Tendência entre os jovens, o modo escuro finalmente chegou ao WhatsApp. A nova interface foi liberada para todos os usuários do aplicativo de mensagens no início de 2020.

O modo escuro era ansiosamente aguardado por uma parte dos 2 bilhões de usuários ativos do aplicativo espalhados pelo mundo. De acordo com o WhatsApp, ele foi criado para oferecer conforto visual aos usuários. Ele permite tornar a interface do aplicativo predominantemente preta ou cinza.

Essa tendência no mercado global de aplicativos já oferecida, ao menos em fase de testes, por Telegram, Instagram e Messenger.

O WhatsApp anunciou a liberação do uso do aplicativo no modo escuro (ou noturno) para usuários tanto de iPhone quanto Android. O recurso estava em testes desde janeiro, na versão beta do aplicativo.

A mudança pegou alguns usuários de iPhone de surpresa. Foram aqueles que já usavam o modo escuro em seus smartphones e tiveram a migração feita de forma automática.

Apesar da surpresa, a maioria dos usuários aprovou a novidade. Confira abaixo quais são os diferenciais do modo escuro do WhatsApp e descubra como ativá-lo.

CONTRATE AGORA O SEU NOVO PLANO COM REDES SOCIAIS DE GRAÇA! 

Como funciona o modo escuro do WhatsApp?

O modo escuro foi projetado para reduzir a fadiga ocular em ambientes com pouca luz e evitar aqueles momentos em que o telefone ilumina toda a sala.

“Durante os testes, descobrimos que combinar preto e branco puro cria alto contraste que pode levar à fadiga ocular. Portanto, você notará um fundo cinza escuro especial e uma cor esbranquiçada que diminui o brilho da tela, reduz o brilho e melhora o contraste e a legibilidade”, disse o WhatsApp em comunicado.

Por isso, vale perceber que o modo escuro não faz com que o aplicativo fique completamente sem luz. Ao invés disso, ele transforma as cores em tonalidades de cinza, azul e verde para serem menos agressivas aos olhos.

Usuários de Android 10 e de iPhones com iOS 13 podem ativar o modo escuro nas configurações de seus aparelhos. Se os smartphones estiverem configurados para o modo noturno, o aplicativo passa a funcionar também na configuração mais escura.

Diferenças entre o WhatsApp modo escuro no Android e no iPhone: ativação

Você vai perceber que existem pequenas diferenças entre o modo escuro no Android e no iOS. As diferenças começam pela ativação.

No Android, é possível ativar o modo escuro no próprio WhatsApp sem afetar outros aplicativos. Já no iOS ele é ativado no sistema do celular, então só funciona se você ativar o modo escuro pro sistema todo. E por isso o modo escuro do WhatsApp só funciona no iOS 13, porque é a única versão do iOS que tem o modo escuro como configuração.

Diferenças entre o WhatsApp modo escuro no Android e no iPhone: cores

Outra diferença é que, no Android, a cor usada é um cinza mais escuro. Já no iOS, a cor é mais próxima do preto. Você vai notar essa diferença assim que entrar no WhatsApp em aparelhos com esses dois sistemas operacionais.

Essa diferença na cor também pode ser vista na hora das conversas. A depender da tela do seu celular, você pode ver um cinza mais esverdeado no Android, ou apenas um cinza escuro. No iOS, a cor é sempre preta. Lembrando que a tela preta tem vantagem em aparelhos que contam com tela OLED, porque ajuda a economizar bateria.

Outra pequena diferença é na cor dos botões na parte de baixo. No Android eles são brancos, enquanto no iOS são azuis.

E, por fim, também dá pra notar que as opções de cores sólidas pro papel de parede do WhatsApp no modo escuro do Android são diferentes das do iOS. No Android temos opções de cores escuras e densas, enquanto no iOS ele oferece mais opções de tons de cores como verde e azul, algumas mais claras.

Como ativar no Android

O processo para ativar o modo escuro do WhatsApp no Android é feito dentro de seu próprio aplicativo e só funciona a partir do Android 9 (Pie) em diante.

Confira como fazer:

  • Abra a Google Play e certifique-se de que o WhatsApp está atualizado para a sua última versão
  • Agora, abra o WhatsApp normalmente, toque no botão representado por “três pontos” e entre em suas “Configurações”
  • Então, entre em “Conversas” e, em “Tema”, selecione a opção “Escuro”
  • A partir desse momento, o WhatsApp já estará com o tema escuro aplicado
  • Caso o modo de exibição ainda não esteja disponível, é preciso atualizar no WhatsApp acessando a página nas lojas de aplicativos, Play Store e App Store.

Assim como acontece com outras atualizações para o aplicativo, o novo recurso está sendo liberado de forma gradual e pode ainda não aparecer para algumas pessoas.

Caso você também já tenha o Android 10 com opção de modo escuro ativado, o app também se adapta automaticamente à cor do sistema.

Como ativar no iPhone

Já o processo para ativar o modo escuro do WhatsApp no iOS é feito de forma diferente. É necessário mudar uma pequena configuração no sistema. Por isso, no caso dos iPhones, apenas aqueles que têm iOS 13 terão disponível o modo noturno do WhatsApp.

Veja como fazer:

  • Verifique na App Store se o WhatsApp está atualizado para a sua última versão
  • Agora, entre nos “Ajustes do iPhone” e vá em “Tela e Brilho”
  • Em aparência, selecione a opção “Escura”
  • Ao voltar para o WhatsApp, você já estará com o seu tema escuro

Pronto! Agora, você já sabe como ativar o tema escuro do WhatsApp de forma oficial, sem ter que recorrer a versão Beta do aplicativo ou outros meios.

Outras opções para usar o WhatsApp no modo escuro

Também há opção de mudar a cor do app de acordo com o nível da bateria. Geralmente programas em modo escuro gastam menos energia que suas versões claras, exatamente porque emitem menos luz. Contudo, no WhatsApp, como não há desligamento completo da emissão de luz, a economia pode não ser tão significativa assim. Apesar disso, mensagens, grupos e ligações passam a ter entornos em tons escuros.

Além disso, conforme já comentamos, a opção modo escuro não faz com que o aplicativo fique totalmente preto, especialmente no Android. Na verdade, ele deixa o papel de parede com alguns elementos um pouco mais claros. E isso desagradou alguns usuários.

Como deixar o WhatsApp ainda mais escuro

Para resolver essa questão, é possível deixar o tema escuro ainda “mais escuro”. São duas formas: a primeira delas é nativa do sistema, e apresenta uma cor de fundo sólida na cor preta; a segunda é uma versão para quem não possui uma cor sólida escura o suficiente.

Confira o passo a passo para verificar as cores sólidas disponíveis:

  • Para verificar as cores sólidas disponíveis, basta clicar nos três pontos localizados no canto superior direito com o tema escuro ativado. Em seguida, selecione “Configurações”
  • Escolha “Conversas” e “Papel de Parede” na sequência
  • A opção “Cor sólida” é onde ficam as cores que deixam um fundo com uma única cor
  • Se o fundo preto estiver disponível, selecione-o e ele será aplicado à todas as conversas

Você também pode criar sua própria cor sólida. Ou seja, para quem não possui a opção preta nas cores sólidas, é possível criar seu próprio modelo. Para saber como tê-la, siga os passos:

  • Em primeiro lugar, basta tirar uma foto totalmente escura. O modo mais fácil é tampar com algum objeto – ou até mesmo com o próprio dedo – a câmera do celular. Outra opção é a de procurar um papel de parede totalmente escuro
  • Siga os passos do tutorial acima e, quando for selecionar a opção de “Papel de parede”, escolha “Galeria”
  • Na janela que vai se abrir, procure pela foto que acabou de tirar. Por fim, basta clicar em “Definir”

Pronto! Seguindo qualquer um desses tutoriais, será possível deixar o tema escuro do WhatsApp mais “escuro”.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui