O mensageiro mais famoso do mundo não carrega tal título à toa. Contando com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, somente no Brasil são mais de 120 milhões de instalações. Isso representa 99% dos aparelhos compatíveis com a aplicação por aqui. Apesar de gratuito na sua maioria, o WhatsApp Business é pago, porém, somente em alguns casos.

Trata-se da versão empresarial do aplicativo. Nela empreendimentos podem criar uma conta comercial com a finalidade de facilitar a relação com seus clientes. Nesse aspecto, é possível otimizar a comunicação inclusive fazendo uso de interações automatizadas, com assistentes  virtuais, os famosos bots.

As contas são diferenciadas, inclusive com uma sinalização no próprio perfil. Você já deve ter visto que alguns contatos contam com uma mensagem no sentido de avisar a outra parte de que se trata deu uma conta comercial. Esse usuário, pois, está fazendo uso da versão empresarial do mensageiro.

A seguir, você poderá descobrir um pouco mais sobre o que é de fato essa versão empresarial, se ela atende às suas necessidades, suas principais funções e toda sua potencialidade. Além disso, você descobrirá quando o WhatsApp Business é pago, mas antecipamos: ele está disponível para todos, e é hora de você começar a usá-lo.

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Conheça o WhatsApp Business

A versão empresarial do principal mensageiro do mundo, nominada WhatsApp Business, chegou ao Brasil em 2018. Dedicada a negócios, a plataforma atende a empresas de pequeno e médio porte, mas também potencializa as operações de empreendimentos maiores. Além disso, também são aceitos na modalidade os profissionais que participam do programa de Micro Empreendedor Individual – MEI.

Novo WhatsApp Business: tire suas dúvidas — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp Business. — Foto: Divulgação/WhatsApp

Sua principal motivação é a de facilitar a relação entre a empresa e seus clientes. Assim, a otimização da conversa entre as partes é o ponto de destaque, sobretudo por conta das assistentes virtuais (as quais na verdade seriam melhor chamadas de bots). Através delas, é possível que um atendente real entre em cena somente quando necessário, depois de o bot realizar a triagem e a coleta de informações essenciais.

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Além disso, outro ponto de destaque fica por conta da segurança que essa versão fornece aos clientes. Como é informado que se trata de uma conta comercial, o usuário que contata uma empresa pode se certificar minimamente de que esteja conversando com um perfil profissional. Assim, minimiza-se o risco de cair em ciladas.

Vantagens da conta comercial no app

Usuários que façam uso de uma conta comercial no WhatsApp contam com algumas vantagens notórias. Entre elas, os destaques ficam por conta de:

Indicação de conta comercial
Ao indicar a seus contatos ou contratantes que se trata de uma conta comercial, você passa maior credibilidade a eles, solidificando a relação.

Exemplo de mensagem automática no WhatsApp Business —
Exemplo de resposta automática do WhatsApp. Foto: Divulgação/WhatsApp

Respostas automatizadas
Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é que as respostas podem ser pré-programadas, a depender da situação. É possível, por exemplo, enviar uma saudação automática sempre que algum cliente entrar em contato com sua empresa.
Além disso, é possível programar avisos de que seu empreendimento está fora do horário de atendimento, notificando potenciais clientes sobre o funcionamento dela.

Informações sobre seu negócio
Sabe quando você precisa buscar informações sobre uma determinada empresa no Google ou em seus perfis nas redes sociais? Então, você sabe o quanto esse procedimento pode ser desestimulante. Porém, isso não acontece caso sua empresa tenha uma conta no WhatsApp Business.
Isso, pois é possível disponibilizar informações sobre seu empreendimento, tais como horários, dias de funcionamento, site oficial, endereço de e-mail no seu próprio perfil empresarial.

Catálogo disponível
Uma opção bem interessante para quem oferece produtos (e inclusive serviços, com amostras) é disponibilizar seu catálogo na plataforma. Há uma entrada na qual sua empresa pode disponibilizar fotos daquilo que oferece, podendo sinalizar também o preço dos seus produtos.
Geralmente, antecipar essas informações pode agradar a seus clientes, pois eles tiram suas dúvidas de maneira rápida, além de desonerar o trabalho de responder por tais informações tal como tradicionalmente aconteceria.

Etiquetagem das suas mensagens
Quer manter a organização das suas conversas empresariais? Então, o WhatsApp Business é perfeito para o seu negócio.

 

Exemplo de etiquetagem do WhatsApp Business. Foto: Divulgação/WhatsApp

Com ele, é possível etiquetar suas mensagens com cores, de acordo com sua categorização com relação a seu estágio de desenvolvimento. Isso promove uma organização e tanto, vale dizer!

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Como usar o WhatsApp Business

Caso você ainda não faça uso da solução, é muito simples. Basta realizar o cadastro de login ao serviço tal como se estivesse cadastrando uma conta pessoal. O próprio WhatsApp confirmará as informações declaradas, e depois sua conta receberá o selo de empresa verificada.

Para que tudo isso aconteça, é preciso que você baixe o aplicativo na sua loja do celular, sendo que ele está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Download: Android | iOS

Para clientes da sua empresa, nada muda. Ou seja, esses usarão o próprio mensageiro pessoal para entrar em contato com contas comerciais.

O WhatsApp Web pode ser usado com o Business?

Sim, a plataforma WhatsApp Web permite que você faça uso da sua conta comercial na versão desktop do mensageiro. Para isso, o procedimento é o mesmo de quem o utiliza no navegador.

O WhatsApp Business é pago?

Finalmente, chegamos à resposta pela qual você está buscando, contudo ela não é tão conclusiva quanto você gostaria: Depende!

Para empresas em geral, a versão empresarial do mensageiro está liberada sem custo algum. Ainda, o usuário pode desfrutar de todos os seus benefícios aprimorando sua relação com clientes com toda a potencialidade da solução.

Porém, para empresas de médio e grande porte, a situação pode (não obrigatoriamente) ser outra. Nesses casos, o WhatsApp Business é pago caso o dono do empreendimento deseje realmente contar com tudo o que há de melhor. E o que há de melhor é o API.

Trata-se do acrônimo para Application Program Interfaceou Interfaces de Programas Aplicativos, os quais representam protocolos de conversa entre ferramentas, basicamente. As APIs, então, dão um upgrade nas interações automatizadas, além de fornecerem metadados sobre sua empresa. Você pode saber métricas sobre suas conversas, por exemplo.

Imagine que um cliente precise responder seu nome, o número do seu pedido, o que deseja fazer (como trocar ou devolver) e qual o produto substitutivo. Com palavras-chave ou perguntas objetivas, é possível fazer com que essas informações sejam obtidas em conversas automatizadas, com o uso dos bots.

Tudo bem, parece normal, mas imagine que sua empresa tenha 1.000 conversas iniciadas por clientes diariamente? Daí a coisa muda de figura, sim? E responder manualmente se tornaria uma tarefa praticamente impossível!

Pois, os protocolos de alto rendimento são justamente ideais para empresas de médio ou grande porte. E é justamente nesse nicho que começa a monetização da ferramenta. Inicialmente, conversas a serem respondidas depois de 24h de iniciadas (sempre por clientes) passam a ter custo. E somente estão nesse bolo clientes que façam uso de API.

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Em algum momento o app será cobrado?

Responder a essa pergunta adentra ao campo da especulação, ok? Mas, vale a pena pontuar algumas questões.

A primeira é o fato de que a monetização de aplicativos é o grande trunfo das marcas de tecnologia para gerar rendimentos, certo? Por isso, podemos dizer que, mesmo tendo sido lançado em 2018, o WhatsApp Business é pago no menor dos casos, mas não significa que não haja um projeto diferente na manga do Facebook!

Depois, é possível presumir que esse momento seja o de criar uma necessidade, com a consequente conquista de mercado. Quando houver uma dependência da solução, podemos ver outra situação.

Há exemplos que apontam nesse sentido, e o YouTube é o maior deles. Lançado em 2005, mais de uma década mais tarde é que se viu alguma oferta Premium para sua utilização. Vale dizer, somente depois de ele ter consumido ou literalmente impossibilitado qualquer tipo de concorrência viável.

Nesse momento, pelo menos, o WhatsApp Business não é pago, e não há sinalização num horizonte próximo de que a ferramenta será cobrada para utilização em pequenos negócios.

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