A pandemia do coronavírus mudou a forma como nossas relações interpessoais ocorrem. Com os protocolos de isolamento social para conter a doença, a alternativa para manter o contato com família e amigos tem sido de forma virtual, por meio de aplicativos. Assim, uma das ferramentas de maior popularidade desde o início da crise é o aplicativo Zoom Cloud Meetings. É possível até fazer uma festa. Vamos ensinar como.

Apesar de as buscas pelo app terem aumentado consideravelmente em 2020, ele já era um célebre conhecido das reuniões empresariais. Isso pois aceita um grande número de participantes em cada conferência além de ter uma interface simples e intuitiva. O layout e organização também é bem atrativo em relação ao Google Meets, por exemplo.

A grande sacada de usar o Zoom para organizar uma festa virtual é que ele é multiplataforma, de modo que seus participantes podem fazer uso da solução tanto no celular quanto no computador.

Num encontro a distância, é mais comum que cada um seja responsável por seus comes e bebes, mas há anfitriões realmente engajados a proporcionar um ambiente de “recepção”. Por isso, há casos bem legais em que seu organizador prepara kits de comida, bebida e decoração e os envia ao endereço dos participantes. Tudo para eximir seus convidados de responsabilidades.

Se você está pensando em preparar uma aglomeração mantendo os protocolos sanitários exigidos pelo momento, vai descobrir aqui tudo o que precisa para arrasar!

Leia mais: Seu celular é aliado do coronavírus, então saiba como se proteger!
QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Use o Zoom para equilibrar a balança social

Entre os dramas vivenciados durante o período de isolamento, os mais proeminentes são a ansiedade e a depressão. Ao que parece, o confinamento e sua consequente impossibilidade de encontrar os amigos têm feito com que eventos dessa natureza sejam cada vez mais recorrentes entre a população.

Ainda que um encontro virtual não te permita abraçar e beijar quem te quer bem, esse formato alternativo de relacionamento via aplicativo pode amansar os sentimentos negativos vivenciados pelos indivíduos, sobretudo porque somos bombardeados de notícias negativas desde que a pandemia começou.

Por isso, usar o Zoom para uma festa estranha com gente esquisita ajuda a amenizar as ausências afetivas a que estamos submetidos, e, se você anda se sentido mal, não há por que não tentar. Além disso, vale dizer, entre auxílios nesse sentido que podem ser praticados sozinho a jardinagem tem ganhado papel de destaque. Inclusive sendo recomendada em clínicas médicas como tratamento contra a ansiedade!

Preparando o Zoom no computador ou celular

O Zoom Cloud Meetings está disponível tanto para celular quanto para computadores. Em ambos os casos, é preciso instalar a ferramenta no dispositivo, qualquer que seja o seu sistema operacional.

No caso de instalá-lo no computador, seja Windows ou MacOS, basta ir até a Central de Downloads Oficial e baixá-lo. Os passos de instalação são bem intuitivos, e basta segui-los tal como você faz com qualquer outro software a ser instalado na sua máquina. Uma única ressalva é a de que, em caso de ser um Mac, você precisa antes habilitar algumas permissões no sistema, caso elas não estejam prontas (ou o sistema indique).

No caso de o cliente ser instalado no celular, basta você ir até a Play Store para Android ou a Apple Store para iOS e fazer a instalação da aplicação tal como se faz com qualquer outro aplicativo.

Depois de instalado o cliente Zoom

Depois de a ferramenta ser instalada, existem duas possibilidades. Primeiro, é possível que você tenha recebido um ID de reunião quando outro participante seja o “anfitrião”. Então, basta inseri-lo na entrada Join a Meeting que você será automaticamente direcionado para o espaço preparado.

Contudo, como esse post se destina a organizar um encontro, presumimos que você queira aprontar uma festa. Então, você precisará criar o ambiente virtual, na entrada Sign in.

cliente zoom

Nesse passo, é possível se conetar com a sua conta do Google, do Facebook ou eleger um Sign up for free para criar uma conta. O mais interessante aqui é logar com a sua conta Google, pois ela permite sincronização direta com a sua Google Agenda para reuniões futuras.

criando a reunião no zoom

Na sequência, basta ir até New Meeting e seguir os passos abaixo para Copiar o link do ID e distribuí-lo diretamente a seus convidados, ou entrar diretamente na nova reunião e convidar seus contatos pela aba Participantes. É tudo muito simples!

criar a reunião no meetings

Alterando o cenário da reunião

Quer que seus participantes vejam um fundo estilizado durante a festa? Então, você pode alterar o background deixando de mostrar o cenário real, para que seus convidados não vejam a sua casa. Apesar de o recurso ser mais utilizado em reuniões formais, justamente para que somente o usuário seja visto, pode ser que você queira dar uma ajustada cenográfica no ambiente.

Se for o caso, basta ir até a entrada Stop Video, na setinha, escolher Choose Virtual Background e eleger um dos temas disponibilizados. No caso de você querer outra imagem, basta procurar uma na entrada logo acima das imagens padrão.

como alterar o fundo da reunião do zoom

Quantas pessoas podem chegar e quanto tempo dura a festa?

Aqui vem uma notícia boa: o Zoom permite que sejam recebidas até 100 pessoas em uma sala no plano gratuito, enquanto no pago são até 1.000. O tempo, porém, tem uma limitação: uma reunião pode durar até 40 minutos no primeiro caso enquanto no segundo caso é ilimitado.

Porém, não se desespere! O que acontece é que a plataforma permite que, no primeiro encontro, seu tempo de duração seja ilimitado. Ou seja, é muito fácil que alguém da festa nunca tenha promovido um evento desse tipo, pra que a zoeira nunca termine! E todo mundo sabe: tudo na vida tem limite, mas a zoeira never ends!

O que é preciso para um encontro via Zoom

Para que você tenha uma boa festa via Zoom, é necessário que seus amigos ou familiares estejam dispostos a compartilhar do espírito festivo que deve reger um encontro social. Nesse sentido, o agendamento precisa ser feito com antecedência para que todos tenham a oportunidade de preparar seus comes e bebes de maneira adequada.

Entre as formalidades da festa virtual

Se você quer observar as formalidades de uma festa presencial para realmente ambientar uma confraternização adequada à proposta, seja aniversário, seja somente um evento social, vale a pena investir naquilo que haveria caso não houvesse uma pandemia rolando no mundo.

Por exemplo, se for um aniversário, vale a pena investir em chapéus excêntricos, decoração colorida e luzes no ambiente. Para o caso de uma festa infantil, por exemplo, dar amplitude à câmera e ornamentar as paredes com personagens infantis pode ser uma boa pedida.

Se você for do tipo que quer realmente proporcionar uma percepção de que você seja o anfitrião, uma prática recente tem sido a de preparar kits de festa para enviar à casa de seus convidados. Assim, você pode organizar cestas com bebidas, quitutes e fantasias para colocar todo mundo no clima.

Para entregá-los, basta contratar uma empresa que se encarregue da coleta e da entrega deles antecipadamente, para que na hora H todos estejam “equipados”.

Para que não haja desperdício, é importante confeccionar convites virtuais. Desse modo, é possível que seus convidados confirmem a presença na data e você saiba exatamente quantos e a quem, além de em que quantidade, enviar os kits festa.

E aí, vai festejar na quarentena com o Zoom?

Como você pode ver, o Zoom oferece muitas possibilidades para a sua festa online. E não esqueça de contar com um bom plano da TIM para acompanhar.

Leia mais: 10 melhores profissões home office para trabalhar em casa

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui