Um dos maiores inconvenientes é precisar acessar à internet e estar com o Wifi lento no celular. Acredite ou não, é mais comum do que parece, mas dá para resolver.

Quem nunca precisou de acesso à internet e teve o infortúnio de não conseguir acessar o aplicativo ou site que precisava devido à lentidão do Wifi?

Se você é do tipo que utiliza bastante o seu smartphone, ou em grande parte do tempo está transitando entre diversos aplicativos diferentes, já deve ter se deparado com esse desafio.

O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que é garantido por lei ao usuário 80% da velocidade contratada e 40% da velocidade de transmissão instantânea de acordo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Neste artigo, você encontrará como identificar as possíveis causas da lentidão do seu Wifi e alternativas para resolver esse problema. Acompanhe!

Saiba mais: Internet boa e barata com wifi: conheça os planos da TIM

Porque o wifi no meu celular está sempre lento?

Identificar a causa da lentidão do wifi quando utilizado no seu smarphone, é essencial para que o problema seja solucionado da forma correta e, porque não dizer, definitiva.

Por esse motivo, elencamos as principais razões pelo qual o seu wifi pode estar lento no celular.

A velocidade entregue pela operadora é inferior à contratada

Como mencionamos no início do texto, é assegurado por lei a entrega correta da velocidade contratada junto à operadora de celular. Porém, uma das possíveis causas é a entrega inferior ao contratado.

Afetando diretamente a qualidade da internet banda larga entregue, essa variação acontece devido a falhas no sinal entre sua rede e a operadora. Elas podem ainda, afetar diretamente a velocidade do sinal entregando menos do que o total contratado.

Mais adiante, explicaremos como verificar se está ou não recebendo internet inferior à contratada.

Alta quantidade de aplicativos usados simultaneamente também deixam o wifi lento

Em um mundo cada vez mais conectado, utilizar mais de um aplicativo simultaneamente tornou-se algo natural. Muitas pessoas, ainda em suas rotinas multitarefas, precisam de diferentes dispositivos conectados para concluírem suas atividades.

Porém, consumir vários aplicativos e guias ao mesmo tempo pode resultar em uma baixa entrega na velocidade do seu Wifi.

Muitas pessoas utilizando o mesmo wifi

Seja uma conexão aberta (desprotegida) ou mesmo uma conexão wifi protegida por senha, quando utilizada simultaneamente por muitas pessoas, o resultado dessa interação é a lentidão.

Isso porque, quando muitas pessoas estão conectadas, essa competição e consumo dividido diminui automaticamente a entrega de banda larga.

Configurações desatualizadas

As configurações do seu smartphone podem estar desatualizadas impossibilitando uma entrega de maior qualidade na velocidade da sua conexão.

Para que isso não aconteça, mantenha o seu telefone celular sempre atualizado. A seguir explicamos na prática como resolver o problema de lentidão no wifi do seu celular.

As 6 dicas para acabar com o wifi lento no celular

Agora que você compreende as principais causas de lentidão na conexão wifi do seu celular, separamos 6 dicas para você acabar com o esse problema.

1. Atualize o software do seu celular

Tanto no sistema operacional iOS, quanto no Android mantenha o seu telefone sempre atualizado na versão mais recente. Além de proteger os seus dados e evitar qualquer falha de atualização, você ainda garante uma melhor performance do seu smartphone.

As atualizações são desenvolvidas para corrigir vulnerabilidades nas versões mais antigas e manter seu celular em pleno funcionamento.

2. Limpe o cache dos seus aplicativos e navegadores

Para que um site possa ser carregado rapidamente na tela do seu smartphone, o seu navegador armazena dados em cache. O mesmo acontece com os seus aplicativos favoritos.

Da mesma forma, quando o armazenamento do cache está saturado, a velocidade da sua conexão é imediatamente comprometida. Por esse motivo, acesse as configurações do seu navegador e do seu aparelho celular e apague o cache das suas aplicações.

3. Troque de navegador

Existem diversos navegadores disponíveis no mercado dos quais podemos citar: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explore, Ópera entre outros.

Acontece, que até o seu navegador pode estar interferindo na performance do seu smartphone. Por esse motivo, avalie a troca do navegador quando sentir que sua conexão está sendo prejudicada.

4. Faça backup dos seus arquivos e reinicie de fábrica o seu celular

Uma solução um pouco mais drástica, mas ainda assim eficiente, é reiniciar o seu telefone celular.

Para isso, não esqueça de realizar o backup dos seus arquivos. Isso garantirá que nenhum dado de vídeo, foto, música ou documento se perca no processo. Dado que ao reiniciar um celular de fábrica, todos os dados do aparelho é deletado.

Dito isso, dê preferência a essa opção, apenas como ultimo recurso para evitar o trabalho de configurar do início todo o sistema operacional do seu aparelho.

5. Identifique os aplicativos com maior nível de consumo

Outra forma de melhorar a performance do seu aparelho é identificar os aplicativos que consomem mais da sua internet e moderar o consumo dos mesmo.

Se possível, faça uma limpeza dos aplicativos instalados em seu aparelho celular que não são utilizados com frequência e desinstale-os. Além de prejudicar a performance da sua conexão também ocupa espaço no armazenamento do seu aparelho.

6. Desative app com consumo em segundo plano

Ativar apps com consumo em segundo plano, significa que os mesmos poderão fazer o download de dados para referência futura ou que você poderá receber notificações mesmo quando o app não estiver sendo usado.

Ao desativar o consumo em segundo plano, você evita o consumo de conexão, bateria e outros recursos do seu aparelho celular.

Ainda assim, se nenhuma das dicas acima funcionar, pode ser que você esteja recebendo uma velocidade inferior à contratada junto à operadora.

E como identificar se estou recebendo a velocidade inferior?

Caso nenhuma das tentativas tenha melhorado a velocidade da sua conexão e o wifi no seu celular continua lento, pode ser um problema junto à operadora.

Alguns sites podem ajudar a testar a velocidade da sua internet como o Minha Conexão, Fast Test e o SpeedTest.

Logo, sem necessidade de Login e em poucos minutos, o site analisa a velocidade da sua internet, download e outras informações de entrega de banda larga.

Entretanto, para que a análise seja mais conclusiva, é preciso que todas as abas de navegadores e dispositivos conectados à conexão wifi em questão sejam desconectados.

Contudo, se a velocidade estiver abaixo do mínimo exigido ou diferente do contratado, o cliente deve pedir ressarcimento ou pode então cancelar o contrato sem pagamento de multa.

Conexão Wifi com ultravelocidade é Tim Live

Agora, se você está procurando uma conexão wifi ultraveloz para navegar nos seus websites, redes sociais e jogos favoritos sem decepcionar, o Tim live é a solução em internet residencial para você.

São mais de 400 megas de ultravelocidade para navegar à vontade em qualquer hora do dia por apenas R$127,50 por mês com o Tim Live.

Para quem busca ainda mais custo-benefício, com o plano Tim Liberty, por apenas R$99,90 4G você adquire o melhor plano de internet na casa dos 50 GB de franquia de dados.

Dessa forma, você encontra o plano ideal para o seu perfil de consumo e com o maior custo-benefício.

Gostou?

Não precisa mais se chatear com o wifi lento e falhando nos momentos em que você mais precisa dele.

Logo, com essas dicas você poderá analisar onde está a causa do problema e agir nela, seja por falha na conexão ou na entrega da velocidade com a operadora.

O que não faltam são opções para você não passar mais nenhum perrengue e ainda curtir wifi com ultravelocidade na sua casa.

Por fim, você pode contar com a Tim e fazer parte dos mais de 50 milhões de usuários com a internet mais rápida do Brasil. Não dá para perder essa, né?

Quer ver o que a Tim tem de vantagens para você e toda a sua família? Clique aqui e escolha o plano residencial ideal para você.

Leia mais: Planos de wifi da TIM: 4 opções com ótimo custo-benefício.

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui