer vídeo no celular. Esse é um caso bem comum na recente profissão de digital influencer, ou influenciador digital!

Smartphones com 3, 4, 5 câmeras traseiras, e com câmeras frontais que cruzam as barreiras dos 10 megapixels facilmente, proporcionam esse contexto inovador! Atualmente, há uma imensidade de celulares que contam com conjuntos fotográficos que entregam resultado próximo do de profissionais.

Se você pretende incrementar os seus recursos deixando seus vídeos cada vez mais elaborados, seja para influenciar o meio digital, seja para ter recordações mais bem produzidas, vamos te dar algumas dicas de como gravar vídeo no celular pra que você tenha resultados cada vez melhores!

UPGRADE SEU CELULAR COM REDES SOCIAIS ILIMITADAS! 

Como gravar vídeos no celular

Gravar vídeos é uma arte, tanto que a prática é realizada por todos, mas alguns se saem melhores do que outros. Contudo, alguns dos mistérios envolvidos na prática são, na verdade, falta de um pouquinho de técnica. E quando falamos “um pouquinho” é bem pouco mesmo.

Isso, porque alguns ajustes de “como” você grava seus vídeos podem ser suficientes para que seus resultados sejam muito mais visivelmente atraentes. Esse é o caso, por exemplo, de quem não registra os momentos com o celular na horizontal.

E saiba que não são necessários equipamentos de fotografia para gravar vídeo no celular, apesar de alguns como o tripé fornecerem algumas facilidades.

Então, depois dessas dicas, temos certeza de que gravar vídeo no celular se tornará uma tarefa mais fácil. E, então, visualizar o resultado tornará o processo mais prazeroso!

Com qual câmera é melhor gravar vídeo no celular?

Não há discussão, pois poucos são os smartphones nos quais as fabricantes realmente se dedicam a “equilibrar” a balança das câmeras. Assim, a câmera traseira, para a imensa maioria dos casos, será a melhor!

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Primeiro, a câmera traseira geralmente conta com uma quantidade de pixels maior, o que aumenta a sua resolução. Porém, há um outro detalhe, que é justamente a existência de um conjunto fotográfico na traseira.

Se você conta com um smartphone moderno, é bem possível que ele tenha mais de uma lente na parte de trás. Para gravar vídeo no celular, esse pode ser um detalhe bem interessante.

Como os celulares são cada vez mais tecnológicos, existe uma inteligência artificial que seleciona a melhor lente para uma determinada cena. Além disso, aquela câmera que desfoca o fundo, o chamado efeito bouquet, está cada vez mais em alta.

Ele serve para as fotografias, desfocando o fundo, então, se você acha que seria um recurso interessante para seus próximos registros, é preciso buscar lentes FoT ou sensor 3D.

Aparte disso, e voltando ao assunto “gravar vídeo no celular”, é fácil entender o porquê de as câmeras traseiras serem as mais adequadas, certo? É possível que, olhando uma lista de celulares bons e baratos, você também encontre algum que se encaixe nas suas necessidades.

Porém, as dicas que passamos a partir de agora se aplicam às duas câmeras, tanto a traseira quanto a frontal. Então, use-as naquela em que se sentir mais à vontade.

Grave sempre com o celular deitado

Gravar vídeo com o celular na horizontal é uma dica matadora, embora possa ser necessário, em algum momento, tê-lo na vertical.

Isso, pois a amplitude da filmagem aumenta muito, e, no caso de paisagens bonitas ao fundo, garante-se que uma maior parcela de beleza do cenário estará presente no resultado.

Selecione a melhor resolução do seu celular

Para gravar vídeo no celular, é sempre melhor ter a melhor resolução possível. Porém, muita gente nem sabe que esse recurso deve ser determinado pelo usuário.

Ao abrir a câmera do seu celular, as configurações dele mostram as resoluções possíveis. Nos mais modernos, há inclusive as siglas HD, Full HD, além de uma indicação com o número de frames por segundo.

Selecione sempre os mais altos naqueles vídeos em que você quer arrasar, e quanto mais frames melhor.

Imagine, por exemplo, que um frame é uma fotografia. Se o seu smartphone tiver a opção de 60 frames por segundo, significa que ele vai bater 60 fotos para um único segundo de vídeo.

Assim, se você quiser, depois, tirar um print da tela, por exemplo, para ter uma imagem, é garantia de que todos os momentos do vídeo serão passíveis de serem transformados em fotografia.

Vale fazer uma ressalva aqui, pois é preciso também considerar a sua memória. Se você gravar vídeos em qualidade maior, ocupará, consequentemente, mais memória do seu dispositivo.

Então, se você quiser gravar vídeo no celular e pretende investir em um novo smartphone, precisa considerar também o tamanho da memória de armazenamento dele.

Leia mais: TIM Ensina tem curso de fotografia e vídeo com celular

Estabilização do celular

Um tripé! Essa é a regra! É o melhor que você pode fazer para gravar vídeo no celular com a qualidade maior possível.

Porém, sabemos que nem todo mundo quer investir em periféricos. Por isso, cada vez mais os smartphones contam com estabilização própria, formulada a partir de mecanismos digitais do próprio aparelho.

Se o seu negócio é investir em um celular para gravar vídeo, pesquise por aqueles que contam com estabilizadores digitais entre os recursos disponíveis.

Grave vídeos com o celular de frente para a luz

Um leitor desavisado sobre tecnologia pode pensar que essa é uma dica insana, não é verdade? Mas, não é!

Saiba que foram-se os tempos em que a luz atrapalhava tanto na iluminação de um vídeo a ponto de estragar o resultado!

As câmeras cada vez mais tecnológicas dão quase sempre conta de interpretar toda a informação que passa pelas lentes do conjunto fotográfico e, muitas vezes, contam inclusive com inteligência artificial para dar os toques finais.

Ao gravar vídeo no celular na direção contrária da luz, você terá imagens belas e limpas, porém ao gravar na direção dela, contará com resultados que, apesar de não serem vistos na tela sob o sol, vão impressionar ao serem vistos no computador.

Isso, pois a luz dá efeitos de sombra e claridade a seus vídeos que nem mesmo o olho humano pode captar na sua dimensão total. Claro que enxergamos mais do que uma câmera, porém a interpretação desses dados de input é diferente. Será que você não anda deixando isso passar desapercebido?

Ah, mas se você tiver um telefone com 10 anos de idade, vire contra a luz mesmo, senão vai dar ruim! Estamos falando aqui com quem está modernizado!

Som do vídeo no celular

Os microfones dos celulares estão cada vez mais sensíveis, então tenha em mente que você precisa dar conta de isolar um ambiente caso vá fazer um vídeo para o YouTube, por exemplo.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Como a tecnologia avançou muito recentemente, é possível que aquele cachorro no fundo ou o portão da garagem abrindo atrapalhem o resultado final, mesmo que a distância.

Por isso, para gravar um vídeo no celular que tenha uma qualidade de áudio impecável, lembre-se de fazê-lo em um ambiente tranquilo ou, pelo menos, com portas e janelas fechadas.

Leia mais: A TIM já começou os testes com a tecnologia 5G

Edição do vídeo no celular

Editar não é uma tarefa fácil. Pelo menos não como é fácil gravar um vídeo no celular.

Atualmente, há ferramentas que facilitam esse trabalho, mas as mais elaboradas, e que entregam melhores resultados, são realmente um pouquinho mais complexas de se trabalhar.

O Adobe Premiere Pro CC é facilmente a indicação mais comum de quem trabalha com esse tipo de atividade, porém é preciso saber que também há um custo envolvido com a assinatura mensal do software.

Apesar dele, há inúmeras ferramentas gratuitas e simples disponíveis para edição de vídeos, e basta você escolher aquela com que mais se familiariza!

LIGAÇÕES ILIMITADAS + 7,5GB DE INTERNET = R$49,99!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui