Está um tanto quanto difícil sair de casa nesse momento por conta da crise sanitária pela qual passa o mundo. Quem diria, então, ir a um museu, viajar internacionalmente ou, no melhor dos casos, chegar ao museu mais famoso e frequentado do mundo, o Musée du Louvre? Pois, visitá-lo é possível, assim como dezenas de outras instituições com muita arte, através de uma visita virtual.

Via de regra, a experiência sensorial de ver bem de pertinho uma obra de arte de grande relevância não pode ser substituída por uma visualização na tela de um notebook ou smartphone moderno. Porém, aproveitar esse período de isolamento e imersão tecnológica com conteúdos construtivos pode ser uma boa alternativa.

Essa experiência proporcionada pela tecnologia até tem suas vantagens. Primeiro, você pode ir do Louvre, em Paris, ao Metropolitan Museum of Art (ou somente MET), em Nova York, em poucos segundos. Depois, pode olhar mais atentamente aquela obra que te chama a atenção, pois, ao contrário do que acontece presencialmente, na visita virtual você não tem hora para sair de lá.

Por fim, conhecer visualmente os grandes nomes da arte é sempre um atrativo, indiscutivelmente. E, se você anda com mais tempo livre durante a pandemia, aproveite-o para finalmente dar uma incrementada nos seus interesses usando a tecnologia.

Ficou interessado na visita virtual? Conheça então 5 museus para você apreciar sem sair de casa. E não esqueça de contar com um bom plano da TIM para sua internet não acabar no meio da visita!

MAIS INTERNET PARA “IR” AO MUSEU? ENCONTRE SEU PLANO AQUI!

Leia também: TIM Vídeos: conheça os serviços da TIM para fans de filmes e séries

Visita virtual aos melhores museus do mundo

1.  Musée du Louvre: a cereja dentre os museus

Qualquer que pessoa que for questionada sobre a maior referência entre museus do mundo, não irá titubear ao responder “Louvre”. E, apesar de a Mona Lisa, de da Vinci, angariar boa parte dessa fama, a instituição é repleta de obras incríveis.

visita virtual ao louvre

Só pra ter uma ideia, são 3 andares e mais 1 nível subterrâneo, mais de 38.000 objetos, mais de 72.000 metros quadrados, e mais de 8 milhões de turistas anualmente. Logo, é fácil entender que numa visita comum seria impossível conhecer todo o catálogo por lá presente.

Por isso, na visita virtual, você pode andar vagarosamente por suas seções, escolhendo aquelas pelas quais tem maior interesse. Além disso, pode selecionar as obras que mais te atraem, deixando para depois as descobertas novas. Ainda assim, saiba que você vai levar bastante tempo nesse passeio.

Apesar de nem todo o inventário estar disponibilizado virtualmente, todas as principais estão por lá! Vale a pena conferir!

2. Metropolitan Museum of Art – MET, Nova York: visita virtual em 4K

O Metropolitan Museum or Art é nada menos do que o quarto museu mais visitado do mundo, segundo estimativas de 2019, e seu catálogo é repleto de grandes artistas como Cezane, Monet, Manet, Van Gogh e Picasso. Porém, não é só isso que torna a experiência de visita virtual ao MET tão interessante.

visita virtual ao met nova york

O tour tem algumas funcionalidades bem interessantes. Primeiro, é possível visitá-lo por vídeo em 360º, o MET 360º Project. Ou seja, enquanto a câmera passeia por seus corredores, você pode direcionar o centro da visão de forma a ver literalmente o que quiser do museu. E, assim, é possível conhecer tanto o interior quanto seu exterior em 4K.

Depois, o museu disponibiliza seu inventário por temáticas ou secionado tal como na instituição. São muitas obras disponibilizadas, e para vê-las com atenção é preciso dedicar um tempo a “a visita virtual”.

Leia mais: Cuidar de plantas combate depressão e ansiedade. Conheça aplicativos!

3. Museu do Vaticano, em Roma

O Museu do Vaticano por si só já é uma obra prima e atrai milhões de turistas do mundo todo a cada ano. São milhares de objetos divididos por séculos de história e que custam muito mais do que uma única visita para serem apreciados com a devida atenção. Por isso, ir até lá sem sair de casa pode ser uma alternativa interessante.

capela sistina em roma

Uma visita virtual pode facilitar a visita à famosa Capela Sistina, pintada em parte por Michelangelo. Tradicionalmente, ela é um dos espaços mais concorridos no museu, e transitar por lá pode ser bastante dificultado pela presença de muita gente tirando a sua atenção.

Além da Capela, há muitas outras obras distribuídas por um espaço magistralmente grande. Suas galerias são suntuosas e adornadas, dignas de um museu do Vaticano.

Porém, as masterpieces são as obras relacionadas ao cristianismo, e provavelmente são alumas das principais procuras dos turistas. Pietà, de Michelangelo, Maria com Cristo morto em seu colo, é uma must see.

4. Museu de Arte de São Paulo – MASP

O principal museu de São Paulo, e uma das referências brasileiras do segmento, também pode ser visitado a partir de casa. E seu acervo contem obras bem legais. Porém, nesse caso, a visita virtual é um pouquinho diferente. masp visita virtual pelo google arts

Para conhecer o acervo de uma maneira mais completa, é preciso fazer um tour virtual a partir da ferramenta Google Arts & Culture, cujas possibilidades são imensas e permitem visita a um grande número de instituições, entre elas MET, Museu de Van Gogh, Museu de Picasso. Com ela, você pode passear pelo museu, conhecer ser acervo, explorar exposições permanentes e alguns itens mais.

Porém, para também participar proativamente desse período de pandemia, a curadoria do MASP preparou uma série de eventos para aproximar o museu de seu público. Nesse sentido, o Instagram da instituição tem feito lives todas as segundas-feiras, às 18h, com curadores e convidados, de forma a contornar a monotonia do isolamento.

A proposta é bem interessante pois trata a arte de uma maneira diferente, a partir da visão de quem trabalha com ela, e não simplesmente apresenta-a a quem passeia pelos seus corredores.

Uma proposta que anda tendo resultados bem interessantes, e que anda em linha com as redes sociais da instituição, que já são alimentadas com conteúdos culturais cotidianamente. Ponto pro MASP!

5. Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México

O Museu Nacional de Antropologia é uma parada obrigatória para quem viaja ao México e passa pela cidade. Entre obras, estátuas e um mescla de arquitetura futurista com uma visita ao passado, o lugar é realmente muito atraente.

Porém, em tempos de isolamento, o melhor de tudo é que a instituição também permite a visita virtual com acesso a suas obras e exposições. O Google Arts & Culture complementa esse passeio, permitindo um passeio diretamente pelos corredores com a tecnologia 360º.

pedra do sol visita virtual ao museu nacional de antropologia no mexico

No México, a civilização asteca é chamada de mexicas, e é justamente na sala desses povos que está localizada a pedra fundamental de seu calendário, a Piedra del Sol. Além dessa obra-prima, há muitas estátuas presentes no museu, e as dos deuses de Teotihuacán são um grande atrativo dos turistas.

Vai fazer uma visita virtual a qual museu?

Ficar em isolamento pode até ser entediante, mas não há motivos para você não se dedicar a agregar conhecimentos ao seu repertório. Além de conhecer obras e artistas de renome mundial, você pode também viajar por lugares novos, mantendo o hábito de fazer o seu cérebro aprender coisas novas. As pesquisas médicas já comprovaram que esse é um dos caminhos para envelhecer com saúde!

Vale dizer, porém, que algumas dessas experiências demandam de uma boa conexão à internet. Conhecer o MET em 360º, por exemplo, pode ser feito em 4K, o que torna a experiência ultrarrealista. Porém, é possível que ela trave se a sua conexão for mediana, além de consumir bastante franquia dos seus dados.

Então, veja aqui um plano com muita internet e fique sempre conectado!

Leia mais: Está pensando em migrar para o home office? Veja aqui 10 profissões.

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR? SEU NOVO PLANO ESTÁ AQUI!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui