A mania de usar o mensageiro mais famoso do mundo no navegador por meio da página do WhatsApp Web já ficou popular entre brasileiros. Porém, você sabia que existe um aplicativo chamado WhatsApp Desktop fornecido também pela gigante Facebook Inc. que atua de maneira dedicada no PC? Com ele, você tem o aplicativo instalado no seu computador e migra do navegador para um software próprio para a função. Confira nesse post as diferenças.

Apesar de ilustre desconhecida de muitos, o WhatsApp Desktop já tem a sua parcela de adeptos, sobretudo quando o quesito é utilização muito frequente. Nesse sentido, podem-se destacar as profissões que atuam com relacionamento com o cliente ou vendas via mensageiro. Isso acontece, pois o WhatsApp Desktop libera alguns atalhos que podem facilitar sua utilização em relação ao WhatsApp Web.

Em contrapartida, a versão no navegador permite a utilização de extensões dedicadas ao WhatsApp no próprio navegador. Entre as funcionalidades principais destacam-se o Modo Noturno, a possibilidade de utilizar o mensageiro no Modo Invisível e a Recuperação de Mensagens Apagadas. Um porém: o mensageiro precisa estar aberto e online para recuperar a mensagem que foi deletada, já esclarecendo dúvidas.

Aparte desses recursos, vamos mostrar quais são as diferenças existentes entre as duas possibilidades de uso do WhatsApp no computador para que você pondere sobre a melhor para as suas necessidades. E, vale destacar, algumas podem pesar na hora da decisão. Ah, independente da sua escolha, vale lembrar que a TIM possui planos com WhatsApp sem descontar da franquia.

Leia mais: Você sabe o que é um infoproduto? Descubra e ganhe dinheiro na web!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

O que te faz escolher WhatsApp Web ou Desktop

Sistema operacional para instalar o Desktop

Antes de mais nada, o sistema operacional. Para instalar a versão Desktop do WhatsApp, você precisa cumprir pelo menos os seguintes requisitos na sua máquina:

  • Windows 8.1 ou posterior
  • macOS 10.10 ou posterior

Se o seu computador for mais antigo do que isso, então a única alternativa é usar o WhatsApp Web pelo seu navegador.

Usando o WhatsApp Web no tablet

Outra obrigatoriedade é para aquela pessoa que deseja usar o WhatsApp durante o uso do tablet, conjugando suas tarefas num aparelho só. Nesse caso, há algumas alternativas na PlayStore que permitem que se tenha um aplicativo dedicado exclusivamente a reproduzir a função do WhatsApp Web. Porém, eles tradicionalmente deixar a desejar um pouco, sobretudo pela lentidão.

Aí, resta a página de internet, mas as funcionalidades instantâneas tradicionalmente se perdem sobretudo em tablets mais comuns, que desativam páginas não utilizadas em prol de maior desempenho daquilo que está “rodando” no momento.

Ainda assim, note que somente opções relativas à versão Web vão estar disponíveis.

Memória para a instalação do WhatsApp Desktop

Outra diferença entre os dois modos de acessar o WhatsApp está no fato de que a versão Desktop é instalada na sua máquina. Desse modo, ela ocupará em torno de 120MB do seu disco, o que pode se tornar um problema para computadores com capacidade reduzida, mais antigos ou dedicados à internet, como Netbooks ou Chromebooks.

Além disso, vale destacar que a limpeza do cache (arquivos que vão sendo armazenados ao longo do tempo, naturalmente) é relativamente mais simples no caso do WhatsApp Web, pois basta limpar o cache do navegador.

No caso do software, são necessários alguns passos a mais, porém nada muito complicado. Não se preocupe!

A utilização com o WhatsApp desligado no celular

Essa dúvida é bastante persistente em fóruns do gênero, e a resposta objetiva não vai agradar nem a gregos nem a troianos: nenhuma das alternativas em questão, nem o WhatsApp Web nem o Desktop, permite que o usuário acesse o mensageiro quando o celular está com a app desativado. Se o seu intuito é o de usá-lo sem vínculo ao smartphone, não tem jeito, isso não é possível!

E dizemos mais: o aplicativo WhatsApp, situado primariamente no smartphone ou tablet 4G no qual está instalado o seu chip, só permite que você mantenha uma sessão ativa por vez.

Assim, se você usar o QR Code no WhatsApp Web, automaticamente o WhatsApp Desktop encerrará a sua sessão e apresentará aquela janelinha com o botão mensagen de usar aqui do whatsapp web, muito comum quando você abre duas abas com QR Codes ativos. E vice-versa!

Sobre o layout dos dois mensageiros

Com relação à interface das duas versões alternativas do WhatsApp, não há nada com que se preocupar, porque elas são basicamente idênticas. Todos os comandos estarão nos mesmos lugares, inclusive com a nova possibilidade de criar uma sala para videochamadas a partir do computador ou notebook.

Sobre a usabilidade de WhatsApp Web e Desktop

Aqui, sim, as versões diferem ligeiramente, sendo que há pontos positivos para ambos os lados.

Primeiro, o WhatsApp Desktop permite ao usuário usar alguns comandos do teclado como atalho, o que não é permitido na versão do navegador. Para quem tem esse hábito, ou dedinhos velozes, liberar-se do mouse para alternar entre conversas pode ser uma boa pedida. Confira alguns desses comandos:

  • a) Ctrl + Espaço → Apaga a conversa;
  • b) Ctrl + Shift + M → Silencia a conversa ativa;
  • c) Ctrl + Shift + [ ou ] → Vai para a conversa seguinte ou anterior;
  • d) Ctrl + E → Arquivar a conversa;
  • e) Ctrl + Shift + U → Marcar como não lida;
  • a) Ctrl + F → Pesquisar em todo o WhatsApp.

Particularmente para empresas, tais comandos podem ser um diferencial em prol da versão instalada, pois elas otimizam o tempo do operador caso ele saiba usar os comandos acima.

Por outro lado, a versão no navegador permite que o usuário faça a utilização de extensões dedicadas ao WhatsApp Web que agregam algumas funcionalidades bem interessantes, como Recuperar Mensagens Apagadas ou Navegar no Modo Invisível.

Vale destacar que essas extensões não são oficiais, e que (uma pergunta que se repete muito) se a mensagem não chegar a entrar no mensageiro do navegador, ela não poderá ser recuperada.

Sobre a performance da máquina

Quando o assunto é performance, apesar da sugestão indicar o contrário, nossa percepção é contraintuitiva em relação aos dados. Vamos tentar explicar um pouco melhor!

Na imagem acima, isolamos os principais dados quando usamos cada um dos aplicativos, reunindo os dois eventos num único quadro, naquilo que parece relevante. Assim, dois fatos podem ser observados: a versão WhatsApp Desktop exige menos da máquina em termos de memória, possivelmente exigindo menos de computadores menos potentes. Nós fizemos o teste em um notebook com i5 com 8 GB de RAM.

Por outro lado, o WhatsApp Web leva vantagem quando o quesito é CPU, com um consumo bem menor de recursos físicos do chipset.

Apesar de a versão Desktop ser intuitivamente a escolha com menor demanda para processamento da RAM, ainda que por milésimos de segundo ela parece ser mais lenta do que quando a utilização é feita no navegador.

Contudo, um teste com a acurácia necessária para essa medição não nos é possível por falta de recursos. Fica para uma próxima!

WhatsApp Web ou Desktop?

Esperamos ter ajudado e que você já saiba qual a melhor opção para o seu perfil! E não deixe de verificar os planos da TIM com WhatsApp à vontade!

Leia mais: 10 melhores profissões home office para trabalhar em casa

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui